X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado decide antecipar vacina para estudantes que ganharam bolsas de estudo na França


Imagem ilustrativa da imagem Estado decide antecipar vacina para estudantes que ganharam bolsas de estudo na França
Guilherme Tavares, Wyctor Fogos e André Rosetti pedido por vacina para garantir bolsa de estudo na França |  Foto: Kadidja Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decidiu antecipar a vacinação de um grupo de universitários capixabas, que foi contemplado com bolsa de estudos na França e pediu para ser vacinado com os imunizantes da Pfizer ou da Janssen, que garantem a ida para o país europeu.

Isso porque, desde o dia 9 de junho, o Brasil foi classificado como “zona vermelha” no risco de contágio pela Covid-19, o que impediu a entrada de turistas e estudantes. 

No entanto, o secretário de Estado de Turismo do país, Jean-Baptiste Lemoyene, informou, no dia 15 de julho, que viajantes de todos os países que estiverem vacinados com os imunizantes aprovados poderão entrar na França. No Brasil, apenas as vacinas da Pfizer e da Janssen estão nesta lista.

Por isso, no mesmo dia, o grupo de 19 jovens encaminhou um ofício ao governo do Estado, pedindo que a vacinação deles fosse antecipada.

“Tem todo um processo de tempo, esforço e dinheiro. Chegamos aqui, faltando pouco mais de um mês, e não podemos ir porque não tem vacina”, disse, Wyctor Fogos da Rocha, 24, um dos estudantes que faz parte do grupo, ao Jornal A Tribuna no último dia 18.

Uma semana depois, a aprovação da vacinação dos "selecionados em programas de formação, ensino e pesquisa no exterior, acima de 18 anos", foi publicada em forma de resolução, pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta quinta-feira (22).

Nésio Fernandes, que é secretário da Saúde e presidente da CIB, assinou o documento, que diz que a vacinação desses universitários será realizada diretamente pela Sesa. 

"A identificação dos mesmos no serviço de vacinação ocorrerá mediante uma listagem nominal dos que se enquadram no grupo prioritário, com comprovação através de documento oficial com foto e carta de aceitação ou documento congênere da instituição de ensino e pesquisa do País onde ocorrerá a atividade", diz um trecho do documento.

Em entrevista ao Tribuna Online, nesta sexta (23), a estudante de Elétrica e líder do grupo, Tainã Oliveira, 24, que conseguiu uma bolsa de 100% para estudar na França, contou que, mesmo com a publicação da CIB, ela e os colegas ainda estão apreensivos.

"Nós estamos vivendo uma montanha-russa ultimamente, então ainda não sentimos essa felicidade porque ainda não entraram em contato com a gente, nem passaram nenhuma informação. É claro que, se fizeram a publicação, vai acontecer, mas não sabemos como e nem quando, então só vamos comemorar quando acontecer mesmo", afirmou a jovem.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explicou que a ação para a imunização deste grupo está em fase de organização, mas a previsão é que, inicialmente, seja realizada com doses da Janssen (reserva técnica), sendo aplicadas exclusivamente na Rede de Frio do Estado, que fica em Bento Ferreira, Vitória.

Confira a nota da Sesa na íntegra:

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) publicou, nesta sexta-feira (23), a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) nº 121/2021 que trata sobre a vacinação de selecionados em programas de formação, ensino e pesquisa no exterior, acima de 18 anos.

A Sesa esclarece que a solicitação dos estudantes é uma demanda que tem sido discutida na esfera nacional e foi acolhida pelo Governo do Estado. A ação para a imunização deste grupo está em fase de organização e a previsão é que, inicialmente, seja realizada com doses da Janssen (reserva técnica), sendo aplicadas exclusivamente na Rede de Frio do Estado, que fica em Bento Ferreira, Vitória.

A identificação destas pessoas nos serviços vacinadores se dará mediante uma listagem nominal dos que se enquadram no grupo prioritário, com comprovação por meio de documento oficial com foto e carta de aceitação ou documento congênere da instituição de ensino e pesquisa do País de destino.

A Sesa esclarece que a medida se aplica a todos os pesquisadores e alunos intercambistas participantes de programas de intercâmbio do Governo ou privados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: