Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Sucessão no Congresso preocupa o Supremo

| 22/06/2020, 07:26 07:26 h | Atualizado em 22/06/2020, 08:18

Quem conhece bem as relações entre Supremo e Congresso diz que, neste momento, a maioria da Corte sonha em ter Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre no comando da Câmara e do Senado, respectivamente, também a partir de fevereiro de 2021.

Por quê? Por entender que ambos têm conduzido as Casas com a moderação, a responsabilidade e a autoridade exigidas pelos tempos atuais. Há também um fator preocupante: ainda não surgiram alternativas “confiáveis” de sucessão à dupla do DEM, principalmente na Câmara, onde o Centrão impera.

Destinos... É consenso no meio político que o futuro do mandato de Jair Bolsonaro deverá passar pelos presidentes da Câmara e do Senado a partir de 2021.

...cruzados. Seja porque Rodrigo Maia tem dito que não pretende aceitar os pedidos de impeachment contra o presidente, seja porque, mesmo se ele mudar de ideia, é pouco provável que um eventual processo termine ainda este ano.

Relax. Uma vez mantido no comando da Câmara em 2021, porém, Maia poderia se sentir mais à vontade, digamos, para conduzir do começo ao fim o impeachment de Bolsonaro, avalia quem conhece bem o atual presidente da Casa.

Registre-se. Rodrigo Maia rechaça a possibilidade de permanecer no cargo.
Ativo. Dos nomes cotados (e com alguma chance vitória) para ocupar a presidência da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP) é visto como o mais arredio à ideia de passar pano para o presidente caso Bolsonaro continue vivendo perigosamente em sua conturbada relação com a Carta.

Corpo. Cresceu o movimento de dirigentes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) contra a mudança no estatuto da entidade. “Nossos representantes devem preservar a imagem e reputação da instituição, arduamente construída durante 92 anos”, diz carta divulgada pelo Ciesp de Ribeirão Preto.

Tradução. Na prática, a carta, assinada por 20 conselheiros, se opõe a uma eventual tentativa de nova reeleição de Paulo Skaf à presidência da entidade.

Passaporte. Uma das apostas da reestruturação da Segurança Pública na gestão de André Mendonça será investir na capacitação acadêmica. O ministro pretende dar bolsas de pós-graduação no exterior a policiais brasileiros. A maior parte das pesquisas sobre o tema hoje é feita por ONGs que não têm recortes alinhados aos do governo.

Passaporte II. Recentemente, Mendonça esteve com o embaixador da Espanha, Fernando García Casas. Está em andamento um acordo para bolsas aos policiais do governo com a Universidade de Salamanca, onde o próprio ministro fez mestrado e doutorado.

Atento. Tiago Ribeiro, especialista em marketing digital, alerta para um provável aumento no volume de fake news e de robôs na eleição deste ano: “O ideal será ter uma equipe só para checagem do que está sendo veiculado”. Ele participará de hoje até quarta-feira do Congresso de Marketing Político Digital 4.0, evento gratuito e online.

CLICK. Jair Bolsonaro, em justa homenagem, foi a velório de paraquedista morto em um acidente. O Presidente ainda não fez gesto semelhante às vítimas da Covid-19 no País.

Pronto, falei!

Bombou nas redes
"Mais de 50.000 vítimas (mortes) pelo novo coronavírus. Muito triste. Cuidem-se. Lembro que já tivemos Ministro da Saúde (Henrique Mandetta)”.

Sérgio Moro, ex-juiz e ex-ministro da Justiça

SUGERIMOS PARA VOCÊ: