X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Um jardim de orquídeas a céu aberto


Imagem ilustrativa da imagem Um jardim de  orquídeas a céu aberto
O corretor de imóveis André Rato foi o primeiro a levar as suas orquídeas para a rua, no bairro Mata da Praia |  Foto: Dayana Souza/AT

Com a urbanização das cidades, a natureza foi perdendo espaço. Para transformar esse cenário, moradores estão plantando flores e mudando o visual dos bairros.

Orquídeas estão entre as diferentes plantas que podem ser vistas em alguns bairros de Vitória. Na Mata da Praia, por exemplo, há um jardim a céu aberto por todo o bairro.

A ideia de plantar as orquídeas nas árvores veio do corretor de imóveis André Rato, 51, há três anos. Ele conta que, na infância, via os cuidados de sua mãe e sua avó com as flores, e sempre gostou de ter orquídeas em casa.

“Depois que me mudei para um apartamento, tinha 40 orquídeas de diferentes espécies, mas elas não estavam muito legais, e decidi colocar na rua. As pessoas foram vendo e gostando, e começaram a me perguntar se daria certo. Eu falei que cada uma poderia trazer a sua, e virou uma campanha superpositiva”, relatou.

“Vi que faltava um pouco de cor, de harmonia no bairro. Comecei a plantar as orquídeas e teve uma interação maior entre as pessoas. Os moradores vinham à rua tirar foto e acabavam se conhecendo”.

Com a campanha, o bairro chegou a receber o plantio de mais de mil orquídeas. “No começo deste ano, tivemos a felicidade de ter o apoio da Vale, que nos deu mais mil orquídeas. Passamos para duas mil flores”, salientou.

Em Mata da Praia, é possível encontrar orquídeas de diferentes espécies e cores, sendo a mais comum a Phalaenopsis, segundo André. Para cuidar das flores, o corretor conta com a ajuda dos moradores e jardineiro da prefeitura.

“Quanto à questão de segurança, fiz uma campanha com os porteiros dos prédios, moradores e vigilantes de rua do bairro, que ajudam a vigiar. É envolvimento de toda a comunidade”.

Em Santa Martha, também na capital, há diversas plantas pelo bairro, projeto iniciado em 2016 pelo vigilante Manoel Correia Filho, o Niel, 43.

“O Projeto Popular nos ajudou a desenvolver o trabalho e conseguimos acabar com mais de 50 pontos viciados de lixo. Já fizemos em diversos bairros, como Itararé, Bonfim e Alagoano”.

Imagem ilustrativa da imagem Um jardim de  orquídeas a céu aberto
Manoel Correia diz que as plantas ajudaram a acabar com pontos de acúmulo de lixo em Santa Martha |  Foto: Dayana Souza/AT

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: