X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vacinação contra a gripe agora está aberta para todos os públicos


Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra a gripe agora está aberta para todos os públicos
Mais de 119 mil pessoas foram imunizadas contra gripe em Vitória |  Foto: André Sobral/PMV

As prefeituras da Grande Vitória liberaram doses de vacinas contra a influenza para o público em geral, e não apenas para os grupos prioritários. Cada município vai disponibilizar um número de doses remanescente da campanha de vacinação contra a gripe que estarão disponíveis para toda a população, enquanto durarem os estoques, nas unidades de saúde de cada cidade.

Vitória liberou 30 mil doses, nesta terça-feira (30). A permissão aconteceu pouco mais de três meses após o início da campanha, que foi prorrogada e, que tinha como objetivo alcançar o grupo prioritário, abrangendo idosos e crianças, por exemplo. Vila Velha e Cariacica e Serra também ampliaram a vacinação para toda a população.

Vitória

A aplicação das vacinas acontecerá no período matutino, a partir desta quarta-feira (1). Depois de 99 dias de campanha de vacinação contra a gripe em Vitória, a ação terminou com 119.500 pessoas imunizadas. Esse número corresponde a 94% do total do público-alvo, porcentagem acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para os municípios: 90%.

Este ano, por conta da pandemia, a campanha aconteceu em unidades da rede municipal de ensino, por serem locais mais abertos e para evitar a circulação de muitas pessoas nas unidades de saúde.

As vacinas foram dadas apenas para quem agendava seu horário, com o objetivo de evitar aglomerações. Também com o objetivo de evitar aglomerações, a campanha deste ano inseriu os grupos prioritários para vacinação de forma gradual, em três etapas.

Como agendar
Para marcar a imunização, basta acessar o endereço agendamento.vitoria.es.gov.br, clicar na categoria "Saúde" e depois selecionar o serviço "Vacinação Influenza – População Geral". Também é possível agendar pelo aplicativo Vitória Online.

"O sistema foi configurado para que possamos imunizar todos sem filas, sem aglomerações e em segurança", afirma a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Acesse aqui para saber os locais de vacinação.

Vila Velha

Um estoque de 31.500 doses de vacina contra a gripe influenza estará à disposição para imunização do público em geral, a partir desta quarta-feira (1), nas unidades de saúde de Vila Velha, exceto Prainha e Jardim Colorado.

As salas de vacinas nas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h30, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já recomendou aos gerentes que adotem medidas que evitem aglomeração de pessoas nesses locais.

A Semsa renova o apelo no sentido de que gestantes, puérperas e, notadamente, crianças de 6 meses e menores de 6 anos, compareçam às unidades de saúde em nova tentativa de atingir a meta de cobertura vacinal.

Esses grupos prioritários estão com índices insatisfatórios na cobertura vacinal, variando entre 50% a 64%, aquém da meta de 90% definida pelo Ministério da Saúde.

É importante que seja apresentado o cartão de vacinação das crianças no ato da imunização.

Cariacica

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou nesta terça-feira (30). No município, foram aplicadas 88.629 doses, o que corresponde a 78,48% da cobertura vacinal. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era vacinar 90% do público-alvo da campanha.

A vacinação teve início no dia 23 de março. Entre o público prioritário distribuído nas três fases da campanha, os idosos compareceram em grande quantidade, atingindo o percentual de 123,15%. No total, foram 39.176 doses aplicadas neste grupo.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que mesmo com o final da campanha nacional, a partir desta quarta-feira (1), a Semus passará a oferecer a vacina para os grupos prioritários e também, para o público em geral, até a finalização do estoque de doses.

A vacina será aplicada nas unidades de saúde de Porto de Santana, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha II, Cariacica Sede, Santa Fé, Santa Bárbara, Itaquari, Bela Aurora, Rio Marinho, Novo Brasil, Jardim Botânico e Bela Vista.

O horário de atendimento para a vacinação é das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Serra

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou oficialmente no dia 30 de junho, entretanto houve um remanescente de vacinas que contemplarão a população em geral e prioritariamente os grupos de risco.

De acordo com a prefeitura da Serra, todos os postos de vacinação da Serra continuam vacinando, enquanto durar o estoque.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: