Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Segundo semestre será caminhão sem freios?

| 21/06/2020, 11:08 11:08 h | Atualizado em 21/06/2020, 11:13

Imagem ilustrativa da imagem Segundo semestre será caminhão sem freios?
Fabrício Queiroz foi preso nesta quinta-feira |  Foto: Reprodução / Twitter

A despeito do alto risco que embute, a prisão de Fabrício Queiroz não representa neste momento perigo real e imediato a Jair Bolsonaro em termos de popularidade, pondera gente próxima do Presidente, avaliação corroborada por analistas.

As maiores ameaças continuam a ser o conflito com o STF e a Covid-19. A refrega entre Poderes só impingiu derrotas até aqui a Bolsonaro. Na pandemia, a “interiorização” da doença, a inanição da economia e o fim do auxílio emergencial projetam um segundo semestre ainda mais difícil do que este primeiro.

Sai... Os efeitos da pandemia só não são considerados um caminhão sem freios na popularidade de Bolsonaro por causa do auxílio emergencial de R$ 600, que faz o Presidente se manter resiliente.

...da frente. O auxílio, porém, é finito e deve terminar antes da catástrofe sanitária, justamente quando o desemprego estiver aumentando no País, indicam projeções confiáveis. A partir daí, o caminhão estará sem freios na Ladeira da Misericórdia, em Olinda, ou na “da Morte”, em São Paulo.

Validade.... A longa duração da pandemia, associada ao número expressivo de mortes e ao aumento de casos de Covid-19 no interior do País, tende a tornar sem eficácia a estratégia adotada até aqui por Jair Bolsonaro de fingir que o problema simplesmente não é dele.

...vencida. Por mais que a conta seja dividida com os prefeitos e os governadores, uma parte da fatura será cobrada do Presidente. A popularidade de Jair Bolsonaro deve sofrer mais abalos até o final do ano.

Será? Claro, Queiroz pode fazer alguma revelação bombástica que, se comprovada, atinja diretamente o mandato de Jair Bolsonaro. O entorno do Presidente descarta essa possibilidade.

Veja só. Mas, mesmo que o pior para o Planalto aconteça no caso Queiroz, Bolsonaro precisará do STF para tentar, de alguma forma, controlar o avanço das investigações no Rio.

Tamo junto. Um analista recomenda: é bom Jair Bolsonaro começar a rezar para Donald Trump se reeleger. Caso contrário, será mais um problema para ele.

Só... Apesar da popularidade nas redes sociais, Abraham Weintraub não consegue transpor esse ativo digital para a vida real. Pesquisa da consultoria Travessia, realizada com exclusividade para a coluna, mostra que 55% dos entrevistados têm imagem negativa do ex-ministro da Educação.

...nas redes. Nada menos que 53% concordaram com a demissão. O apoio digital não se traduz em aprovação ou popularidade, o que pode ser um empecilho para movimentos futuros arrojados, avaliam analistas.

Quem? Ainda sobre a imagem do ex-ministro, 26% dos entrevistados disseram não conhecer Weintraub suficientemente para opinar e só 19% consideram a imagem dele positiva.

Saudosos. Dos entrevistados, 33% responderam que Weintraub não deveria ter saído da Educação.

Dados. A pesquisa foi feita em 19 de junho e ouviu 1.002 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. Dos entrevistados, 42% são do Sudeste, 28% do Nordeste, 15% do Sul e 15% das regiões Centro-Oeste e Norte.

Imagem ilustrativa da imagem Segundo semestre será caminhão sem freios?
Os deputados federais do Novo Alexis Fonteyne (SP) e Paulo Ganime (RJ) |  Foto: Coluna do Estadão
CLICK. Os deputados federais do Novo Alexis Fonteyne (SP) e Paulo Ganime (RJ) no Salão Verde da Câmara. Sessões presenciais ainda permanecem suspensas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: