X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Vacinação contra gripe a partir desta quinta nos postos

Vitória, Cariacica e Serra vão priorizar grupos como menores de 6 anos, gestantes e pessoas com ou mais de 60 anos de idade


Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra gripe a partir desta quinta nos postos
Aplicação de vacina em uma mulher: Vitória e Serra abrem também o agendamento pela internet |  Foto: Leone Iglesias / AT

Municípios da Grande Vitória estão trabalhando para proteger a população da gripe e a vacinação contra essa enfermidade tem início nesta quinta-feira (21).

Na Serra, a ação estará disponível a partir das 12 horas desta quinta nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Feu Rosa, Jacaraípe, Valparaíso, Serra Dourada, Serra-Sede e Novo Horizonte, sem necessidade de agendamento.

Leia mais sobre Saúde

Às 18 horas, serão abertas vagas para quem deseja agendar o horário de vacinação no site.

É válido ressaltar que a ação é destinada a grupos prioritários como, por exemplo, crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; pessoas com ou acima de 60 anos; trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas.

Juliana Rocha, subsecretária de Gestão em Saúde da Serra, explicou que essa é uma campanha nacional de vacinação contra a influenza e vai até o dia 31 de maio. Ela afirmou também que, de início, o município recebeu 18.800 doses.

“Atendemos primeiro os grupos prioritários da campanha. Mas, à medida que acontece, a ação é aberta para outros públicos. Vacinamos de acordo com a orientação técnica do Estado”, explica.

Na capital, o agendamento para a vacinação abre nesta quinta às 14 horas e pode ser feito pelo site ou aplicativo Vitoria Online. Serão disponibilizadas 3.500 doses. A imunização terá início neste sábado (23), às 8 horas em 11 unidades de saúde.

Já em Cariacica, quem quiser se vacinar pode comparecer, neste sábado, à 17ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontecerá das 8h às 13 horas, na Rua das Camélias, nº 130, próximo ao antigo Centro de Controle de Zoonoses.

A imunização também estará disponível no Shopping Moxuara, das 10 às 17 horas.

Mellissa Fernandes, gerente da Vigilância em Saúde de Cariacica afirmou que, de início, 14.160 doses serão disponibilizadas. “A vacina é uma medida de prevenção importante contra as manifestações da doença”.

A profissional afirmou que a cobertura vacinal está em queda em todas as vacinas, o que é preocupante. No entanto, garantiu que Estado e município vêm atuando para garantir a proteção da população.


Fique por dentro

Serra

Nesta quinta-feira (21), a partir das 12 horas, sem necessidade de agendamento, as doses estarão disponíveis nas Unidades Regionais de Saúde (URS), de Feu Rosa, Jacaraípe, Valparaíso, Serra Dourada, Serra Sede e Novo Horizonte.

Às 18 horas serão abertas vagas para quem deseja agendar o horário de vacinação no site.

Cariacica

Haverá vacinação contra gripe durante a 17ª edição do Cariacica + Perto de Você neste sábado (23). A ação será das 8h às 13 horas, na Rua das Camélias, nº 130, próximo ao antigo Centro de Controle de Zoonoses.

Doses também serão disponibilizadas no posto de vacinação no Shopping Moxuara neste sábado e domingo (24) das 10 horas às 17 horas.

Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com sala de vacinação, a imunização será iniciada na segunda (25), das 7h30 às 15h30.

Vitória

O agendamento para a vacinação contra a gripe será aberto nesta quinta (21) às 14 horas e pode ser feito no site ou pelo aplicativo Vitoria Online.

A vacinação terá início neste sábado (23), às 8 horas, nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio, Maruípe, Praia do Suá, Conquista, Jardim da Penha, Santa Luiza, Ilha de Santa Maria, Ilha das Caieiras, Vitória e Bairro da Penha.

Vila Velha

Por nota, a prefeitura explicou que o Programa Estadual de Imunização (PEI) divulgou uma segunda remessa de doses que chegarão (17.910), mas ainda sem data confirmada.

Até o momento, o que o município tem são as doses da primeira remessa que serão destinadas às Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).

A coordenação do Programa Municipal de Imunização (PMI) estará reunido junto com a Subsecretaria de Saúde de Vila Velha para definir a estratégia a ser adotada para as doses que chegarão.

Quem pode se vacinar?

Grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a influenza é formado por:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas.

Também estão inclusas: pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Gripe

É uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.

Seus principais sintomas são febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo.

Há casos que podem evoluir com complicações, especialmente em pessoas com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos.

Fonte: Prefeituras consultadas e Ministério da Saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: