X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estudantes pedem vacina da Janssen ou da Pfizer para garantir bolsas de estudo na França


O sonho de fazer intercâmbio na França parece distante para universitários capixabas que conseguiram bolsa de estudos, inclusive de 100%, no país europeu. Entre eles, há quem busque por graduação, mestrado e até duplo diploma no exterior.

Isso porque, desde o dia 9 de junho, o Brasil foi classificado como “zona vermelha” no risco de contágio pela Covid-19, o que impediu a entrada de turistas e estudantes.

Mas, na última quinta-feira (15), o secretário de Estado de Turismo do país, Jean-Baptiste Lemoyene, informou que viajantes de todos os países que estiverem vacinados com os imunizantes aprovados poderão entrar na França.

No Brasil, apenas as vacinas da Pfizer e da Janssen estão na lista.

O problema é que a maioria dos estudantes capixabas tem idade entre 20 e 30 anos, público que ainda não foi vacinado no Estado ou que só recebeu uma dose.

Diante disso, um grupo de 19 bolsistas encaminhou na quinta-feira um ofício ao governo do Estado, pedindo que antecipe a vacinação.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes pedem vacina da Janssen ou da Pfizer para garantir bolsas de estudo na França
Guilherme Tavares, Wyctor Fogos e André Rosetti pedido por vacina para garantir bolsa de estudo na França |  Foto: Kadidja Fernandes

De acordo com a estudante e líder do grupo, Tainã Oliveira, o objetivo é que os universitários consigam uma vacina aceita na Europa.

“Entretanto, a maioria de nós precisa estar na França dia 30 de agosto. Sendo assim, temos de estar com as duas vacinas até antes disso, pois devemos ir em meados de agosto para a França e cumprir quarentena. Portanto, precisamos que a vacina seja a Janssen ou a Pfizer com redução da segunda dose para 21 dias”, disse.

Os estudantes Guilherme Tavares, 22, André Guanaes Rosetti, 22, Wyctor Fogos da Rocha, 24, e Lara Tassinari Nogueira Campos, 22, fazem parte do grupo e estão na expectativa de conseguirem a vacina. “Tem todo um processo de tempo, esforço e dinheiro. Chegamos aqui, faltando pouco mais de um mês, e não podemos ir porque não tem vacina”, disse Wyctor.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que recebeu o ofício dos estudantes e irá analisá-lo. “Reitera que, embora esta seja uma demanda que ocorre no cenário nacional, não há recomendação, por parte da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, para vacinação de viajantes que não façam parte dos grupos prioritários descritos no Plano”.

Saiba mais

As regras de entrada nos países

  • Somente seis países estão com as fronteiras abertas livremente para receber brasileiros: Albânia, Colômbia, Costa Rica, Ilhas Turks e Caicos, México e República Dominicana.
  • Outros 108 países liberaram a entrada, desde que a pessoa leve teste PCR negativo e/ou esteja vacinada.
  • Na França, pessoas de qualquer país que estejam vacinadas poderão entrar, conforme informou o secretário de Estado de Turismo, Jean-Baptiste Lemoyene. Pessoas vacinadas devem fazer isolamento de sete dias e teste PCR ao final do período. As não vacinadas deverão fazer isolamento ou quarentena.
  • Na suíça e no Reino Unido, podem entrar não vacinados, desde que apresentem teste PCR negativo, realizado nas últimas 72 horas, e fiquem 10 dias em quarentena. Pessoas vacinadas podem entrar sem restrição.
Fonte: Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: