Login

Atualize seus dados

Dia Nacional do Riso

Rir ajuda a proteger o coração e rejuvenesce, dizem especialistas

Especialistas afirmam que o ato de sorrir é um ótimo remédio, pois faz o corpo reduzir a produção de hormônios ligados ao estresse

06/11/2021 14:34:26 min. de leitura

O ato de sorrir vai muito além de apenas demonstrar alegria e felicidade. Quando ocorre verdadeiramente, ele ajuda a proteger a saúde do coração e até rejuvenesce. É o que afirmam especialistas ao falarem sobre a importância do Dia Nacional do Riso, celebrado hoje. 

Além de expressar alegria, o riso é considerado um ótimo remédio para o coração, tendo em vista que rir faz o corpo diminuir a produção de hormônios ligados ao estresse, como explica o cardiologista Vitor Martinelli Batista Rolim. 

“O ato de sorrir ou rir diminui a produção de hormônios ligados à inflamação, como o cortisol, que pode provocar a diminuição do diâmetro do vaso e, a longo prazo, desencadeia a inflamação sistêmica das paredes dos vasos, facilitando o depósito de gordura nesses locais”, explicou Vitor. 

Imagem ilustrativa da imagem Rir ajuda a proteger o coração e rejuvenesce, dizem especialistas
Os amigos Silmara Schneider, de 49 anos, e André Cassani, de 66, são exemplos de como levar a vida com um sorriso no rosto e de como momentos de boas risadas podem transformar Foto: Leone Iglesias/ AT

Ainda segundo o cardiologista, um estudo da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, mostra que o riso aumenta a produção de HDL, o colesterol bom.

O papel do HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos e da corrente sanguínea para o fígado, o que, consequentemente, diminui as chances de a pessoa sofrer infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Já para efeitos estéticos, o riso é considerado um ótimo aliado. A cirurgiã-dentista  Bárbara Velasquez, que também faz procedimentos estéticos, explica que o sorriso possui um papel rejuvenescedor. 

“Pesquisadores do último Congrès International d’Esthétique & Spa, na França, fizeram um estudo em 2017, em Paris, e afirmaram que, quando sorrimos, temos a melhora da elasticidade da pele. O riso combate rugas e flacidez, e ativa a circulação sanguínea, garantindo a hidratação da pele e, consequentemente, mitigando os efeitos do envelhecimento no nosso rosto”, citou Bárbara. 

Ao mesmo tempo, é importante lembrar que não é qualquer sorriso que traz esses benefícios ao coração e à pele, como observa a psicóloga Angelita Scardua, especializada em Desenvolvimento Adulto e Felicidade.  

“O sorriso, para ter esses efeitos, deve ser genuíno; aquele sorriso verdadeiro, que transmite alegria, simpatia. Sorrisos forçados não funcionam. Precisamos inserir situações alegres no nosso dia a dia. Assim, poderemos usufruir de todos os benefícios dele”, completou.  

Sorriso para vencer o câncer

Os amigos Silmara Schneider, de 49 anos, e André Cassani, de 66, são exemplos de como levar a vida com um sorriso no rosto e de como momentos de boas risadas podem transformar até uma situação negativa em algo mais leve. 

“Tive câncer de mama, mas estou curada. O sorriso é fundamental. Aprendemos nesta caminhada que, se eu encarar com um sorriso, isso também ajuda o organismo. Transformou minha caminhada contra o câncer mais leve”, contou Silmara. 

Agora é André  que enfrenta um tumor no pâncreas, mas sempre otimista. 

“Quando descobri o câncer, há quatro meses, na realidade, não perdi um minuto sofrendo por ele. Eu sou muito brincalhão, sempre levei a vida na gozação”, revelou.   


SAIBA MAIS


Benefícios do riso  

Coração

O ato de sorrir diminui a produção de hormônios ligados à inflamação, como o cortisol.

O cortisol é ligado à inflamação e pode provocar a diminuição do diâmetro do vaso. A longo prazo, desencadeia a inflamação sistêmica das paredes dos vasos, o que facilita o depósito de gordura nesses locais.

Esse processo contribui para a ocorrência de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O ato de sorrir aumenta a produção de HDL, que é o colesterol bom. 

O papel do HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos e da corrente sanguínea para o fígado.

ser saudável não significa apenas não ter doença. A saúde é um bem-estar físico, mental e social. Uma boa dose de sorriso por dia faz bem à saúde. 

Poder rejuvenescedor

Pesquisadores de um congresso internacional de estética, realizado na França, fizeram uma pesquisa em 2017, em Paris, e afirmaram que, quando a pessoa sorri, há uma melhora da elasticidade da pele e que o riso combate rugas e flacidez, ativa a circulação sanguínea, garantindo a hidratação da pele e, consequentemente, reduzindo os efeitos de envelhecimento do rosto.

Emocional

O sorriso libera endorfina, substância ligada à sensação de prazer e bem-estar, e que também atua reduzindo os índices de estresse, melhorando o sistema imunológico, bem como aliviando a ansiedade. 

Fonte: Psicólogo Roberto Debski, cardiologista Vitor Martinelli Rolim, e psicóloga Angelita Scardua, especializada em Desenvolvimento Adulto e felicidade.