X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê

A artesã Cristina Maria Ribeiro, de Anchieta, faz sucesso no Brasil e no exterior com objetos como enfeites de cabelo e brincos

foto autor
Roberta Bourguignon, do jornal A Tribuna, e Clóvis Rangel / De Paula Comunicação
20/06/2022 - 16:31

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
Crisitina Maria: exportação de12 mil flores para os Estados Unidos |  Foto: Roberta Bourguignon

É do fundo do mar que vem a principal matéria prima das flores artesanais feitas pelas mãos da Cristina Maria Ribeiro Lauteman, de 64 anos, em Anchieta, no litoral Sul capixaba. 

As flores de escamas de peixe viram brincos, objetos decorativos, enfeites de cabelo, sandálias e até buquê de noivas. 

Os adereços são escolhidos por muitas noivas, principalmente as que se casam em praias como as de Fernando de Noronha. Mas uma cliente especial fez a artesã sonhar junto com o buquê e toda a ornamentação da festa de casamento: a filha, a psicóloga e esteticista Fabiane Ribeiro Lima Pianzola, 25.

“Quando começamos a pensar em tudo que precisaríamos para o casamento, eu disse: ‘mãe, meu casamento tem que ter o seu trabalho’. Começamos a sonhar, sonhar, e eu não imaginava que seria tanta coisa. No final, além do buquê, tivemos a maior parte da decoração toda feita pelas mãos dela. Até o lustre, forminhas de bombom. Todo mundo ficou encantado”, disse Fabiane. 

Além dos produtos artesanais feitos de escama de peixes, Cristina também trabalha com conchas. Essas também viram flores e já teve quem encomendou um buquê com flores de conchinhas.  

A produção da artesã é diária e,  em dias mais inspirados, ela chega a trabalhar por 14 horas. São 12 tipos de flores de escama de peixes e nove cores de flores de conchas. 

  • Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
    Câmera 1/4
    Escamas de peixe são separadas para serem utilizadas.
    Fullscreen
  • Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
    Câmera 2/4
    Após a separação, elas ficam de molho na água.
    Fullscreen
  • Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
    Câmera 3/4
    As escamas, após secarem, podem ser moldadas pela artesã.
    Fullscreen
  • Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
    Câmera 4/4
    Flores montadas de escamas já coloridas.
    Fullscreen
  • Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
  • Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
  • Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
  • Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê  

Para as flores feitas de escama, a artesã conta que é possível fazer com qualquer peixe, e até com escamas de peixes menores. As mais vendidas vêm de um peixe chamado bodião. O processo é longo, e cada etapa foi desenvolvida pela própria Cristina, há 35 anos.

Após um curso de internacionalização que a artesã fez pelo Sebrae, Cristina  passou a exportar para oito países, e foi referência em exportação pelos Correios.

Somente para os EUA, eram enviadas 12 mil flores de escamas de peixes mensalmente. E foi o olhar de empreendedora que acabou trazendo seu trabalho de volta para o Brasil.  “A minha meta lá atrás era exportar. E hoje vejo que não preciso mais exportar, o mercado nacional já consome todo meu trabalho”, explica ela.  

Atualmente, as peças de Cristina são vendidas também para a Tok Stok, uma rede de lojas com mais de 80 unidades em todo o Brasil. As flores vendidas nessas lojas são exclusivas.

Arte após perda do marido com dois meses de união

Cristina Maria Ribeiro Lauteman conta que conheceu o artesanato aos 11 anos de idade. “Minha mãe trabalhava com um grupo de mães e eu sempre participava com elas. Sempre pintando”. 

Mas foi após ficar viúva, dois meses e 21 dias depois do casamento, é que Cristina, andando pela  praia, pegou as conchinhas e transformou em uma bela flor.  

“Eu andava na praia muito triste, com cabeça baixa e chorando. Namorei 10 anos, e depois de casar fiquei viúva com dois meses e 21 dias de casada. Olhando as conchinhas no chão, peguei as rosas e coloquei na mão. Quando fechei a mão, apareceu uma florzinha. Vim para casa e comecei a fazer isso e passei a viver de artesanato”, conta.

O marido de Cristina faleceu em decorrência de uma hepatite B. Na época, ela lembra que era uma doença pouco conhecida e com poucos recursos de tratamento.  

“Fazendo as flores de conchas, fui para um evento em Vila Velha e o filho do governador na época veio buscar as flores de helicóptero aqui em Anchieta”, lembra.   Cristina ouviu falar de umas freiras que vieram de Portugal e faziam flores de escamas de peixe. Sem saber por onde começar, a artesã começou a fazer experimentos.

Imagem ilustrativa da imagem Artesã do Estado transforma escamas de peixes até em buquê
Cristina Maria Ribeiro Lauteman confeccionou o buquê e a decoração do casamento da filha, Fabiane Ribeiro |  Foto: Acervo pessoal

Referência em exportação  

Após um curso de internacionalização que a artesã fez pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cristina conta que passou a exportar para oito países, e foi referência em exportação pelo Correios.  

“Fizemos um curso de internacionalização pelo Sebrae e isso nos levou para fazer uma feira na África. Na época, o presidente de lá ganhou um buquê de escamas, veio no nosso estande nos agradecer. Fizemos feiras na Argentina, e exportamos principalmente para Itália e Estados Unidos”, contou a artesã. 

Somente para os Estados Unidos, eram enviadas 12 mil flores de escamas de peixes mensalmente. E foi através do olhar de empreendedora, do conhecimento adquirido nos cursos do Sebrae, que Cristina acabou trazendo seu trabalho de volta para o Brasil.  

“A minha meta lá atrás era exportar. E hoje vejo que não preciso mais exportar, e o mercado nacional já consome todo meu trabalho”, explica ela.  

A artesã faz parte da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Em 2010, a artesã recebeu o Prêmio Mulher Empreendedora do Sebrae, e é referência no trabalho com conchas e escamas de peixes. 

“Depois do prêmio eu fiz muitos cursos pelo Sebrae. Os cursos só fazem com que a gente cresça. A gente aprende a colocar preço nas nossas coisas, organizar o ateliê, e cresce como empreendedora. Acho que todo o artesão não pode perder a oportunidade de fazer cursos, porque a única coisa que não ocupa espaço é o aprendizado. O Sebrae nos dá a oportunidade de ampliar nossos horizontes, por isso que ele mexe com o pequeno empreendedor. Eu era um MEI (microempreendedor individual), e tive que virar ME (microempresária) com o aumento das vendas. Isso também significa crescimento”.  

A analista do Sebrae Espírito Santo, Renata Braga Rodrigues ressaltou a importância do artesanato para a economia e da parceria com os artesãos.  

“O artesanato tem crescido bastante nos últimos anos, é uma porta de entrada para a formalização. O artesanato é uma alavanca para a economia, fomenta a cultura local. O Sebrae é uma porta de conhecimento, de capacitação desses pequenos empreendedores. O importante é que o empreendedor esteja com vontade de aprender”, declarou Renata.

Atualmente as peças de Cristina são vendidas também para a Tok STok, uma rede de lojas com mais de 80 unidades em todo o Brasil. As flores vendidas nessas lojas são exclusivas.

Ícone tags Tags Anchieta arte artesanato es escamas de peixe fundo do mar Mar
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM