X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Comércio em Rio Bananal volta a funcionar aos sábados


Imagem ilustrativa da imagem Comércio em Rio Bananal volta a funcionar aos sábados
Comércio em Rio Bananal |  Foto: Divulgação / Facebook Prefeitura de Rio Bananal

Um decreto da prefeitura de Rio Bananal, na região Norte, autorizou a abertura dos comércios da cidade até às 15 horas, nos dois primeiros sábados do mês de julho e o fechamento total de todos os estabelecimentos aos domingos. O documento foi publicado na quarta-feira (1º) e já permitiu a abertura das lojas no sábado (4). 

Rio Bananal é classificado pelo governo do Estado como risco moderado para contágio pelo vírus. De acordo com o decreto estudual, o comércio nessas cidades podem abrir as portas de segunda a sexta-feira por, no máximo, 6 horas de funcionamento. Não podendo abrir aos sábados e domingos - apenas para delivery.

Na sexta-feira (3), a cidade de Santa Teresa, na região Serrana, decidiu não fazer mais o rodízio para abertura de comércios, previsto nos municipios de risco alto para contágio pelo novo coronavírus, alegando que a cidade tem um "comércio muito pequeno". No entanto, o Estado afirma que as prefeituras precisam seguir as normas editadas pelo governo.

No caso de Rio Bananal, o decreto da prefeitura afirma que "fica determinado, durante os finais de semana nos dias 04,05,11 e 12 de julho de 2020, o fechamento total de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços localizados no município de Rio Bananal, a partir das 15 horas nos sábados e durante os domingos".

Durante esses dois fins de semana de validade do decreto, apenas farmácias e postos de combustíveis (para abastecimento e venda de água e gás) podem funcionar após o horário. 

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e açaíterias, além de comércios que trabalham com venda de água e gás podem funcionar após às 15h apenas com serviço de delivery.  Já as oficinas e o serviço de guincho podem atender apenas casos de urgência. 

Tambem fica proibida a venda de bebidas alcóolicas na cidade a partir das 15 horas de sábado e durante o domingo, inclusive para serviço de delivery.

A realização de feiras livres e comércio de vendedores ambulantes também fica proibido durante os dois primeiros fins de semana do mês na cidade. 

A realização de eventos familiares que possam causar aglomeração também está proibida por decreto em Rio Bananal.

Já no domingo, nenhum estabelecimento pode abrir as portas, conforme o decreto. 

A cidade do Norte do Estado tem 106 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 3 mortes, segundo os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até a noite desta segunda-feira (6). No municipio, 74 moradores já se curaram da doença.

Fiscalização

No sábado (4), equipes de Vigilância em Saúde do município estiveram no Centro e no interior de Rio Bananal para monitorar e informar a população sobre os riscos de contágio pelo coronavírus, além de distribuir máscaras para a população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: