Seleção dos cem cursos para crescer na carreira
“Convocação” traz 100 opções para estudar de graça e se preparar para várias posições, “entrar em campo” e “jogar bonito” no trabalho
Escute essa reportagem
Ao todo, 26 jogadores foram convocados para jogar a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira este ano. Onze entram em campo. Mas a seleção para esta reportagem é diferente e mais ampla: nela, foram escolhidos 100 cursos para aprender profissão, melhorar a colocação no mercado de trabalho ou criar o próprio negócio.
Várias instituições e plataformas oferecem diversas opções em diferentes áreas. Entre as profissões em alta e nas quais os cursos online gratuitos podem auxiliar, especialistas citam as áreas de tecnologia, marketing digital e vendas, e economia e finanças, por exemplo.

A professora Adriele Soares, 34 anos, conta que fez cursos de especialização na área da educação e que eles contam muito para o currículo no momento de um processo de contratação e para sua vida profissional.
“São cursos que ajudam muito em processos seletivos (para conseguir emprego). Permiem que eu me especialize na minha área e também é prático, porque posso fazer meu próprio horário para estudos. O curso online me ajuda na questão da mobilidade de tempo disponível para tal, dando para associar a rotina de trabalho ao curso”.
A especialista em gestão de pessoas e carreiras Gisélia Freitas destaca que as mudanças no mercado de trabalho são constantes, e que para se manter atualizado e sair na frente nas seleções, esses cursos são fundamentais.
“O profissional tem de se planejar, estudar o que o mercado está pedindo para se qualificar. É muito importante, claro, colocar, essas formações no currículo”, afirma.
Gisélia lembrou que a oferta e a demanda pelos cursos online aumentaram muito a partir da pandemia: “É uma forma prática e muito acessível de qualificação, independente do perfil do profissional.”
As chances gratuitas podem ser um diferencial para os profissionais, segundo o especialista em Recursos Humanos e CEO da Heach Brasil, Elcio Paulo Teixeira. “Podem ser diferencial inclusive na trajetória de carreira e como ferramenta do trabalho”, frisou.
Ele lembra que, no Brasil, os cursos a distância online são recentes, e que até pouco tempo eram vistos com preconceito, de que, por exemplo, o aprendizado não era suficiente. “As próprias avaliações do Ministério da Educação para validar diplomas mostram que não há prejuízo na aprendizagem e pode até ser superior”, destaca.
A seleção de cursos
Ifes
São seis cursos com 1.560 vagas: Assistente Administrativo, Inglês Básico, Operador de Computador, Organizador de Eventos, Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental I e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental II.
As inscrições podem ser feitas até 14 de dezembro, com o envio de documentação por meio do site do Ifes (www.sigaa.ifes.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf).
O candidato também deve indicar a qual polo de educação a distância deseja estar vinculado. Os cursos terão início no 1º semestre de 2023.
Senai
São 10 cursos oferecidos: Segurança do Trabalho, Redação Administrativa, Metrologia, Logística, Empreendedorismo, Educação Ambiental, Desenho Arquitetônico, Lógica de Programação, Comunicação Efetiva e Tecnologia da Informação.
As turmas ficam disponíveis mensalmente com início no dia 1º e término no dia 25 do mês vigente. O curso deverá ser realizado no mês corrente de inscrição.
As inscrições devem ser feitas no site www.eadsenaies.com.br/cursos-ead-gratuitos.
Fundação Bradesco
São 13 cursos em destaque ofertados pela instituição, como Empreendedorismo e Inovação, Fundamentos do Design Gráfico, Estratégia de Negócios, Introdução à Administração, Comunicação e Expressão, Educação Financeira, Projetos de Sistemas de TI;
E ainda Modelagem de Dados, Introdução à Análise de Dados, Fundamentos de TI: Hardware e Software, Fundamentos de Lógica de Programação, Linguagem de Programação Java e Matemática Financeira.
Para adquirir o certificado de conclusão do curso, o aluno deve passar por algumas avaliações. Para realizar a matrícula, basta acessar o site www.ev.org.br, escolher a área e o curso de interesse.
Sebrae
A instituição oferece 12 cursos nas áreas de Finanças, Marketing e Negócios, Liderança e negócios, e planejamento. São cursos em áreas do empreendedorismo.
Os cursos podem ser realizados a qualquer momento. As inscrições são em www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
FGV
São dez cursos nas áreas de Tecnologia, Marketing e Vendas, Economia e Finanças e Humanidades.
Os cursos com certificado possuem duração entre 1h e 60h. As inscrições são pela plataforma www.educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos.
Senac
Oferece sete cursos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários mínimos.
Os cursos são: Endomarketing, Estratégias de Negociação, Ferramentas de Marketing Digital, Ferramentas de Planejamento e Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico, Planejamento Tributário e Gestão de E-commerce.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.ead.senac.br/gratuito/.
Rock University
São quatro cursos voltados para trabalhos na web: Gestão de Mídias Sociais, Branding, Experiência de Conteúdo Interativo e Copywriting.
A plataforma oferece alguns módulos para qualificar pessoas que querem ingressar nessa área, com certificação gratuita.
Os cursos podem ser feitos conforme o planejamento do candidato. As inscrições são pelo site www.university.br.rockcontent.com/collections/certificacao-gratuita
São três cursos na plataforma na área de tecnologia: Marketing Digital, Dados e Qualificação profissional. As inscrições são em www.learndigital.withgoogle.com/ateliedigital/courses.
Omie.Academy
A plataforma oferece oito cursos voltados para empreendedores: Administração e Finanças, E-Commerce, Gestão e Negócios, Vendas e Fidelização, Empreendedor Contábil, Comunicação, Marketing e Gestão Financeira.
As incrições devem ser feitas no site da plataforma www.academy.omie.com.br/cadastre-se. A Omie.Academy oferece certificado gratuito para quem concluir o curso.
Veduca
A plataforma oferece 15 cursos gratuitos com certificado em diferentes áreas.
Os cursos são em áreas a exemplo de Engenharia Econômica, Matemática Financeira, Gestão de Projetos, Design Sustentável, Física Básica, Probabilidade e Estatística, Responsabilidade Social, Fundamentos de Administração, Gestão Ambiental e Ecologia Industrial.
Matrículas em veduca.org.
ApexBrasil
A plataforma da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está oferecendo 12 cursos para capacitação voltados para a área de exportação.
O objetivo das capacitações é apresentar temas chave de comércio exterior, que contribuam na prática para os profissionais da área.
As inscrições devem ser feitas no site https://apexbrasil.com.br/qualifica.
Fonte: Instituições citadas e pesquisa AT.
Comentários