Em pratos limpos: “Só com arroz e feijão bem feitos é que se deve inovar”
Dica para construir uma marca de sucesso foi dada pelo fundador e CEO da Chilli Beans, Caito Maia, em evento da Rede Tribuna
Escute essa reportagem

Depois de dois anos sem realizar o evento “Em Pratos Limpos”, em razão da pandemia da covid-19, uma nova edição aconteceu e trouxe para o Estado o fundador e CEO da Chilli Beans, Caito Maia.
A Rede Tribuna, com patrocínio da Garoto, Grupo Águia Branca, Sicoob e Sistema OCB, promoveu o momento com empresários capixabas para discutir como empreender e gerenciar negócios.
O dono da maior loja de óculos da América Latina compartilhou sua experiência em uma palestra que tinha como título “Como construir uma marca de sucesso”. O empresário começou com uma banda, mas mudou de ramo quando viu que os acessórios podiam ser um bom investimento.
Maia ressaltou que a maior característica de um bom empresário é manter uma base sólida e básica. “Muitas pessoas acreditam que inovar é fazer tudo e fazer muito”, mas, segundo ele, “só quando o arroz e o feijão estão bem feitos é que se deve pensar em inovar”, afirmou.
A diretora de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Simone Garcia, comentou que vê grandes similaridades entre a história do grupo e do palestrante, uma vez que o discurso de Caito Maia ressaltou a importância de construir uma relação com o cliente.
“Não fosse a iniciativa de A Tribuna, não teríamos essa troca. Todo aprendizado é fundamental”.
Carlos André de Oliveira, diretor executivo da OCB no Espírito Santo, falou como a comunicação contribui para manter a engrenagem da indústria rodando com “excelência”. Ele ressaltou o orgulho em participar do evento. Segundo Oliveira, “a economia capixaba precisa de todo incentivo”.
A palestra teve ares motivacional e inspiradores e, conforme Ricardo Uchôa Matos, diretor comercial da Rede Tribuna, o encontro teve como proposta fortalecer os empresários do Estado. “A escolha do palestrante foi pensada e não havia como ser melhor. A história de sucesso do Caito é o que queremos para os capixabas”, disse.
O evento aconteceu no Le Buffet Lounge, em Jardim da Penha, e recebeu convidados de diversos nichos sociais. Representantes do Bandes e da Garoto também prestigiaram a cerimônia e comentaram como é possível adotar uma nova mentalidade, com encontros como o promovido por A Tribuna.
OPINIÕES
"O evento nos fez reavaliar como investir sem perder a essência do negócio. É importante manter o foco nas pessoas”, Simone Garcia, diretora de Relações Institucionais do Grupo Águia Branc
"A iniciativa do Em Pratos Limpos é muito interessante, inovadora e promissora. Fico feliz que tenha retornado”, Carlos André de Oliveira, diretor-executivo da OCB
"Não adianta pensar longe e não cuidar do que está perto. Foi a lição que ficou. Foi uma experiência rica em aprendizado”, Carolina Bento, gerente de marketing da Sicoob
Marca vai ter filme e aposta em coleção de personagens

Caito Maia, fundador da Chilli Beans, disse que quer elevar a marca a outro patamar. “Levamos muitos anos em negociação para produzirmos a coleção do Harry Potter e da saga Animais Fantásticos”. Segundo Maia, o lançamento foi um de seus maiores sucessos.
O empresário disse que todos os produtos da coleção foram avaliados pela escritora J.K Rowling, criadora das obras que inspiram o lançamento.
“Ela olhou e avaliou peça por peça, foi bem criteriosa, mas deu certo”. Maia disse que os produtos estão à venda nas lojas físicas, quiosques dos shoppings e no site.
Outra novidade anunciada pelo empresário é que em 2024 a Chilli Beans terá sua história contada nos cinemas do País. “É um projeto ambicioso que está em andamento e veremos pronto em dois anos”.
Quatro eventos em 2023

Ricardo Uchôa Matos, diretor comercial da Rede Tribuna, comentou que a palestra de Caito Maia marcou a retomada dos eventos presididos pelo grupo. “Antes da pandemia, realizávamos o projeto Em Pratos Limpos quatro vezes por ano”. Segundo Uchôa, a programação de 2023 deve manter o histórico anterior à pandemia.
Ele apontou as falas do empresário convidado e disse como o discurso pode amparar os empresários capixabas em práticas vitoriosas. “Toda história de sucesso deve ser repercutida. Quanto mais exemplos tivermos, mais chances temos de expandir, crescer e alcançar os objetivos”, frisou.
Uchôa disse que é justamente este o papel dos veículos de comunicação: apresentar ao público a oportunidade de consumir informação de qualidade. “É isso que A Tribuna faz e vai continuar fazendo”. Ele comenta que investir em comunicação é uma prática que não pode cair em desuso.
“A mensagem é cresça o quanto quiser, mas nunca deixe suas origens. Vá longe, voe alto, mas lembre-se de suas raízes. O sucesso, quando exercido com foco, disciplina e diálogo, tem vida longa”, afirmou.
Comentários