Projeto vai monitorar visão de crianças nas escolas
Serão realizados, em 46 instituições de ensino em Viana, triagem, atendimento médico e entrega de óculos gratuita
O primeiro Observatório Municipal de Saúde Ocular do Brasil está no Espírito Santo. Inaugurado em Viana ontem, o programa tem como objetivo atender e examinar, gratuitamente, 15 mil estudantes da rede pública municipal e estadual.
O programa foi inaugurado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar (EMEF CM) Professora Divanepa Lessa de Moraes, uma das unidades onde os alunos poderão ser atendidos.
A iniciativa faz parte do “Em Um Piscar de Olhos”, projeto de abrangência nacional que, após examinar os alunos de Viana, irá elaborar um relatório sobre como está a saúde ocular das crianças e adolescentes em idade escolar do município.
Entre no nosso canal e receba notícias em seu WhatsApp
“Vamos atender 46 escolas da cidade, realizando triagens, atendimentos médicos e fornecendo óculos para os que precisarem. Viana será pioneira na obtenção de dados oftalmológicos para auxílio na implementação de políticas públicas”, explicou Pedro Soares, coordenador do projeto.
A iniciativa já realizou mais de 208 mil exames em 10 estados do País, e será implementada em Viana após o retorno do recesso escolar, no dia 20 de julho, afirma Rafael Rangel Fagundes, pedagogo da secretaria municipal de Educação.
“Nosso objetivo é atender 100% dos alunos da cidade. Primeiro, eles vão passar por testes oculares em uma máquina especializada. Depois, os que precisarem, receberão atendimento médico. Por fim, quem precisar de óculos, receberá gratuitamente, e poderá escolher a armação”, afirmou.
O projeto prevê a entrega dos óculos para cada aluno na respectiva unidade de ensino. “A segunda etapa consistirá em um mutirão de consulta oftalmológica, que acontecerá em locais indicados na cidade, atendendo aqueles que precisarem de consulta médica para determinar se o paciente precisa ou não de óculos”, disse Pedro Soares.
A importância da implantação do Observatório é garantir direitos, destacou Rafael Fagundes.
“Vamos permitir que os nossos estudantes tenham o direito à educação de qualidade garantido, para que todos sejam tratados de forma igual, avançando no fortalecimento da aprendizagem e da educação em Viana”, destacou.
Exame pode evitar doenças
Realizar o exame oftalmológico no ambiente escolar para crianças e adolescentes pode ajudar a prevenir problemas sérios, afirma a médica oftalmologista Karine Moyses.
“Muitas vezes, a criança que não tem acesso ao atendimento médico, e que tem dificuldade em enxergar, pode receber o diagnóstico na escola. Dessa forma, é possível identificar se o aluno tem problemas na visão, se precisa de óculos, ou até se tem catarata, por exemplo”, afirmou.
A médica complementa ainda sobre a recomendação para a realização desse tipo de exame em ambiente escolar para crianças.
“A presença de oftalmologistas para fazer esse tipo de diagnósticos em crianças nas escolas ajuda muito a identificar problemas oculares, e é recomendado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)”, complementou.
Uma das maiores dificuldades para o diagnóstico de problemas oculares em crianças ainda é o acesso à saúde, conclui a médica.
“Tanto o tratamento quanto o acesso ao atendimento médico no Brasil ainda é desigual. Portanto, garantir esse direito nas escolas é muito importante”, concluiu.
Sinais que não podem ser ignorados
Ter atenção à saúde ocular das crianças é fundamental. Para Sylvia Passamani, oftalmologista do Hospital dos Olhos, a atenção da escola com a visão dos alunos pode mudar o futuro de crianças e adolescentes.
“Já vi casos em que a mãe disse que a criança estava triste porque não aprendia na sala de aula e, ao fazer os óculos, se tornou o melhor aluno. Então, problemas visuais podem gerar transtornos psicológicos, e evitar isso pode mudar o futuro dos alunos”, disse.
A médica aponta ainda sinais que a criança dá e que os pais e professores não devem ignorar.
“Se o aluno estiver desatento, se fica apertando o olho durante as aulas, ou se fica chegando muito perto da lousa da sala de aula, isso pode indicar sinais de problemas de visão, e essa criança deve ser examinada”, explicou.
A oftalmologista orienta ainda que problemas de acuidade visual no ambiente escolar podem ser confundidos com falta de atenção.
“A criança, às vezes, não está sendo alfabetizada direito e o professor acha que é porque ela está desatenta. É crucial observar se, na verdade, o aluno está com problemas e acuidade visual”, orientou.
Sylvia alerta ainda para a ambiopia: conhecida como “olho preguiçoso”, é uma doença que gera perda gradual da visão, e precisa de diagnóstico até os 8 ou 10 anos.
Fique por dentro
Atendimento gratuito para alunos
“Em um Piscar de Olhos”
O projeto de abrangência nacional irá atuar em Viana após o retorno do recesso escolar, a partir do próximo dia 20.
A expectativa é atender e examinar 15 mil estudantes da rede pública municipal e estadual, em 46 escolas (41 da cidade e 5 do Estado).
Os alunos vão passar por testes oftalmológicos em máquinas especializadas. Os que precisarem de atendimento médico serão destinados ao mutirão que acontecerá logo após terminarem os testes nas escolas.
Os alunos que precisarem de óculos poderão escolher a armação de sua preferência, no próprio local do mutirão, e receberão os óculos na unidade escolar que frequentam regularmente.
Relatório científico
O observatório Municipal de Saúde Ocular de Viana, iniciativa pioneira no Brasil, vai produzir um artigo científico para mostrar o diagnóstico da saúde ocular da cidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários