X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Testes rápidos de covid-19 em casa começam na quarta


Imagem ilustrativa da imagem Testes rápidos de covid-19 em casa começam na quarta
|  Foto: Divulgação/ Josué Damacena (IOC/ Fiocruz)

Os testes rápidos em moradores de 27 cidades do Espírito Santo começam nesta quarta-feira (13). A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande informou em pronunciamento pelas redes sociais, na noite desta segunda-feira (11). Esses exames permitem saber em 15 minutos se a pessoa já foi infectada pelo vírus.

Havia expectativa de que essa testagem para elaborar o Inquérito Sorológico sobre a covid-19 no Estado começasse no último domingo (10), porém houve um atraso e a data precisou ser remarcada, já que a equipe com mais de 500 profissionais ainda está em treinamento.

Segundo o governador, essa capacitação acontece até a terça-feira (12).

“Vamos buscar uma amostra significativa de mais de 5 mil pessoas para saber quantos capixabas tiveram a covid-19. Muitas pessoas tiveram o contato com o vírus e nem sabem porque em algumas delas o vírus não manifesta sintomas”, explicou Casagrande, ressaltando que até 6.500 moradores podem ser testados em cada etapa.

Entre quarta e sexta-feira (15), os técnicos vão testar pessoas nas cidades de Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Depois os testes também serão iniciados em Baixo Guandu, Viana, Santa Maria de Jetibá, Sooretama, Conceição da Barra, Iúna, Ecoporanga e Marataízes.

O resultado do teste sai em cerca de 15 minutos. De acordo com o governo, serão feitos por sorteio em algumas casas do Estado e servirão para saber qual parcela da população já está imune ao novo coronavírus e assim ajudar o governo na tomada de estratégias.

Um membro de casa residência será testado e a escolha é por sorteio. Se der positivo – isto é, que já tem anticorpos para Covid-19 – os outros moradores também serão testados.

Serão feitos de 14 em 14 dias. Não é possível se candidatar para a testagem, que usará critérios censitários do IBGE e acontecerá de forma aleatória.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: