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Coronavírus

Acaps compra 30 mil máscaras de acrílico para funcionários de supermercados


A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) comprou 30 mil máscaras de acrílico para distribuir entre os funcionários que atuam nos estabelecimentos do ramo no Estado. A medida é para evitar contágio do novo coronavírus.

O uso das máscaras é uma das regras impostas pelo governo do Estado e apresentadas na noite de quinta-feira (16) pelo governador, Renato Casagrande.

De acordo com o superintendente da Acaps, Hélio Schneider, as 30 mil máscaras foram encomendadas antes das regras, há mais de 20 dias, e a associação está aguardando a chegada dos equipamentos para começar a entregar. A previsão é a de que as máscaras cheguem na próxima semana.

“Pagamos até antecipado para garantir a agilidade da entrega. Pedimos 30 mil e, nesta semana, já cobramos novamente o envio o quanto antes. Compramos de uma empresa aqui no Brasil mesmo e sabemos que, mesmo sendo 30 mil máscaras, elas não são suficientes para atender a todos os trabalhadores, mas já garantimos uma boa quantidade”, declarou Hélio.

Regras de funcionamento

Na quinta-feira (16), o governador Renato Casagrande anunciou uma série de novas regras de funcionamento para supermercados, hipermercados, minimercados, atacarejos, hortifrútis, padarias e lojas de conveniência para reduzir a aglomeração de pessoas e ajudar na prevenção ao novo coronavírus.

Dentre as exigências estão que, a partir da próxima segunda-feira (20), esses estabelecimentos passem a limitar a entrada de clientes. Também terão que desinfetar frequentemente carrinhos e cestas, impor distanciamento entre clientes nas filas e também criar uma separação entre clientes e funcionários do caixa. Quem trabalha no caixa poderá, inclusive, ter que usar máscara de acrílico ou acetato.

Imagem ilustrativa da imagem Acaps compra 30 mil máscaras de acrílico para funcionários de supermercados
Helio Schneider: investimentos |  Foto: Dayana Souza/ AT/ 19/06/2018

Hélio Schneider declarou que a Acaps está preocupada com o prazo dado pelo governo do Estado, já que até segunda-feira, segundo avaliação da associação, é um curto tempo para fazer essas adequações. “Mas estamos correndo para nos adequar”, disse.

O superintendente ainda acrescentou: “Essas medidas impactam o funcionamento dos supermercados, mas é preciso que os clientes também entendam que o atendimento vai mudar. São medidas importantes para evitar o contágio da doença, mas não depende só das lojas, depende do comportamento do consumidor. Vai ser preciso entender que o acesso vai ser restringido, haverá separação na fila... Tem que ter a participação de todos”, disse o superintendente.

Confira algumas das exigências impostas aos supermercados:

  • Distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre caixa e cliente. Se não houver o distanciamento, o funcionário precisa estar equipado com uma máscara de acetato;
  • Limitar a entrada de clientes (um cliente por 10 m²);
  • O estabelecimento precisa deixar visível um informativo de quantas pessoas podem estar no mesmo lugar comprando;
  • Marcar no chão o distanciamento de 1,5 metro entre clientes nas filas para pagamento;
  • Desinfetar carrinhos e cestas imediatamente após utilização;
  • Disponibilizar álcool em gel ou um lavatório para clientes e funcionários;
  • Todos os funcionários devem utilizar máscaras.  

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