Associação Mães e Anjos Azuis celebra 5 anos com ação de cidadania no Recife
Na próxima terça-feira (9), na sede da associação, a partir das 8h, haverá mutirão de serviços gratuitos em parceria com órgãos estaduais e municipais
A Associação Mães e Anjos Azuis, organização não governamental (ONG) localizada na comunidade do Caçote, em Areias, Zona Oeste do Recife, completa cinco anos de atuação neste mês de dezembro. Para marcar o aniversário, a entidade promoverá uma Grande Ação de Cidadania e Serviços aberta à comunidade na próxima terça-feira(9) a partir das 8h, em sua sede, situada na Rua Guaraci, nº 179. A iniciativa celebra a trajetória da ONG no acolhimento e assistência a 90 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
O evento terá dois momentos centrais: a inauguração oficial da Sala de Acolhimento, um espaço recém-reformado e dedicado à saúde mental e ao bem-estar das mães e cuidadoras atípicas, e o lançamento da Cartilha Informativa sobre o Autismo. A cartilha é uma produção independente que atualiza a legislação referente ao TEA e contém depoimentos e ilustrações de crianças atendidas pela ONG. O material, elaborado pela jornalista Anabelli Cavalcante e a gestora Andreza de Castro, será distribuído gratuitamente.
A Ação de Cidadania oferecerá um mutirão de serviços gratuitos em parceria com órgãos estaduais e municipais. Na área da Saúde, serão disponibilizados o Mamógrafo Móvel (para mamografia), plantão de vacinação, testagem rápida de HIV e aferição de glicose e pressão arterial, além de palestras sobre saúde da mulher e saúde bucal. Quanto à Cidadania e Direitos, a programação inclui plantão da Defensoria Pública com atendimento jurídico, emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA) pela Secretaria de Direitos Humanos do Estado, e cadastramento para o Vem Livre Acesso Intermunicipal.
A Mães e Anjos Azuis mantém um programa regular de atendimentos especializados voluntários, essenciais para o desenvolvimento das crianças assistidas, nas áreas de Psicopedagogia, Psicologia, Nutrição, Musicoterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicomotricidade e Fisioterapia. O aniversário de cinco anos reforça o papel da ONG como ponto de apoio e serviço vital para a comunidade da Zona Oeste do Recife.
Comentários