X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Acelera Empreendedor

Vovós empresárias: sabedoria conta pontos para conseguir renda extra

Especialistas dão algumas dicas para quem quer continuar ganhando dinheiro depois da aposentadoria


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vovós empresárias: sabedoria conta pontos para conseguir renda extra
Glaucio Siqueira recomendou fazer do hobby algo que traga dinheiro |  Foto: Divulgação

Com a aposentadoria, muitos idosos veem a sua renda diminuir e, na tentativa de recompor a perda financeira, algumas alternativas podem ser a solução para evitar a queda na renda.

Professor especialista em carreiras, Bruno Felix destaca que empreender costuma ser a solução de muitos aposentados que desejam complementar a renda, mas não querem voltar para uma empresa.

“As pesquisas mostram que, no Brasil, a imensa maioria dos casos que as vovós estão empreendendo, elas o fazem por uma questão de necessidade de subsistência. A pessoa quer ter um padrão de vida que a aposentadoria, sozinha, não consegue proporcionar”, relata.

Uma das melhores possibilidades de conseguir realizar uma renda extra na aposentadoria é investindo na área de educação, considera o professor Bruno Felix.

Segundo ele, a experiência profissional e a sabedoria adquirida pelos mais velhos costuma ser atrativa para muitas pessoas que desejam aprender algo ou ter algum tipo de consultoria.

“A senioridade remete a sabedoria e, com isso, tende a ser vista como algo mais positivo na área da educação. Diferente do que acontece em áreas que exigem maior  disposição física. Então, atividades como orientadores de carreira, ou consultor na Medicina, na Engenharia, podem ser boas opções”.

O  coordenador da Câmara Temática de Empreendedorismo e Inspiração do Conselho Regional de Administração (CRA-ES), Glaucio Siqueira, considera que a melhor forma de aumentar a renda na aposentadoria é focar naquilo que se sabe fazer de melhor.

“O segredo é transformar o hobby em algo que faça ganhar dinheiro. Não há mistério. Isso serve para culinária, artesanato, jardinagem...”

Uma ferramenta que pode ser uma  aliada na hora de fazer uma renda extra é a internet, considera o economista Heldo Siqueira. 

Ele relata que os diferentes serviços oferecidos por meio de aplicativos facilitaram as formas de ganhar dinheiro. Há possibilidades para quem sabe cozinhar, ensinar, dirigir e para quem deseja alugar um quarto, por exemplo.

“A internet abriu muito espaço para serviços serem prestados de maneira remota... As atividades intelectuais são as mais fáceis de serem realizadas dessa maneira. Esses serviços que economizam tempo das pessoas (como entregas) são um nicho (em potencial)”.

Tecnologia é aliada indispensável

A tecnologia e as estratégias do marketing digital são aliadas essenciais de qualquer pessoa que deseja empreender. Por isso, especialistas em negócios e empresas orientam que a capacitação é indispensável diante de dificuldades em lidar com essas ferramentas.

“É importante que essas pessoas invistam no conhecimento em marketing nas redes sociais. As pesquisas mostram que uma das principais dificuldades delas ao empreenderem é fazer o uso dos avanços tecnológicos que outras empresas inseridas no meio vão utilizar”, afirma o professor de carreiras da Fucape, Bruno Felix.

Segundo Paulo Barbosa, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a divulgação via  marketing digital é um diferencial.

“Quem trabalha com marketing digital de forma correta costuma ter bons resultados. Ele permite chegar nos clientes de maneira digital, sem incomodá-lo”.

O coordenador de empreendedorismo do CRA-ES, Glaucio Siqueira, afirma que buscar orientação sobre como trabalhar a divulgação é uma saída e reforça que algumas agências dão orientações.

“No Conselho de Administração temos uma clínica de negócios onde damos consultorias gratuitas e o Sebrae também tem, sem contar que ainda existem aceleradoras, como as incubadoras como o Ifes”.

Mais serviços e produtos destinados à terceira idade

O crescimento da população idosa sinaliza um novo ramo de mercado que vai ganhar ainda mais força nos próximos anos. 

O nicho da economia com serviços e produtos destinados ao público da terceira idade vai aumentar conforme o envelhecimento populacional. A “economia da longevidade”, como é conhecida, movimenta R$ 1,6 por ano no País. 

Segundo levantamento do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pessoas com mais de 60 anos devem representar 40% da população em 2100. Há 10 anos, esse público representava 7,3%.

Segundo o economista Heldo Siqueira, nos próximos anos haverá ampliação de serviços voltados a pessoas mais velhas, sobretudo na área da saúde e do bem-estar. Ele acredita que os efeitos do envelhecimento populacional devem ocorrer principalmente na macroeconomia.

“Abre mais espaço para serviços que já existem e que terão sua demanda ampliada. Cuidadores de idosos, espaços de convivência. Cria mercado para alguns serviços de atendimento de idosos. No caso de aposentados há uma gama de serviços prestados a essas pessoas que tem dinheiro e tempo... Então podem fazer turismo, Oportunidade de hobbies mais caros”.

Produtora de cachaça aos 65 

Imagem ilustrativa da imagem Vovós empresárias: sabedoria conta pontos para conseguir renda extra
Aos 65 anos, a aposentada Nilma Teixeira Ribeiro decidiu usar a ideia do marido para virar empresária |  Foto: Divulgação

Aos 65 anos, a aposentada Nilma Teixeira Ribeiro decidiu usar a ideia do marido para virar empresária. Após se aposentar, o promotor de Justiça estudou sobre o processo da cachaça e passou a fabricar sua própria bebida.  

Nilma reconheceu o potencial do negócio e decidiu investir nele. Há três anos, a bebida é encontrada nos principais bares e restaurantes de Guarapari, e o alambique é um dos lugares mais visitados na Estância do Limão, região de Buenos Aires, em Guarapari.

No alambique é possível experimentar a cachaça branca, a orgânica e a premium. Durante o tour pelo alambique, os guias explicam sobre a história e a produção da bebida, além de dar orientações sobre o consumo controlado.

Seis formas de fazer renda extra na aposentadoria

Compartilhar o aprendizado é alternativa

1) faça do seu hobby uma fonte de renda

Jardinagem, cozinha, pintura, fotografia, artesanato… É possível unir esta paixão a um modelo lucrativo de negócio. Lance mão da sua rede de contatos para divulgar seus produtos e serviços.

2) Ofereça consultoria, cursos e palestras

Durante anos de trabalho você provavelmente acumulou  experiência e credibilidade em sua profissão. Sabia que é possível ganhar dinheiro dividindo este conhecimento? 

Treinamentos, consultorias e cursos são formas rentáveis  de compartilhar o que você aprendeu.

3) Transforme amor pelos animais em um negócio

Que tal ser pago para cuidar dos bichinhos de quem viaja? Esta é a oportunidade perfeita para quem ama animais. Além de ganhar dinheiro, você também terá companhia em seus dias de aposentadoria.

4) Torne-se revendedor de produtos

Existem empresas que funcionam por meio de rede de revendedores. Há opções em diversos segmentos como cosmético, vestuário, utilidades domésticas e alimentos congelados, por exemplo.

5) Trabalhe com alimentação

Com os aplicativos de entrega, ficou mais fácil atuar com alimentação. 

Quem leva jeito na cozinha pode aproveitar esta habilidade para focar em cardápios especiais, como para vegetarianos, crianças ou alimentação orgânica, por exemplo.

6) Ofereça serviços de reparos domésticos 

Se você está com boa saúde e costuma colocar a mão na massa, por que não aproveitar seu conhecimento em elétrica, encanamento, pintura ou marcenaria e transformar isto em uma fonte de renda extra?

Leia também:

Vovós viram empresárias no ES e se dão bem nos negócios

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: