X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2020

Vidigal: “Unidades de saúde vão funcionar até as 20 horas”


Imagem ilustrativa da imagem Vidigal: “Unidades de saúde vão funcionar até as 20 horas”
Vidigal: “Estou preparado para fazer a Serra dar um salto para o futuro” |  Foto: Assessoria PDT

Candidato a prefeito da Serra, o médico psiquiatra Sérgio Vidigal tem 63 anos e, atualmente ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados, como representante do Estado. Caso seja eleito, ele afirma que vai implantar o agendamento on-line de consultas e ampliar a Guarda.

Nascido em Vitória, Vidigal começou seu caminho na política no dia 11 de julho de 1988, quando decidiu ser militante do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Atualmente, ele é presidente regional da sigla.

Ainda em 1988, venceu sua primeira eleição para vereador da cidade da Serra para o exercício de 1989/1992. Ele também atuou como Subsecretário do Estado da Saúde em 1993. Em 1994, foi eleito Deputado Estadual.

Dois anos depois (1996), foi eleito para o seu primeiro mandato de Prefeito da cidade da Serra – município da Região Metropolitana do Espírito Santo e que representa o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Em 2000, foi reeleito no primeiro turno com 86% dos votos válidos da cidade.

No final do seu mandato, Sérgio Vidigal conquistou uma aprovação popular de 94%. Em 2006, candidatou-se a Governador do Espírito Santo. Em 2007, atuou como titular da Secretaria de Políticas Públicas e Emprego, no Ministério do Trabalho, em Brasília.

Em 2008, novamente participou das disputas eleitorais como candidato a Prefeito da Serra, vencendo com 94,21% dos votos válidos, em primeiro turno, sendo o mais votado do País.

Atuação como parlamentar

Em 2014, disputou vaga na Câmara dos Deputados, sendo eleito o deputado mais votado do Espírito Santo com 161.744 votos. Somente na Serra foram 96.968 votos.

Na Câmara, Sérgio Vidigal é membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família. Também é suplente na Comissão de Educação, da Comissão de Minas e Energia, da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Comércio Indústria e Serviços, e da Comissão Especial do Pacto Federativo.

Além disso, atua em comissões especiais como do Teto Remuneratório de salários nos Três Poderes, PL 6726/16, e da Lei das Agências Reguladoras, PL 6621/2016.

Vidigal ainda é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo às Energias Renováveis e Coordenador da Comissão Externa destinada a acompanhar e fiscalizar os fatos relativos à retomada da obra viária do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, Grande Vitória, ES.

As mais recentes conquistas no seu mandato foram: a sanção da Lei 13.505/2017, de sua autoria, que aprimora o atendimento a mulheres em situação de violência. E também é de autoria do deputado a Lei 13.617/2018, reconhecendo o município de Santa Teresa, no Espírito Santo, como percursor da imigração italiana no Brasil.

Entre outras matérias aprovadas nas Comissões temáticas da Câmara dos Deputados e destinação de recursos para o Estado do Espírito Santo, que estão disponíveis no site: www.sergiovidigal.com.br

Em 2018, foi reeleito para o segundo mandato com 73.030 votos, sendo 46.504 na Serra. A seguir, suas propostas:


Vamos implantar o agendamento on-line de consultas e ampliar a Guarda


O que a Serra tem de melhor e em que precisa avançar?

A Serra é a segunda maior economia do Espírito Santo e tem um potencial enorme de crescimento. Sua posição geográfica e suas facilidades logísticas fizeram com que se tornasse, na minha gestão, um dos mais significativos polos de negócios do Estado e a quarta cidade que mais cresceu no país.

Mas a cidade parou no tempo. Para mudar isso, a Serra precisa de boa gestão e de um prefeito preparado, que tenha capacidade e liderança para buscar parcerias com os governos estadual e federal. A Serra precisa avançar no serviço digital.

Hoje os serviços da prefeitura parecem da Idade da Pedra. Não há serviços digitais, na palma da mão. Eu estou preparado para fazer a Serra ter um novo salto de qualidade e melhorar a vida das pessoas.

Qual será sua primeira grande ação, ainda nos 100 iniciais dias de governo?

São várias. A primeira grande ação vai ser montar uma boa equipe, preparada, sem amadorismo. Os tempos são difíceis e exigem preparo. Queremos criar uma nova estrutura administrativa, avaliando a redução do número de secretarias e aplicando de forma mais eficiente o dinheiro público.

Também vamos tirar a Serra do atraso e vamos utilizar ferramentas tecnológicas na gestão. Vamos iniciar, por exemplo, os processos para oferecer a marcação de consultas on-line. Isso vai facilitar e muito a vida do morador da Serra. A Saúde, a Segurança e a geração de empregos serão prioridades e eu vou cuidar pessoalmente desses temas no meu gabinete.

A Guarda Municipal vai ser fortalecida e desde o primeiro dia de gestão vamos adotar medidas para oferecer mais oportunidade de emprego e renda para as famílias da Serra.

Quais investimentos em infra-estrutura pretende fazer? (escolas, mobilidade, saúde, guarda, cultura...)

O melhor investimento que vamos fazer é melhorar a vida das pessoas. Vou fazer uma gestão para as pessoas. Para isso, a educação é fundamental. Temos como meta colocar todas as crianças de 0 a 3 anos com a garantia de vagas nas creches e garantir a oferta de tempo integral no ensino fundamental em 50% das escolas.

Na Saúde, vamos equipar e melhorar o atendimento nas unidades que já existem. Vamos também fazer com que as unidades de saúde funcionem até às 20 horas e com mais exames e especialidades. É um absurdo que hoje um trabalhador não tenha acesso a esse atendimento ampliado.

Também vamos permitir o funcionamento nos fins de semana , que hoje não existe. Além disso, vamos avançar e implantar o Agendamento Online de consultas. Na Segurança, uma das prioridades será o fortalecimento da Guarda Municipal.

Parece brincadeira: hoje a Serra tem apenas 90 guardas municipais. Vamos ampliar esse efetivo para até 300 profissionais. Outra medida será a implantação do cerco eletrônico de segurança para diminuir os crimes contra o patrimônio.

As políticas públicas para as mulheres também serão prioridade. Hoje a violência contra a mulher cresceu muito. Precisamos falar sobre isso e oferecer acolhimento e conscientização. Meu governo será para todos, mas as mulheres certamente estarão na minha lista de prioridades.

Na Cultura, tão importante para uma cidade como a Serra, vamos reativar a Lei Chico Prego. Além disso, a geração de empregos será prioridade. Vamos promover parcerias para ampliar as linhas de crédito e limpar o nome do empreendedor que hoje não consegue financiamento.

Serra já foi a 8º cidade do país com mais moradores em áreas de risco. Como resolver os problemas de deslizamentos de terra?

Boa gestão e experiência administrativa são essenciais. Vamos fortalecer nosso departamento de regularização fundiária e promover o remanejamento de famílias que moram em áreas de risco, fazendo parcerias para construção de casas populares . Nós vamos criar o Departamento de Gestão de Riscos e Desastres.

Como fazer para ampliar o atendimento nas unidades básicas de saúde e diminuir a fila por exames e consultas?

Enfrentar filas é algo desumano para quem está doente ou com parentes acamados. Para ampliar e agilizar o atendimento, vamos fazer com que as unidades de saúde funcionem até às 20 horas e com mais exames e especialidades. E com marcação de consultas online para a melhoria da eficiência e da logística dos pacientes.

Vamos implantar o Consultório de Rua para ampliar a rede de acolhimento e serviços à população de rua. E colocar em prática a Telemedicina na Serra, que são consultas e análises de exames de forma online para agilizar o diagnóstico.

Neste mesmo caminho, queremos realizar o Programa de Assistência Domiciliar para atender aos serranos que têm dificuldade de locomoção. Na pandemia, eu continuei trabalhando e atendendo de forma voluntária.

Eu sei as dificuldades que as famílias passam e, com experiência e boa gestão, vamos trabalhar para melhorar a saúde na Serra.

A Serra já foi o município com maior taxa de homicídios do Espírito Santo. Como a guarda pode ajudar a PM a diminuir a insegurança?

Vamos fortalecer e encorpar a Guarda Municipal armada para ampliar a eficiência do controle nas ruas. Não é possível que a Serra do tamanho que é tenha apenas 90 guardas civis municipais. E essa guarda fica localizada apenas em locais de grande visibilidade urbana.

Queremos uma guarda para dentro das comunidades carentes, ou seja, uma guarda civil comunitária. Vamos realizar também um novo concurso público para a guarda, melhorar os salários e chamar os que passaram no concurso anterior, mas que ainda não foram convocados.

Queremos também uma cidade melhor iluminada com iluminação LED + WiFi + Sistema de videomonitoramento com fibra ótica para reforçar a vigilância em todos os bairros. Será implantado o “Botão do Pânico” para as mulheres contra a violência doméstica, acionando a Guarda Municipal Comunitária.

E contra o roubo de veículos, teremos o Cerco Eletrônico de Segurança para aumentar o controle das vias monitoradas. Além disso, vamos planejar junto ao Governo do Estado o aumento do número de policiais civis e militares na cidade.

A insegurança envolvendo usuários de drogas nas ruas dos bairros tem aumentado, inclusive com incidentes de violência. Como pretende lidar com o problema?

A droga é um desafio social. Vamos trabalhar com parcerias para oferecer redes de acolhimento e tratamento. Além disso, vamos investir na educação, no empreendedorismo, na cultura e no esporte para oferecer alternativas e um novo futuro para nossos jovens.

Qual será sua política de governo em relação aos servidores municipais. Prevê concursos?

Nós vamos trabalhar para valorizar os servidores públicos, estabelecendo um plano de metas e resultados. Quando o servidor público se sente valorizado, os serviços públicos funcionam melhor. Concursos serão realizados de acordo com a receita do município.

O que o senhor pensa do governo Bolsonaro e como será a relação com Brasília?

Nós precisamos de um prefeito com liderança política e capacidade de diálogo e articulação para atrair mais investimentos para a Serra. O despreparo prejudica a nossa cidade. Eu sou deputado federal e já tenho uma boa interlocução com o governo federal e também com o governo do Estado.

Eu sei onde buscar recursos e parcerias. Vou ampliar essa articulação para conseguir mais obras e investimentos que vão dar um novo salto de qualidade na Serra. Vamos fazer a nossa cidade voltar a ser feliz, vamos trazer um caminho seguro para nossa cidade, sem amadorismos , sem maquiagem.

Com liderança e preparo tenho certeza de que vamos conseguir bom trânsito em Brasília e também com o governo estadual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: