X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

VÍDEO | Médica escreve rap sobre prevenção da gravidez na adolescência


Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Médica escreve rap sobre prevenção da gravidez na adolescência
Médica Sylvia do Val Bahiense |  Foto: Divulgação

Instituída em janeiro deste ano, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, tem o objetivo de levar informação e reflexão sobre o assunto nas escolas, unidades de saúde, e entre as famílias.

A data definida pela Lei 13.798 foi de 1º a 7 de fevereiro, mas as ações voltadas para a conscientização acontecem durante todo o mês.

Pensando em passar uma mensagem na linguagem dos adolescentes, a pediatra com especialidade em ginecologia infanto puberal Sylvia do Val Bahiense escreveu um rap e passou a divulgar a música nas palestras que ministra.

A inspiração para a letra surgiu de uma expressão usada pelo filho mais novo da médica. “Quando eu monto as palestras, eu levo meus filhos e eles ficam perto de mim. A mais velha me ajuda com o computador e o mais novo é uma figura. Numa dessas tardes, o menor falou um bordão superengraçado. Eu guardei aquilo e disse: ‘um dia eu ainda vou fazer uma música com esse bordão’.”

A letra ganhou ritmo, batidas e voz. “Chamei meu amigo de infância Marcos Ribeiro Santos, que tem uma produtora. Nós fizemos um script, ele colocou o ritmo e cantou para mim”, disse Sylvia.


A pediatra aproveitou a data para lançar a música. “Fevereiro é o mês da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência e setembro é o mês que tem o Dia do Adolescente. São duas datas ótimas para a gente trabalhar com adolescentes e trabalhar com prevenção. Então surgiu a ideia de fazer uma música parta atingir o público adolescente, falar a linguagem deles”.

A médica ressalta a importância do diálogo e das medidas de prevenção da gravidez precoce. “Desde 2006 eu faço muita palestra em escolas e trabalho muito com prevenção de gravidez na adolescência. Fico muito preocupada porque a gravidez na adolescência é ainda um grande problema de saúde pública no Brasil. A cada 20 mulheres que engravidam, 4 são geralmente são adolescentes. Então, a gente tem que trabalhar com prevenção e se preocupar muito com isso”.

Com a música, a pediatra pretende a mensagem alcance o maior número de pessoas possível. “Espero que os adolescentes, os pais, os educadores e profissionais de saúde possam usar no seu trabalho. O importante é a gente lembrar que tudo tem sua hora, tem seu tempo e que cada um tem que trabalhar com respeito e responsabilidade”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: