Nova tecnologia permite exames mais precisos com inteligência artificial
Máquina de última geração vai permitir a realização de tomografia de alta precisão a partir de quarta-feira (12) no Hospital Infantil de Vila Velha
O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, vai contar com um novo serviço. A partir da última quarta-feira (12), a tomografia dos pacientes poderá ser feita na própria instituição com um novo equipamento.
A máquina de última geração, que utiliza Inteligência Artificial (IA), vai permitir a realização de exames de alta precisão, desde tomografias de crânio até angiotomografias cardíacas, com imagens mais nítidas e menor exposição à radiação.
Segundo o diretor-geral do hospital, Cláudio Amorim, o novo equipamento representa um marco na história do hospital.
“O Himaba nunca teve um tomógrafo. Antes uma tomografia ou angiotomografia precisavam ser agendadas e realizadas em empresas externas. O Himaba comprava o serviço. Agora nós vamos realizar esses exames aqui dentro”.
O tomógrafo da marca Canon, modelo Aquilion Serve (80 canais), vai permitir a realização de exames mais completos e detalhados, com destaque para a angiotomografia, utilizada na cardiologia.
“A gente é referência em cardiologia pediátrica. Antes, precisávamos agendar esses exames em clínicas de Vitória. Agora, tudo será feito dentro do próprio hospital, com mais rapidez e precisão”, explicou Amorim.
De acordo com o diretor, o novo equipamento trará benefícios diretos para o atendimento. “Quanto maior o número de cortes e a definição da imagem, mais fácil é para o médico tomar a decisão correta sobre o tratamento”, afirmou.
Outro ponto destacado é o impacto na eficiência do hospital. “Hoje, o nosso tempo médio de permanência é de quatro dias. Com esse tomógrafo, esperamos reduzir em um dia o tempo de internação das crianças, o que representa mais resolutividade e conforto para as famílias”, disse.
Amorim ressaltou ainda o caráter inédito do investimento. “É o único equipamento da Canon de 80 canais nesse modelo em todo o Espírito Santo. O Estado investiu em uma tecnologia moderna, já pensando na ampliação e modernização dos atendimentos”.
Tyago Hoffmann, secretário de Estado da Saúde, concorda que a aquisição do tomógrafo é um avanço para o Himaba e para a saúde pública do Estado.
“O Himaba é referência em alta complexidade pediátrica e materna não só para o Espírito Santo, mas também para pacientes que vêm de outros estados. Ter um tomógrafo disponível 24 horas dentro da própria unidade pode ser decisivo em situações críticas, especialmente nos casos de cardiopatias e emergências graves”, destacou ele.
Fique por dentro
Investimento de R$ 2,5 milhões
Novo equipamento
O tomógrafo da marca Canon, modelo Aquilion Serve, possui 80 canais. A tecnologia faz “cortes” de imagem, o que gera profundidade e definição. Quanto maior o número de cortes, melhor a definição e mais fácil para o médico decidir qual procedimento fazer.
Inteligência Artificial (IA)
Com auxílio de IA, ele reduz ruídos, permitindo maior agilidade e segurança, reduzindo de maneira significativa a dose de radiação ao paciente.
Exames
O novo tomógrafo realiza uma ampla variedade de exames, como tomografias de crânio, tórax, abdome, pelve e face, além de angiotomografias cardíacas e de vasos periféricos. A tecnologia de 80 canais possibilita a análise detalhada do coração, pulmões, sistema vascular e estruturas ósseas, atendendo especialidades como cardiologia, ortopedia e pneumologia.
Saúde
O investimento de R$ 2,5 milhões oferece tecnologia de ponta, com capacidade de realização de 125 mil exames por mês.
Acolhimento
Além da tecnologia de ponta, a humanização é um dos pontos observados no planejamento e instalação do tomógrafo. A sala foi ambientada com um tema espacial, onde astronautas e estrelas ajudam a transformar o momento do exame em uma experiência lúdica e acolhedora.
O design do equipamento também favorece o conforto, pois o aparelho conta com túnel mais amplo, que reduz a sensação de claustrofobia, e a mesa com altura ajustável facilita o acesso de crianças e pacientes com mobilidade reduzida.
Assistência segura
Para operar o novo equipamento, foram contratados quatro técnicos especializados em exames de alta complexidade. Além da IA, recursos como câmera integrada auxiliam no correto posicionamento do paciente e colaboram para reduzir a necessidade de repetir exames por erro de posicionamento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários