X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Saiba como conseguir isenção da taxa do Enem

Prazo para alunos do ensino médio pedirem isenção começou nesta segunda e vai até o próximo dia 26. Resultado sai no dia 13 de maio


Imagem ilustrativa da imagem Saiba como conseguir isenção da taxa do Enem
Página do Enem: saiba como conseguir isenção |  Foto: Divulgação / Jeane de Oliveira

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já pode ser feita na Página do Participante, no site oficial da prova.

O prazo para solicitar a isenção termina no próximo dia 26 e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023.

Leia mais sobre Educação

Tem direito a fazer o Enem de graça aqueles que estão matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública, quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para este último, é necessário que o participante tenha registro atualizado no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Gabriel Dias Belo, de 21 anos, atendente, vai solicitar a isenção da taxa. “Meu sonho é fazer Enfermagem. Espero conseguir uma bolsa com minha nota do Enem”, afirmou.

Neste ano, os estudantes da 3ª série do ensino médio de escola pública que fazem parte do programa Pé-de-Meia, além do direito de isenção da taxa de inscrição, terão direito ainda ao incentivo de R$ 200 caso compareçam aos dois dias de Enem 2024 (incluindo eventual reaplicação).

Além disso, o prazo também serve para aqueles que não compareceram aos dois dias de Enem em 2023 e precisam justificar a ausência. A justificativa é necessária caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.

O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 e o resultado da justificativa de ausência será publicado no dia 13 de maio, também pela Página do Participante.

O período de recursos dos resultados vai de 13 a 17 de maio e o resultado dos recursos será divulgado no dia 24 de maio.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Aqui no Espírito Santo, o Enem também é fundamental para programas como o Nossa Bolsa.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: