Copa do Mundo: Brasil pode cair em “Grupo da Morte”
Sorteio dos grupos do torneio vai acontecer nesta sexta, às 14 horas, e a Seleção pode ficar em grupo com até dois países europeus
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado hoje, a partir das 14 horas. E o Brasil vive a possibilidade de cair em um chamado “Grupo da Morte”, com até duas seleções da Europa. Dentre as possibilidades estão Itália, Croácia e Noruega.
A Seleção está no pote 1, das “cabeças de chave”, que são as seleções mais bem posicionadas no Ranking da Fifa e os três países-sede.
Isso significa que o Brasil não cairá no mesmo grupo que Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, México e Canadá.
Além disso, há uma regra específica sobre as equipes da Europa: somente eles podem ter dois representantes no mesmo grupo. Isso significa que o Brasil pode cair no mesmo grupo de dois europeus dos outros três potes, mas não pode, por exemplo, ficar no mesmo grupo que o Uruguai, que está no Pote 2.
Algoz do Brasil na Copa do Mundo de 2022, a Croácia pode cair no mesmo grupo da seleção brasileira. Os croatas também jogaram contra o Brasil na fase de grupos de 2014, com vitória da Seleção por 3 a 1.
Outros possíveis adversários complicados do Pote 2 são o Marrocos, surpresa do último Mundial com a quarta colocação, e o Japão, que venceu o Brasil por 3 a 2 em outubro. Suíça, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Áustria e Austrália são as outras equipes deste pote que podem enfrentar a Seleção.
O maior perigo do pote 3 é a Noruega. Mesmo com pouca tradição na Copa do Mundo, os noruegueses se classificaram com goleadas e deixaram a Itália para trás nas eliminatórias europeias. Liderados por Haaland e Odegaard, os noruegueses ainda podem se gabar de uma estatística histórica: nunca perderam para o Brasil.
Outros adversários possíveis para a Seleção no Pote 3 são Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Já o último pote ainda não tem todas as seleções definidas. A Itália está no caminho da repescagem europeia A junto de Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia. Diante de todos esses cenários, é possível, por exemplo, ter um grupo com Brasil, Marrocos, Noruega e Itália.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários