Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Viva São João!

| 26/06/2020, 06:45 06:45 h | Atualizado em 26/06/2020, 07:02

Olha a barriga! É mentira. Junho acabando, julho se iniciado, mas as festas juninas para muitas famílias se estendem até agosto, não é mesmo? Na minha família, por exemplo, é assim. Paçoca, pé de moleque, canjica, cuscuz... Eita que São João vem recheado de comidinhas gostosas para nos tentar, né?

Oh! Mesmo em isolamento social não podemos deixar passar em branco. Junte a família para um piquenique na varanda ou um delicioso café da tarde, com direito a bandeirolas e roupas coloridas.

Mas Nutri e a dieta? Calma! Para poder aproveitar o momento sem se desviar do ritmo da alimentação saudável, é preciso estar atento aos quitutes mais famosos e fazer as escolhas certas, ou no mínimo, moderar o consumo.

Dentre essas opções deliciosas e quase irresistíveis, existem algumas formas de tornar as receitas mais magrinhas para não sairmos tanto assim da linha. Veja algumas dicas:

- A tapioca é uma delícia, mas em festas normalmente os recheios são bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magrinhos ou frutas, por exemplo.

- A espiga de milho possui poucas calorias e é uma ótima aposta. O ideal é evitar a manteiga, uma vez que o valor calórico aumenta bastante e cuidado com o sal.

- A pipoca também pode receber uma versão light. Coloque 1/2 xícara (chá) de milho com duas colheres de água em um recipiente alto, cubra com plástico filme e faça buraquinhos com o garfo no plástico. Leve ao micro-ondas por aproximadamente seis minutos em potência alta. Essa receita rende três porções e possui apenas 88kcal.

- O arroz-doce não pode faltar. Ele pode ser feito com arroz integral. Ou que tal adicionar uma colher de sopa de chia à porção para enriquecer a dose de fibras?
Pegue papel e caneta e anote uma receita deliciosa! Afinal, como tudo evolui, o que é tradicional pode ser melhorado, ou melhor, emagrecido, e sem perder nada em sabor.
A receita a seguir rende cinco porções.

Ingredientes

- 3 claras, 1 ovo inteiro, 1 ½ xícara (chá) de leite desnatado, ¼ de xícara (chá) de açúcar de coco ou demerara, 2/3 xícara (chá) de arroz cozido sem tempero, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 2 colheres (sopa) de damascos secos picados ou uvas-passas, ¼ colher (chá) de canela em pó, e ¼ colher (chá) de raspas de laranja.

Modo de preparo

Em uma tigela, junte as claras, o ovo, o leite. Misture também o açúcar e a baunilha. Bata até misturar bem, mas não faça espuma. Acrescente o arroz, os damascos, a canela e as raspas de laranja. Coloque cinco ramequins em uma assadeira. Divida o creme entre eles. Despeje água fervente na assadeira. Leve-a ao forno a 160ºC por 40 minutos. Mexa na metade do tempo. Sirva quente ou gelado, decorado com raspas de laranja.

As demais guloseimas devem ser consumidas com moderação. E se nada disso funcionar e você extrapolar no São João, volte à dieta no dia seguinte. Não deixe que o escorregão lhe desmotive. Foque novamente em seus objetivos que os resultados incríveis são mais satisfatórios que a jacada!  
Bom final de semana e até sexta que vem.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: