X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Trombose depois de Covid pode até matar


Imagem ilustrativa da imagem Trombose depois de Covid pode até matar
Corassa: “Substâncias inflamatórias aumentam o risco da trombose” |  Foto: Dayana Souza/AT

Manter acompanhamento com um cardiologista, não deixar de tomar remédios anticoagulantes durante o tratamento e ter hábitos saudáveis, como beber bastante líquido, são alguns dos cuidados que pessoas que tiveram trombose depois da Covid-19 devem ter.

A trombose é uma doença que forma coágulos de sangue, também chamados de trombos, em veias ou artérias de qualquer parte do corpo. Dependendo da gravidade, pode levar à morte.

Apesar de os sintomas variarem, os mais comuns são dor no local do coágulo, inchaço e vermelhidão.

Até o momento, sabe-se que o novo coronavírus é uma doença inflamatória e aumenta a chance de formação de trombos. Algumas pessoas desenvolvem a trombose durante a infecção, e outras, até um mês depois de terem se curado.

“Existem algumas substâncias inflamatórias, que são liberadas logo no começo da infecção do vírus, que aumentam o risco da trombose”, explicou o cirurgião vascular José Marcelo Corassa.

O médico alertou que pessoas que já tomam remédios para hipertensão ou doenças cardiovasculares devem continuar com a medicação e o acompanhamento com um especialista, mesmo após o diagnóstico do novo coronavírus.

Para o cirurgião vascular Brenno Seabra, o fato de muitos pacientes com Covid-19 ficarem acamados e beberem pouco líquido aumenta o risco de desenvolverem a doença.

Ele explicou que o tratamento da trombose irá depender da gravidade. “A trombose pode levar à morte. Se esse coágulo entrar na corrente sanguínea, pode ir parar no pulmão, o que dificulta o sangue a chegar ao pulmão, e pode causar a embolia pulmonar”, disse.

O cardiologista e cirurgião cardiovascular Melchior Luiz Lima pontuou que, em alguns casos, a trombose pode ser o primeiro sintoma da Covid-19.

“Já houve casos de pessoas terem AVC (acidente vascular cerebral) ou infarto e esses serem os primeiros sintomas”.

Melchior afirmou que o indivíduo com a doença pode ter vários trombos ao mesmo tempo, em diferentes lugares do corpo. “Quanto mais trombose, mais perigosa”.

“Pessoas que já tiveram trombose têm predisposição a tê-la novamente. Essas pessoas devem tomar cuidados redobrados”, ressaltou o médico.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: