Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

União para apontar o caminho

| 15/01/2021, 07:47 07:47 h | Atualizado em 15/01/2021, 07:53

O relógio marcava pouco mais de 17 horas, de ontem, quando o governador Renato Casagrande (PSB) compartilhou em seu Twitter que estava disponibilizando, da rede pública do Estado, 30 leitos de UTI para pacientes do Amazonas.

Menos de 20 minutos depois, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), também usou a rede para oferecer mais 30 leitos para pacientes não graves. Às 18h30, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), também se colocou à disposição.

Os anúncios viralizaram e somaram-se a outras iniciativas de políticos, influenciadores digitais, plataformas de vaquinha online, numa tentativa de amenizar a situação caótica de Manaus, sem oxigênio para atender os pacientes de Covid.

Em tempos de crise, a união e a solidariedade fazem a diferença e revelam quem são os líderes capacitados para apontar o caminho. Uma fagulha de esperança para tempos sombrios.

Remoção pela FAB
Antes do governador Renato Casagrande anunciar a disponibilização dos leitos de UTI, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, conversou com o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, e com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a oferta dos leitos. A ideia é que aviões da FAB façam o transporte dos pacientes ao Estado.

Até o fim do mês, sai
Questionado sobre quando fecharia seu time de secretários, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, não marcou um dia D, nem uma hora H, mas disse que até o final deste mês (janeiro) todos os secretários devem ser nomeados. Ele disse também que está em estudo a fusão de secretarias, mas não adiantou quais. Hoje, quatro pastas estão sem titulares.

Ivan Carlini magoado
A Câmara de Vila Velha devolveu, na quarta-feira, R$ 1,8 milhão à prefeitura de sobra de caixa de 2020. O recurso foi economizado pelo ex-presidente Ivan Carlini, que não foi convidado e nem citado no ato de devolução, o que o deixou magoado. Ele abriu mão de devolver o recurso no ano passado para deixar para o novo prefeito.

Projeto troca multas por vacinas
O vereador de Vitória Armando Fontoura protocolou projeto que substitui as multas ambientais de empresas poluidoras no Estado pela compra de vacinas e insumos no combate à pandemia de Covid.
Para ser votado logo, Armando entrou com pedido de urgência a ser votado na sessão extraordinária da próxima segunda-feira – marcada para o 2º turno da reforma previdenciária.

“Estamos ampliando a Lei da Ficha Limpa”
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, disse que o decreto que obriga os servidores comissionados a apresentar certidões de antecedentes criminais é uma ampliação da Lei da Ficha Limpa. “Estamos ampliando a Lei da Ficha Limpa que, na prática, não era cumprida”. Ele explicou que quem ocupa funções gratificadas (de chefia) também vai passar pelo mesmo pente-fino. “É complicado, por exemplo, manter na gestão pública alguém que responde por peculato”.

Galeria

Economia em Anchieta
O presidente da Câmara de Anchieta, Edinho Edmais, apresentou um decreto e um projeto para reduzir custos na câmara e economizar R$ 1 milhão ao ano. No decreto, ele suspende as funções gratificadas e no projeto, que ainda será votado, reduz cargos comissionados e salários.

Primeiro projeto
O vereador de Vitória Leandro Piquet protocolou projeto que pune receptadores de fios de cobre furtados. Quem for flagrado vendendo fios sem origem comprovada pode ter o comércio fechado, a não ser que indique de quem comprou o produto.

Subiu o tom de vez
O senador Fabiano Contarato não tem economizado nas palavras e ontem chamou a Câmara Federal de omissa por nada fazer contra Bolsonaro.

Cargos x emendas na Ales
Nos bastidores, seriam o que estão em jogo na eleição da Mesa Diretora.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: