X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

STF decide em abril ação que aumenta saldo do FGTS

Julgamento que pode mudar a correção do fundo e repor perdas com inflação envolve 1,2 milhão de cotistas no Estado e está marcado

foto autor
Verônica Aguiar, do jornal A Tribuna
26/01/2023 - 15:10

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem STF decide em abril ação que aumenta saldo do FGTS
Estátua da Justiça em frente ao Supremo recebeu cuidados no dia em que julgamento sobre o FGTS foi marcado. |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou  para o dia 20 de abril  o  julgamento da ação que pode alterar a forma de correção do Fundo de Garantia do  Tempo de Serviço (FGTS).  

O fundo é corrigido pela Taxa Referencial mais 3% de juros ao ano, o que atualmente não repõe a inflação, trazendo perda do poder de compra. Será julgado se quem tem saldo em conta desde   1999 até agora tem o direito de recuperar as perdas.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090) partiu do partido Solidariedade. Segundo ela, “aplicado índice inferior à inflação, a Caixa Econômica Federal, como ente gestor do fundo, se apropria da diferença”.

Se o Supremo julgar a ação procedente, as consequências vão depender da modulação da Corte. Para o presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT), Mario Avelino, a modulação deve ser voltada para quem entrou com ação.

“Acredito que o trabalhador sairá vitorioso, dentro de uma decisão modulada para quem entrou com ação”, afirmou. Isso porque se a decisão fosse favorável a todos os prejudicados o rombo de R$ 700 bilhões quebraria a União.  

Nesse caso, quem teve saldo de 1999 para cá, teria direito, independente de o dinheiro já ter sido sacado ou não. “O cálculo é feito em relação ao período que ele tinha saldo e foi  confiscado”, detalhou Mário.   

Leia mais em:

Veja como vai ser a nova prova de vida para todos os aposentados

Só mais um mês para garantir o saque-aniversário do FGTS. Veja como solicitar

Essas ações são individuais e coletivas. Para saber se terá ou não o direito de receber as correções, quem não entrou com ação individual pode se informar com o sindicato da sua categoria  se o órgão  entrou com ação coletiva.

Mas há ainda uma série de outras  possibilidades de interpretações. O advogado especialista em Direito do Trabalho Christovam Ramos afirmou que pode ser que  entendam que essa correção deva  acontecer só  daqui para frente, por exemplo.

 Se a decisão for favorável aos trabalhadores e tiver correção, o valor  vai  para a conta do fundo. Já em relação ao saque, vai depender se a conta é ativa ou inativa. 

Curiosidade

A  estátua da Justiça, que fica  em frente ao prédio do Supremo, recebeu cuidados no dia em que julgamento sobre o FGTS foi marcado. O local sofreu vandalismo durante os ataques em Brasília.

Chance de aprovação “é de 80%”, arriscam especialistas

Para o advogado e  especialista em Direito do Trabalho Christovam Ramos gira em torno de 80% a chance de o Supremo Tribunal Federal dar uma decisão favorável aos trabalhadores no julgamento do dia 20 de abril.

 Ele explicou que acredita nisso por causa da forma como o Supremo já se manifestou em outras situações. “Não tem como ser diferente, os trabalhadores vão ganhar. Se for mantida a coerência, será aplicado o índice mais vantajoso”.

O presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT), Mario Avelino, explicou que uma decisão modulada para quem entrou com ação torna viável o pagamento. 

“Com 20 bilhões é possível pagar a todos que têm direito. Esse dinheiro pode vir do  próprio Fundo de Garantia, que tem o Patrimônio Líquido do FGTS, que é uma conta reserva do fundo para pagar despesas como essas. Ela tem uma reserva de R$ 115 bilhões”, especificou. 

A autônoma Lívia Barros, de 36 anos, lembrou que o salário do trabalhador brasileiro já é baixo, e que os profissionais não estão em condições de perder dinheiro. “Infelizmente estamos perdendo”, enfatizou.


SAIBA MAIS


Ainda da tempo de entrar com ação na Justiça? 

Sim. É possível ingressar com ação até a véspera do julgamento. 

Quem pode entrar com ação? 

Todo trabalhador que teve ou tem saldo em conta do FGTS de janeiro de 1999 até agora. Além dos herdeiros daqueles que morreram. 

Mas antes de entrar com ação  é preciso fazer o cálculo para ver há a possibilidade de vir a receber. 

Quem sacou também pode pleitear a correção?

Sim. Mesmo quem  já sacou o saldo  pode pleitear a correção do valores  de acordo com a inflação. 

O cálculo é feito em relação ao período em que  o empregado  tinha saldo, mas  sem receber a correção adequada.

Como calcular quanto posso vir a receber?

Por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal, o empregado consegue verificar o saldo do próprio Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

De posse dessas informações, ele pode entrar no site    www.fundodegarantia.org.br, onde foi disponibilizada uma calculadora para que ele possa fazer o cálculo. O serviço é gratuito.  

Quem entrou com essa ação?

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090) partiu do partido Solidariedade. A correção adotada é a Taxa Referencial (TR) mais 3% de juros ao ano.

A decisão do STF pode mudar a correção daqui para frente?

 Pode. Dependendo da modulação. A Corte pode decidir, inclusive, que a correção de acordo com a inflação só se aplica do dia do julgamento para frente. 

Como trabalhador vai receber esse dinheiro?

Se a decisão for favorável aos trabalhadores e tiver correção, o valor  vai  para a conta do fundo. O  que for para as contas ativas poderá ser sacado quando o trabalhador for demitido sem justa causa.  

O  dinheiro que for para as contas inativas, o trabalhador não pode sacar. Vai sacar somente quando atender aos requisitos para o saque desse tipo de conta.  O saldo fica lá, rendendo juros e correção monetária e o valor que for para a conta que já foi sacada, pode ser sacado imediatamente.

De onde vai sair o dinheiro?

Em uma decisão modulada para quem entrou com ação na Justiça. Com R$ 20 bilhões é possível pagar a todos que têm direito. 

Esse dinheiro pode vir do  próprio Fundo de Garantia, que tem o Patrimônio Líquido do FGTS, que é uma conta reserva do fundo para pagar despesas como essas. Ela tem uma reserva de R$ 115 bilhões. 

Fonte:  Especialistas citados na reportagem e pesquisa AT.

Ícone tags Tags Correção do fundo de garantia FGTS stf trabalhador
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM