VÍDEO | Idoso de 104 anos recebe alta após se curar da Covid-19 em Linhares
Escute essa reportagem
Foram 15 dias internado para uma intensa luta pela vida, após ser diagnosticado com a Covid-19. No entanto, aos 104 anos, José Barcelos Rangel pode dizer que é mais um dos pacientes no Estado que superou o coronavírus.

José estava internado no Hospital Geral de Linhares (HGL), em Linhares, no Norte do Estado, e surpreendeu a todos os profissionais de saúde. Ele teve alta da unidade na manhã desta terça-feira (4) e agora figura entre os mais velhos a vencer a doença no Espírito Santo.
E superar a doença já depois de centenário é motivo de orgulho e comemoração para o idoso, a família dele e a equipe que o acompanhou no hospital. Por essa razão, a saída do HGL foi celebrada com balões brancos espalhados pelo corredor e aplausos simbolizando a felicidade dos profissionais que cuidaram de José
A alta na manhã desta terça-feira (4) acontece 15 dias após uma idosa de 109 anos, Onória Maria Velber, também ser curada da Covid-19 após mais de 15 dias também internada no HGL.
E tamanha surpresa não é à toa, a julgar a idade avançada do morador do bairro Conceição e o tempo de batalha que ele travou contra a enfermidade: todos os 15 dias de convalescença, foram na Enfermaria Covid-19 do HGL. O diagnóstico era preocupante já que José Barcelos é portador de Alzheimer.
O médico que cuidou do idoso, Bruno Simões, explica que ele chegou ao hospital com sintomas da doença que foi confirmada após a realização dos exames. Bruno ressalta que o paciente é acamado, chegou ao HGL com muita tosse e saturação baixa.
A recuperação para o médico foi uma vitória. "Ele foi internado em julho e necessitou de oxigênio contínuo. Levou muita apreensão em toda a equipe, porque a gente achou de fato que ele não suportaria, tamanha a gravidade do quadro. Para nossa surpresa e felicidade, ele, depois de 15 dias, está indo para casa", comemora o médico.

Para os familiares do idoso, sua recuperação foi um milagre.
"Primeiramente, eu agradeço a Deus, porque eu considera a cura do meu avô um milagre realmente, à equipe do Hospital Geral de Linhares e também a todos os familiares e amigos, que se uniram em corrente de oração", descreve a neta Ivânia Barcelos Carvalho, que é técnica de enfermagem.
O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, por sua vez, atribuiu a recuperação do idoso a um esforço conjunto dos profissionais de todas as áreas do hospital.
"Hoje é dia de festa para toda a equipe do Hospital Geral de Linhares e, é claro, para o Senhor José Barcelos Rangel e sua família. Desde o seu internamento, se passaram 15 dias de muita luta, dedicação e fé. Hoje, em clima de comemoração e de muita emoção, ele finalmente volta para casa curado. O esforço e a dedicação dos profissionais de todas as áreas do HGL vêm fazendo a diferença nesta luta contra o coronavírus", celebra
Comentários