Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

WhatsApp: As 4 ações que nunca devem ser feitas no aplicativo

| 27/05/2020, 11:00 11:00 h | Atualizado em 27/05/2020, 11:13

Imagem ilustrativa da imagem WhatsApp: As 4 ações que nunca devem ser feitas no aplicativo
|  Foto: André Félix

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do globo, e cerca de 90 milhões no Brasil. Prestes a completar 11 anos desde o seu lançamento, o aplicativo é o mais utilizado no país. Desde o início, foi bem aceito devido às suas diversas funcionalidades e aos custos desproporcionais cobrados pelas demais mensagens do tipo SMS, que possuem, inclusive, limitação de 160 caracteres por mensagem.

Atualmente, o WhatsApp é utilizado no país por todas as faixas etárias e para as mais diversas finalidades de comunicação. O que poucos sabem, é que o aplicativo também é a plataforma de Internet mais utilizada pelos golpistas e outros criminosos.

Nessa edição, vamos alertar sobre as 4 ações que nunca devem ser realizadas ao utilizar o aplicativo e, assim, diminuir consideravelmente as possibilidades de cair em golpes ou outras armadilhas criadas pelos criminosos de plantão.

Não responda mensagens que peçam códigos de confirmação

Essa tem sido a forma mais comum que criminosos têm utilizado para sequestrar perfis de terceiros e aplicar golpes em pessoas da lista de contatos da vítima, o famoso golpe do amigo solidário. Além de não fornecer códigos de confirmação, é imprescindível efetuar a verificação em duas etapas.

Na parte de configurações do aplicativo, clique na opção “Conta” e depois em “Confirmação em duas etapas”. Crie uma senha de 6 dígitos, guarde em um local seguro na sua memória biológica e não compartilhe com ninguém, em nenhuma hipótese.

Desative os downloads automáticos do WhatsApp

Uma prática de milhares de usuários, que tem deixado o dispositivo vulnerável, é permitir download automático por meio do aplicativo. Essa configuração facilita a ação de criminosos na instalação de códigos maliciosos em seu dispositivo e obtenção do controle remoto total do aparelho.

Para bloquear essa brecha, em configurações do WhatsApp, selecione a opção “Uso de Dados e Armazenamento”, depois em “Download Automático de Mídia” e desabilite o salvamento automático de fotos, áudio, vídeos e documentos.

Vale ressaltar ainda que, nunca clique em links ou faça download de arquivos enviados por desconhecidos, a probabilidade de se tratar de uma armadilha virtual é muito grande.

Evite usar o WhatsApp quando estiver ligado a redes públicas

O uso de redes Wi-Fi públicas ou de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, cibercafés, na maioria das vezes, representa risco ao seu dispositivo, pois essas redes não possuem um alto padrão de segurança. Além de evitar utilizar essas redes e, principalmente, é melhor não digitar senha quando estiver conectado em redes não confiáveis.

Recomenda-se também evitar o uso do WhatsApp, pois a criptografia ponto a ponto do aplicativo apenas protege o tráfego da mensagem, depois que ela chega ao seu dispositivo as mensagens já podem ser visualizadas por um suposto hacker que esteja utilizando a mesma rede Wi-Fi compartilhada.

Ao desfazer-se do seu smartphone, apague todos os dados do WhatsApp

O WhatsApp tem se tornado a principal forma de comunicação, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Assim, a pessoa que tiver acesso ao seu perfil do aplicativo tomará conhecimento de detalhes da sua vida, com quem você se comunica e o conteúdo dessa comunicação. Portanto, é preciso proteger nosso perfil dos bisbilhoteiros de plantão.

Duas dicas valiosas para isso: a primeira, tome o cuidado de apagar todas as conversas ao se desfazer do aparelho, ao migrar para um dispositivo novo. A outra dica diz respeito à senha do aparelho.

Hoje, boa parte da nossa vida pessoal e profissional está armazenada nesses aparelhos, desse modo, a senha de acesso é fundamental para proteger essas informações, para os casos de perda, furto ou roubo dos smartphones.

A observação dessas dicas formam o arcabouço mínimo para o uso, com segurança, dessa imprescindível plataforma de comunicação, em tempo real. Com o desuso do e-mail, o WhatsApp ganha, cada vez mais, um papel importante em nossa vida, é de longe, atualmente, a principal fonte de comunicação do brasileiro. Portanto, para desfrutar suas funcionalidades e economicidade é preciso dar uma atenção especial ao quesito segurança e, nesse sentido, utilizar a plataforma sem correr os riscos implícitos do ambiente digital.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: