X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 20°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
    • TRÂNSITO
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • ESPECIAL SAÚDE 2026
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Surto de ebola pode se espalhar e chegar ao Brasil?

Especialistas avaliam que risco do vírus chegar ao País é baixo, já que há vigilância para identificar casos suspeitos

Nicolas Nunes
Nicolas Nunes
21/05/2026 - 5:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Surto de ebola pode se espalhar e chegar ao Brasil?
João Gabriel pinheiro diz que vírus não é transmitido facilmente como ocorre com as doenças respiratórias |  Foto: Leone Iglesias/at

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta internacional após um novo surto de ebola na República Democrática do Congo, que já provocou dezenas de mortes e levantou preocupações sobre a disseminação da doença para outros países.

Apesar de existir, a chance do surto chegar ao Brasil, ou mesmo no Espírito Santo, é baixa, afirma João Gabriel de Moraes Pinheiro, pesquisador de epidemiologia e saúde coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“Atualmente, o risco do ebola chegar ao Brasil e ao Espírito Santo é considerado muito baixo. Não existem casos confirmados no País, e o vírus não é transmitido facilmente como ocorre com doenças respiratórias, a exemplo da gripe ou da Covid-19”, afirmou.

Diferentemente da Covid-19, o vírus do ebola não é transmitido por vias aéreas, mas por contato direto com a pessoa infectada, explica Marcelino Na Blei, enfermeiro e pesquisador de doenças da Ufes.

“A transmissão do vírus acontece através de contato direto com a pessoa infectada, com matéria orgânica, roupas ou utensílios usados pela pessoa. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça intensa, náusea, vômitos, erupção cutânea, sangramento, e outros”, explicou.

O risco do surto de ebola causar uma nova pandemia, como a de Covid-19, é nulo. É o que aponta Marcos Moura, médico infectologista e membro do comitê de saúde única da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

“Não há risco de uma pandemia global como a da Covid-19. O ebola não se espalha facilmente como o coronavírus, pois exige contato próximo com fluidos corporais. Se um caso chegasse ao País, seria rapidamente identificado, isolado e seus contatos monitorados”, disse.

O surto atual envolve a variante Bundibugyo, menos conhecida e ainda sem vacinas ou tratamentos específicos amplamente disponíveis. Isso dificulta o controle da doença, embora os sistemas de vigilância internacional estejam reforçados para identificar rapidamente casos suspeitos.

A OMS emitiu alerta devido ao histórico negativo que a doença tem na região onde o atual surto está acontecendo, destaca Rodrigo Ribeiro Rodrigues, diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen).

“Entre 2014 e 2016, os países da Guiné, Serra Leoa e Libéria passaram por um surto de ebola, com mais de 11 mil mortos. Por isso, ao perceber que a República Democrática do Congo estava com casos detectados, a organização emitiu o alerta internacional”, destacou.

Rapidez no aumento de casos preocupa OMS


          Imagem ilustrativa da imagem Surto de ebola pode se espalhar e chegar ao Brasil?
Vírus do ebola foi descoberto em 1976 e agora surgiu uma nova variante |  Foto: Magnific

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, expressou ontem, durante reunião do Comitê de Emergência da OMS, profunda preocupação com a velocidade e a escala do surto de ebola, à medida que o número de casos aumenta.

Houve 516 casos suspeitos e 33 casos confirmados no Congo, conforme um boletim diário publicado pelas autoridades de saúde, e dois casos em Uganda.

Tedros disse que “os números mudarão à medida que as operações de campo forem ampliadas, incluindo o fortalecimento da vigilância, do rastreamento de contatos e dos testes laboratoriais.

“Estou profundamente preocupado com a escala e a velocidade da epidemia”, declarou ele.

O comitê de emergência é composto por especialistas internacionais que fornecem aconselhamento técnico e recomendações ao diretor-geral da OMS.

Diversos fatores têm preocupado a OMS quanto ao potencial de maior disseminação, como os casos em áreas urbanas, incluindo Kampala, Uganda, e Goma, na República Democrática do Congo, bem como na província de Ituri, afetada por conflitos.

Os casos relatados entre profissionais de saúde também indicam transmissão associada à assistência médica, informou Tedros.

A OMS aprovou financiamento emergencial de US$ 3,9 milhões para apoiar as autoridades nacionais em sua resposta ao surto.

Fique por dentro

Surto de ebola

A variante Bundibugyo do vírus de ebola, menos conhecida e ainda sem vacinas ou tratamentos específicos disponíveis, é a causadora do surto atual.

O vírus teria matado 136 pessoas na República Democrática do Congo.

As autoridades do país relatam mais de 514 casos suspeitos e uma morte em Uganda, país da fronteira.

A organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o surto na província de Ituri, no leste do Congo, constitui emergência de saúde internacional, sem preencher os critérios de uma pandemia.

Mortes no passado

Mais de 28.600 pessoas foram infectadas pelo ebola durante o período de 2014 a 2016, na África Ocidental, o maior surto do vírus desde a sua descoberta, em 1976.

Na época, a doença se alastrou por vários países, incluindo a Guiné, Serra Leoa, os Estados Unidos, o Reino Unidos e a Itália, provocando a morte de 11.325 pessoas.

Transmissão e sintomas

O Ebola é transmitido principalmente por meio do contato direto com sangue, suor, saliva, vômito, fezes e outros fluidos corporais de pessoas e animais infectados, além do contato com objetos contaminados.

Os sintomas iniciais incluem febre alta, dores no corpo, fraqueza intensa, dor de cabeça, vômitos e diarreia.

Nos casos mais graves podem ocorrer hemorragias e falência de órgãos.

Os sintomas iniciais podem ser confundidos com outras doenças infecciosas, como malária e dengue. Por isso , o histórico de viagem e do contato com áreas afetadas são importantes para o diagnóstico correto.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Vírus do ebola foi descoberto em 1976 e agora surgiu uma nova variante

SAÚDE

Medicamento pioneiro diminui em quase metade as pausas na respiração da apneia

Vírus do ebola foi descoberto em 1976 e agora surgiu uma nova variante

SAÚDE

Secretário de Trump critica OMS por surto de ebola no Congo: 'Demora'

Vírus do ebola foi descoberto em 1976 e agora surgiu uma nova variante

SAÚDE

Anvisa suspende corticoide e remédio para colesterol; veja quais lotes

Vírus do ebola foi descoberto em 1976 e agora surgiu uma nova variante

BRASIL

El Niño pode elevar casos de dengue no Brasil, com pior cenário no Sul e no Sudeste

Ícone tags Tags Ebola espírito santo OMS república democrática do congo saúde Ufes Vigilância Epidemiológica

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM