X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Rir ajuda a proteger o coração e rejuvenesce, dizem especialistas

Especialistas afirmam que o ato de sorrir é um ótimo remédio, pois faz o corpo reduzir a produção de hormônios ligados ao estresse


O ato de sorrir vai muito além de apenas demonstrar alegria e felicidade. Quando ocorre verdadeiramente, ele ajuda a proteger a saúde do coração e até rejuvenesce. É o que afirmam especialistas ao falarem sobre a importância do Dia Nacional do Riso, celebrado hoje. 

Além de expressar alegria, o riso é considerado um ótimo remédio para o coração, tendo em vista que rir faz o corpo diminuir a produção de hormônios ligados ao estresse, como explica o cardiologista Vitor Martinelli Batista Rolim. 

“O ato de sorrir ou rir diminui a produção de hormônios ligados à inflamação, como o cortisol, que pode provocar a diminuição do diâmetro do vaso e, a longo prazo, desencadeia a inflamação sistêmica das paredes dos vasos, facilitando o depósito de gordura nesses locais”, explicou Vitor. 

Imagem ilustrativa da imagem Rir ajuda a proteger o coração e rejuvenesce, dizem especialistas
Os amigos Silmara Schneider, de 49 anos, e André Cassani, de 66, são exemplos de como levar a vida com um sorriso no rosto e de como momentos de boas risadas podem transformar |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Ainda segundo o cardiologista, um estudo da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, mostra que o riso aumenta a produção de HDL, o colesterol bom.

O papel do HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos e da corrente sanguínea para o fígado, o que, consequentemente, diminui as chances de a pessoa sofrer infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Já para efeitos estéticos, o riso é considerado um ótimo aliado. A cirurgiã-dentista  Bárbara Velasquez, que também faz procedimentos estéticos, explica que o sorriso possui um papel rejuvenescedor. 

“Pesquisadores do último Congrès International d’Esthétique & Spa, na França, fizeram um estudo em 2017, em Paris, e afirmaram que, quando sorrimos, temos a melhora da elasticidade da pele. O riso combate rugas e flacidez, e ativa a circulação sanguínea, garantindo a hidratação da pele e, consequentemente, mitigando os efeitos do envelhecimento no nosso rosto”, citou Bárbara. 

Ao mesmo tempo, é importante lembrar que não é qualquer sorriso que traz esses benefícios ao coração e à pele, como observa a psicóloga Angelita Scardua, especializada em Desenvolvimento Adulto e Felicidade.  

“O sorriso, para ter esses efeitos, deve ser genuíno; aquele sorriso verdadeiro, que transmite alegria, simpatia. Sorrisos forçados não funcionam. Precisamos inserir situações alegres no nosso dia a dia. Assim, poderemos usufruir de todos os benefícios dele”, completou.  

Sorriso para vencer o câncer

Os amigos Silmara Schneider, de 49 anos, e André Cassani, de 66, são exemplos de como levar a vida com um sorriso no rosto e de como momentos de boas risadas podem transformar até uma situação negativa em algo mais leve. 

“Tive câncer de mama, mas estou curada. O sorriso é fundamental. Aprendemos nesta caminhada que, se eu encarar com um sorriso, isso também ajuda o organismo. Transformou minha caminhada contra o câncer mais leve”, contou Silmara. 

Agora é André  que enfrenta um tumor no pâncreas, mas sempre otimista. 

“Quando descobri o câncer, há quatro meses, na realidade, não perdi um minuto sofrendo por ele. Eu sou muito brincalhão, sempre levei a vida na gozação”, revelou.   


SAIBA MAIS


Benefícios do riso  

Coração

O ato de sorrir diminui a produção de hormônios ligados à inflamação, como o cortisol.

O cortisol é ligado à inflamação e pode provocar a diminuição do diâmetro do vaso. A longo prazo, desencadeia a inflamação sistêmica das paredes dos vasos, o que facilita o depósito de gordura nesses locais.

Esse processo contribui para a ocorrência de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O ato de sorrir aumenta a produção de HDL, que é o colesterol bom. 

O papel do HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos e da corrente sanguínea para o fígado.

ser saudável não significa apenas não ter doença. A saúde é um bem-estar físico, mental e social. Uma boa dose de sorriso por dia faz bem à saúde. 

Poder rejuvenescedor

Pesquisadores de um congresso internacional de estética, realizado na França, fizeram uma pesquisa em 2017, em Paris, e afirmaram que, quando a pessoa sorri, há uma melhora da elasticidade da pele e que o riso combate rugas e flacidez, ativa a circulação sanguínea, garantindo a hidratação da pele e, consequentemente, reduzindo os efeitos de envelhecimento do rosto.

Emocional

O sorriso libera endorfina, substância ligada à sensação de prazer e bem-estar, e que também atua reduzindo os índices de estresse, melhorando o sistema imunológico, bem como aliviando a ansiedade. 

Fonte: Psicólogo Roberto Debski, cardiologista Vitor Martinelli Rolim, e psicóloga Angelita Scardua, especializada em Desenvolvimento Adulto e felicidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: