X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Servidor que furar a fila da vacinação em Vila Velha pode ser demitido


O servidor de Vila Velha que receber a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), fora do seu grupo prioritário, será punido com um processo administrativo disciplinar que pode resultar em suspensão ou até demissão do cargo.

A decisão foi divulgada pela prefeitura do município nesta quarta-feira (27) e faz parte da Portaria Conjunta nº 001 da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Controle e Transparência, publicada no Diário Oficial.

O servidor público da Saúde que aplicar a dose em pessoas fora do grupo prioritário, também receberá a mesma punição. Segundo a PMVV, até o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que furar a fila da vacinação poderá ser punido, mas não deu mais detalhes.

De acordo com a prefeitura, as medidas são para garantir o controle e a transparência na Campanha de Imunização de Vila Velha contra o vírus.

"As vacinas têm papel importante na prevenção da Covid, o público foi previamente definido pelo Ministério da Saúde para a segurança e proteção do trabalhador da saúde e também do público em geral. Estamos na expectativa de que a vacina chegue para todos, uma hora todos nós seremos contemplados", disse a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

“Guardiões das vacinas”

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também decidiu enviar um supervisor técnico para todos os locais de vacinação, a fim de sanar dúvidas e observar se os imunizantes estão sendo destinados ao público correto, já definido pelo Ministério da Saúde.

Além disso, a Secretaria tem realizado capacitações para o manuseio das vacinas, assim como orientações sobre os cuidados, forma correta de armazenamento e a importância de seguir os grupos prioritários de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

Denúncias

A prefeitura ainda destacou que já é possível realizar denúncias de possíveis casos de pessoas que estão furando a fila da vacinação.

"Profissionais e munícipes que identificarem qualquer ação desta categoria poderão registrar suas denúncias, de forma anônima, através dos canais da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria; Ou pela Ouvidoria da Semsa, através do telefone (27) 3239-1731.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: