X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades

Todas afirmam ter se arrependido de seus crimes e sabem que precisam pagar por eles. Mas, no Dia das Mães, importa apenas a saudade

foto autor
Amanda Drumond
13/05/2023 - 10:09 • Atualizada em 15/06/2023 às 9:54

Ouvir

Escute essa reportagem

O que poderia ser apenas um espaço vazio e frio, acabou se tornando um local de acolhimento e criação de vínculo entre mães com restrição de liberdade e seus filhos, na Penitenciária Feminina de Cariacica, que fica em Bubu. 

Esse processo de humanização existe por conta de um projeto da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que tem o objetivo de diminuir o impacto do ambiente prisional para esses bebês, que, segundo a lei, devem ficar com suas mães até completarem 6 meses de vida. 

Pinturas nas paredes de animais e balões, berços, camas com proteção, brinquedoteca e salas de amamentação. Não fossem as grades, seria quase possível esquecer que o local é uma penitenciária. 

Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
|  Foto: Amanda Drumond/AT

Segundo Graciele Sonegheti, diretora da unidade, o máximo já registrado no presídio foram oito nenéns, mas o espaço comporta 11. Atualmente, quatro mulheres estão nesta galeria, com quatro bebês, sendo um de cada. 

Além deste espaço, o presídio também conta com um parquinho e uma quadra, no local onde as visitas são feitas. Lá, as mesas de ferro contrastam com as cores dos escorregas, cavalinhos e amarelinhas. A diretora explicou que esta foi uma forma que o Estado encontrou de aproximar as mães de seus filhos.

Ao Tribuna Online, uma das internas Filaybe da Silva Moura, 32, contou que todos os dias são difíceis, mas o Dia das Mães costuma ser pior. Isso porque ela tem quatro filhos, mas todos já tem mais de 2 anos.

Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
A interna Filaybe Moura no parquinho da sala de visitas |  Foto: Amanda Drumond/AT

A técnica em Enfermagem afirma que se arrepende dos crimes que cometeu e que sente saudade todos os dias, mas ainda falta cumprir 8 anos de prisão.

“Minhas filhas sofrem muito, ficam perguntando que dia eu vou embora e eu não tenho o que falar. É muito difícil estar aqui dentro e sua filha pedindo para você ir, mas quando acaba a visita é só choro e despedida”, lamentou a presa.

De acordo com ela, o ambiente alivia um pouco essa tristeza das visitas que recebe de sua família. Graciele ainda levou as filhas de Filane para a inauguração. "Foi a melhor coisa que a diretora fez aqui no presídio. No dia, foi uma surpresa muito grande pra mim. Elas não sabiam o que fazer, ficavam me chamando para descer no escorrega e eu tinha que ficar falando que eu não cabia (risos)", contou.

Ensaio fotográfico

Outro projeto da unidade é o ensaio conhecido como Newborn, que costuma ser realizado nos primeiros dias de vida do recém-nascido. Para a diretora da unidade, esta é uma oportunidade de criar uma primeira memória positiva para essas crianças.

“Elas não têm culpa dos crimes cometidos pelas mães e têm direito a uma recordação boa dessa fase, diferente do que estamos acostumadas a ver em uma unidade prisional. Então, a ideia é deixar as fotos em um CD para quando eles forem adultos, consigam ter uma lembrança boa de quando precisaram morar em um presídio”, afirmou Sonegheti.

Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
Um dos bebês que moram na penitenciária durante o ensaio |  Foto: Divulgação/Luana Andrioli
Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
Um dos bebês que moram na penitenciária durante o ensaio |  Foto: Divulgação/Luana Andrioli

Responsável por executar o projeto, que já existe há quatro anos, a fotógrafa Luana Andrioli afirmou que o projeto a transforma a cada sessão de fotos. 

"Me sinto muito feliz por fazer parte. Sinto que recebo sempre uma recarga de coisas boas, com novos aprendizados e experiências que agregam muito ao meu trabalho fora de lá. O amor é perceptível em cada gesto, em cada palavra, em cada olhar quando nos unimos pra fazer o bem", relatou.

De acordo com a profissional, a gratidão das internas é tanta que compensa todo o trabalho. "Além de receber amor de volta eu não imaginava que um trabalho voluntário me faria tão bem, que me ensinaria tanto. Fazer o bem, realmente vale a pena.

"Foco é capacitação profissional"

Atualmente, o Espírito Santo conta com 975 mulheres presas nas unidades de Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Desse total, 528 foram condenadas por tráfico de drogas ou associação para o tráfico, 140 por homicídio e 74 por roubo ou furto.

Segundo a diretora Graciele, o foco da unidade de Cariacica é a capacitação profissional, escolarização e trabalho. “Hoje, nós temos quase 50% das presas trabalhando, temos empresa aqui dentro, que é a Pimpolho, e a cozinha também é aqui dentro, onde elas trabalham, têm remissão de pena e salário”, explicou.  

Além do trabalho, as internas também podem se profissionalizar através de cursos, por exemplo, de manicure, beleza, auxiliar administrativo, cuidador de idosos. “Aqui, a gente tenta oferecer cursos que elas possam, quando sair, abrir o próprio negócio ou ter uma oportunidade de trabalho mais fácil”, disse Graciele.

Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
Um dos corredores da galeria principal, onde ficam as internas que não moram com seus filhos no presídio |  Foto: Amanda Drumond/AT

Já para as presas que decidirem completar os estudos, a Penitenciária Feminina de Cariacica ainda oferece o processo de escolarização através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que elas possam finalizar o ensino fundamental e o médio.

“A maioria delas chega com o ensino fundamental incompleto, então, elas acabam se capacitando aqui, não só em relação ao trabalho, mas se elas conseguem concluir o Ensino Médio, a chance de ela sair e conseguir, talvez, fazer uma faculdade ou começar um emprego é muito maior”, completou a gestora.

De acordo com Graciele, isso é necessário porque além da condenação, quando saírem do presídio, as internas vão ficar marcadas como egressas.

Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
As mães e seus bebês no Presídio Feminino de Cariacica |  Foto: Amanda Drumond/AT

“Se a situação estava ruim antes, quando elas saírem vai ficar muito pior. Então, se eu capacito e tiro essa diferença com a sociedade, com o ensino médio completo, curso de capacitação com certificado e ainda trabalhou aqui e tem uma poupança financeira, a probabilidade de ela abrir o próprio negócio já aumenta muito”, finalizou.

A diretora ainda completou: “A maioria delas foi pega por tráfico de drogas e, normalmente, está vinculada a questão dos parceiros. Às vezes eles estão presos e não querem sair da vida do crime e elas voltam para aquele ciclo e não conseguem sair porque dependem deles financeiramente. Então, se você consegue permitir essa possibilidade, elas vão optar se elas querem ou não permanecer com esses parceiros e sair do crime”, finalizou.

Vídeo

Produção, roteirização, entrevistas: Amanda Drumond

Edição e produção: Aquiles Brum

Veja mais fotos: 

Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
As mães internas com seus bebês |  Foto: Amanda Drumond/AT
Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
Um dos bebês que moram na penitenciária durante o ensaio |  Foto: Luana Andrioli
Imagem ilustrativa da imagem As histórias de quem vive a maternidade por trás das grades
|  Foto: Amanda Drumond/AT
Ícone tags Tags Bebês liberdade Mãe maternidade presídio
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM