X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agro

Espetáculo "Obirin-Kunhã: Dança Inflamada chega ao Recife e Olinda

Com entrada franca, a apresentação é uma imersão nas mitologias afro-brasileiras e afro-indígenas e um convite à reflexão sobre o estar e o ser mulher


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Espetáculo "Obirin-Kunhã: Dança Inflamada chega ao Recife e Olinda
As apresentações fazem parte da programação do 31º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos |  Foto: Ricardo Labastier

De 15 a 19 de janeiro, as cidades irmãs Recife e Olinda recebem o espetáculo "Obirin-Kunhã: Dança Inflamada".

Criado pela intérprete-criadora Marcela Rabelo, a apresentação é uma imersão nas mitologias afro-brasileiras e afro-indígenas, por meio da dança e da poesia, sendo também um convite a refletir sobre o estar e o ser mulher a partir de uma perspectiva ancestral.

As apresentações fazem parte da programação do 31º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos. A entrada é gratuita.

Obirin (mulher, mãe, filha, na cultura Yorubá) e Kunhã (mulher, liderança feminina, do tronco linguístico tupi-guarani) são os conceitos que inspiram o espetáculo, fundamentado na investigação de itans (mitos e contos da tradição oral afro-brasileira) e nas obras do poeta França de Olinda (1955-2007), cuja escrita marginal e afrocentrada serve de referência para essa jornada artística.

Composta por movimentos que dialogam com as danças populares de Pernambuco, a dança afro e a dança contemporânea, a performance busca dar voz a outras narrativas sobre o feminino, destacando saberes muitas vezes silenciados pelos processos coloniais.

“"Obirin-Kunhã: Dança Inflamada" é um espetáculo que transcende a linguagem do corpo, pois também se comunica por meio de vídeos e imagens, criando um entrelaçamento visual e sensorial que fortalece a mensagem das poesias de França de Olinda, especialmente da obra Poeminflamado (2011), explica a artista Marcela Rabelo.

"Esta dramaturgia busca reavivar e redescobrir, no corpo da intérprete, as experiências do feminino afro-indígena como formas de resistência e afirmação cultural", pontua.

As apresentações ocorrerão em Olinda nos dias 15 e 18 de janeiro. No dia 15, no Teatro Fernando Santa Cruz (Olinda-PE), às 20h; e no dia 18, às 19h, na Sede do Nação Pernambuco. Já no Recife, as apresentações serão nos dias 17 e 19 de janeiro, no Teatro Arraial, às 20h, no dia 17, e no Daruê Malungo, às 18h, no dia 19.

Com duração de 30 minutos, o espetáculo é um convite para questionar e redimensionar o papel da mulher na sociedade, ao mesmo tempo em que celebra as cosmovisões de povos originários.

Com o apoio da Funcultura, o projeto também vai passar pelas cidades de Bezerros e Garanhuns com apresentação e oficina de dança. Todas as apresentações tem intérprete de libras.

A entrada é gratuita. Para retirar ingressos para as datas de 15 e 17 de janeiro, deve-se realizar a inscrição pelo Sympla do Janeiro de Grandes Espetáculos (link na bio @festivaljge) no mesmo dia da apresentação.

Ao retirar o ingresso, é necessário levar 1kg de alimento não perecível para a entrada no evento @festivaljge. Já para as apresentações dos dias 18 e 19 de janeiro, os ingressos devem ser retirados pelo Sympla do projeto @danca.inflamada (link na bio).

Serviço

Espetáculo "Obirin-Kunhã: Dança Inflamada"

15 de janeiro, 20h – Teatro Fernando Santa Cruz (Olinda-PE), Janeiro de Grandes Espetáculos

17 de janeiro, 20h – Teatro Arraial (Recife-PE), Janeiro de Grandes Espetáculos

18 de janeiro, 19h – Sede do Nação Pernambuco (Olinda-PE)

19 de janeiro, 18h – Daruê Malungo (Recife-PE)

Ingressos:

15 e 17 de janeiro - Ingresso deve ser realizada pelo sympla do Janeiro de Grandes Espetáculos link na bio @festivaljge no mesmo dia da apresentação. Levar junto ao seu ingresso 1kg de alimento não perecível.

18 e 19 de janeiro - retirar ingressos no sympla do projeto @danca.inflamada, link na bio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: