X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 30°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 22°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 22°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Politintas: lojas mais perto do consumidor

Presidente da Politintas disse que a aposta é em ter pontos comerciais dentro dos bairros. E que reclamações são um “presente dos clientes”

João Vitor Gomes
João Vitor Gomes
16/10/2025 - 8:31 • Atualizada em 16/10/2025 às 18:04
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Politintas: lojas mais perto do consumidor
Vinícius (à direita) falou com Rafael Guzzo sobre o mercado de tintas |  Foto: Aquiles Brum/AT

Universidade virtual para treinar profissionais e abertura de lojas no interior dos bairros para se aproximar do cliente. Essas são algumas das decisões estratégicas da empresa capixaba Politintas que já estão presentes hoje, mas que vão ganhar força com o foco no futuro.

Com 20 lojas na Grande Vitória e 250 profissionais, a rede planeja aumentar o número delas na região metropolitana para que, “onde estiver, o cliente chegue em uma loja em menos de 10 minutos”.

Foi o que contou o presidente da empresa, Vinícius Ventorim, ao editor de Economia e Política da Rede Tribuna, Rafael Guzzo, no podcast Histórias Empresariais.

Trabalhando na loja desde a adolescência — em todas as funções, de office-boy à gestão — falou da visão de mercado da empresa, além do funcionamento dela como um negócio familiar “quase” desde sempre.

Quem é Vinícius Ventorim

Formado em Administração pela Ufes, fez MBA em Halifax, no Canadá, e complementação com cursos na FGV, na Fucap e na Dom Cabral.

É casado com a Joana há 21 anos e tem dois filhos: Luca, de 15, e Maia, de 8 anos.

Além de correr e de cozinhar para a família, gosta de vinho e fotografia.

A Tribuna — A empresa completa neste ano cinco décadas de história. Queria saber um pouco sobre como ela surgiu e como é administrada.

Vinícius Ventorim - Quem fundou a empresa foi meu pai, Estanislau Ventorim. Ele trabalhou por muito tempo como comprador numa empreiteira e ele sentia dificuldade de comprar materiais de construção e pintura.

Então deu a ideia de abrir essa loja de tinta a um colega. Esse sócio se retirou dois anos depois e desde então a empresa virou familiar. Na gestão, como executivo do negócio, sou o único familiar envolvido. Meus irmãos, meus sócios, participam do conselho.

E como é conciliar a experiência da família com a profissional, de uma empresa?

É óbvio que a empresa familiar traz complexidades, porque envolve muito o sentimental, as relações familiares, o trabalho contamina a família e a família contamina o negócio. Mas a gente tem que fazer isso com equilíbrio, com respeito, com responsabilidade. É não deixar que alguma diferença entre irmãos contamine o negócio. No conselho, eu também tenho um conselheiro externo, independente, para atuar junto conosco.

A Politintas tem investido em uma experiência mais consultiva com o cliente. Qual a importância de oferecer isso para o consumidor?

Nos anos 2000, a gente inaugurou uma loja com um autosserviço. Montamos ela como se fosse um supermercado: tinha prateleiras, carrinho, checkout. E o que a gente viu? O cliente não se adaptou. Então, a gente retrocedeu e foi para uma outra tendência, que foi colocar mesas de atendimento nas nossas lojas, um atendimento consultivo. E hoje todas são nesse formato.

Têm as gôndolas ainda, mas elas ficam atrás dos nossos vendedores para que o cliente veja ali a variedade de produtos.

E a venda on-line, é também uma estratégia da marca?

Precisamos interromper o funcionamento do site. Quando tínhamos o e-commerce, nós vendíamos para vários estados do Sul, da região Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste. E esse foi um dos principais motivos para interromper, pois havia muito acesso de clientes de fora do Estado e essa logística de levar tinta para lugares muito distantes é muito caro.

A pessoa, quando acessa o site, ela encontra ali no Google e chega no site sem saber de onde que é a loja. O produto é pesado, é barato e é um produto químico, não é qualquer transportadora que leva.

E como funciona hoje?

O nosso site hoje é um catálogo. Ele tem todos os nossos produtos, as fichas técnicas e tudo mais. Quando o cliente quer comprar, ele aperta um botãozinho e ele vai conversar com os nossos vendedores especializados pelo WhatsApp.

Falamos antes sobre a reclamação de um cliente ser valiosa para a empresa. Como é isso?

Sempre me preocupei em manter o nosso padrão de qualidade ou até mesmo melhorá-lo. Isso envolve documentação e revisão de processos, a escuta ativa e até as reclamações. A reclamação é um presente que o cliente dá para a gente.

Primeiro porque está dando uma oportunidade consertarmos um erro. Eu não reclamo com uma pessoa que eu não acredito que ela tem capacidade de melhorar.

Quando o cliente reclama é porque ele quer voltar a comprar conosco. Diariamente a gente tira mais de 1.200 notas fiscais. Estatisticamente o erro vai acontecer e a gente tem de tomar o cuidado de reconhecer isso de forma madura.

A tinta é um produto que tem especificações técnicas complexas, como achar a certa para pintar o carro. É verdade que é um pouco difícil comprar pela internet?

A repintura ou um retoque em um carro são bastante complexos. O seu carro rodando no sol, na chuva, ele vai mudando de cor. Então quando você quer fazer um retoque, o trabalho para identificar a cor e fazer aquela tinta bater com a cor que está no carro é muito complexo e, de fato, só presencialmente para a gente conseguir fazer esse atendimento. Essa customização traz o cliente para a nossa loja.

Para isso, precisa de um consultor qualificado para dar orientações. Como funciona esse processo?

Temos uma universidade corporativa, uma plataforma on-line para treinar esses vendedores o tempo todo. Fazemos também eventos, treinamentos em nossas lojas semanalmente, com o auxílio dos nossos fabricantes fornecedores, qualificando o nosso time. Também qualificamos os pintores e realizamos eventos com arquitetos.

Ou seja, a gente faz treinamentos nas próprias lojas, mas também disponibilizamos o treinamento digital, porque ele fica como opção. Por exemplo, um estoquista que quer se tornar um vendedor tem acesso aos treinamentos, já vai se qualificando e quando abre uma vaga, ele já está pronto.

É promoção encaminhada...

Tem muitos estoquistas que viraram vendedores. E a gente tem, lá no meu quadro de gerentes, pessoas que entraram na Politintas como office-boy, como auxiliar de limpeza e hoje são meus gestores.

A marca tem buscado o interior dos bairros. Jockey de Itaparica, por exemplo, está recebendo muitos novos imóveis de alto padrão e recebeu uma loja recentemente. É um potencial?

O nosso processo de expansão do negócio de crescimento foi com essa estratégia de estar mais próximo dos clientes. A gente já tinha quatro lojas muito bem localizadas, em avenidas de grande movimento, e a gente viu que não existem muitos lugares como Laranjeiras, na Grande Vitória, com a oportunidade para a gente continuar crescendo. Como que eu ia crescer?

A gente abriu uma loja em Jardim Camburi para poder atender o bairro, viu que isso deu certo e a gente foi moldando o nosso formato de loja para ele ser mais compacto. Nosso foco é estar próximo dos clientes. Onde ele estiver, eu quero que ele chegue numa loja Politintas em menos de 10 minutos.

Então tem novos bairros “na mira” da Politintas?

Não vou entregar o ouro para o concorrente (risos), mas óbvio que tem muitas oportunidades ainda aqui, só que a gente tem um cuidado muito grande na hora de escolher esses pontos.

Essa nova loja no Jockey, eu fiquei anos ali rodando para poder achar um ponto onde fosse fácil de estacionar, com um acesso fácil para carga e descarga, com área suficiente para a gente poder acomodar o nosso estoque. Tudo isso a gente leva em conta.

Curiosidades

Atleta diário

Há 15 anos, Ventorim possui na rotina a prática esportiva: a academia e a corrida.

O empresário foi um dos que completaram a corrida Garoto, no final de setembro.

“Eu preciso ser um bom exemplo e garantir uma vida saudável para poder acompanhar os meus filhos crescendo”, disse.

Risoto e moqueca

Na reunião com os amigos, o empresário colabora com o risotto, sua especialidade.

Ventorim conta, porém, que fez recentemente curso de sushi e sabe fazer carnes muito bem, além da tradicional moqueca. “A capixaba! Minha avó é baiana, mas eu só uso coentro, cebola e tomate”, conta.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Vinícius (à direita) falou com Rafael Guzzo sobre o mercado de tintas

ECONOMIA

Histórias Empresariais: BR-101 terá entrega de 12km duplicados até o fim do ano

Vinícius (à direita) falou com Rafael Guzzo sobre o mercado de tintas

ECONOMIA

CEO do QualiSaúde: “Vender plano de saúde pode dar 40 mil ao mês”

Vinícius (à direita) falou com Rafael Guzzo sobre o mercado de tintas

HISTÓRIAS EMPRESARIAIS

“Mercado de vinhos tem muito a crescer”, diz realizador da ExpoVinhos Vitória

Vinícius (à direita) falou com Rafael Guzzo sobre o mercado de tintas

ECONOMIA

Diretor-presidente da Unimed Vitória anuncia novos hospitais e ampliação do Cias

Ícone tags Tags ATENDIMENTO AO CLIENTE empresa familiar estratégias de marketing expansão de negócios Politintas universidade corporativa

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM