Flamboyant centenário vai ser derrubado em Cachoeiro
A árvore da espécie Delonix regia está plantada em frente à Câmara de Vereadores do município
Escute essa reportagem

Um flamboyant centenário da Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Estado, será derrubado em poucos dias por causa da ação de cupins.
A árvore da espécie Delonix regia está plantada em frente à Câmara de Vereadores do município e, na terça-feira (24), após estudo solicitado pela Casa, a Secretaria de Meio Ambiente concluiu que um grande buraco, de cerca de 2 metros de altura, bem no centro da árvore, foi feito por cupins.
Por isso, ela está correndo perigo de queda. E para evitar o risco aos pedestres, condutores e ao próprio prédio da Câmara, o corte deverá acontecer ainda nesta semana.
O Poder Legislativo de Cachoeiro de Itapemirim informou, ainda, que acredita que o “Flamboyant da Câmara”, como é conhecido por muitos moradores, pode ter sido plantado em 1903, quando o primeiro prédio público foi construído no local, já que uma foto feita anos depois registra uma árvore em crescimento no mesmo lugar.
Uma outra versão da Casa sugere que o seu plantio ocorreu após a construção do prédio atual da Câmara, na década de 40. Isso porque o tempo de vida médio dos flamboyants, de acordo com a Câmara de Vereadores, seria de setenta anos e não de cem.
Comentários