Mais de 120 mil pessoas estão com doses atrasadas de vacina contra a covid

Crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 17 anos ainda não tomaram o reforço contra a covid no Espírito Santo

Francine Spinassé e Isabella de Paula, do jornal A Tribuna | 02/08/2022, 16:15 16:15 h | Atualizado em 02/08/2022, 16:16

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00121111_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00121111_00.jpg%3Fxid%3D368931&xid=368931 600w, De acordo com informações atualizadas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são mais de 120 mil jovens na faixa etária de 5 a 17 anos sem a segunda dose de vacina contra a covid-19 no Espírito Santo.
 

Mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde para a imunização da população a partir dos três anos de idade, muitas crianças e adolescentes ainda estão com a vacinação contra covid-19 em atraso. 

De acordo com informações atualizadas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são mais de 120 mil jovens na faixa etária de 5 a 17 anos sem a segunda dose de vacina contra a covid-19 no Espírito Santo. 

Desse número, 66.432 são crianças de 5 a 11 anos, e 54.377 adolescentes de 12 a 17 anos, segundo os dados divulgados. 

Em novo pronunciamento sobre o enfrentamento da pandemia no Estado, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, explicou a  importância de todos os públicos completarem o cronograma vacinal. 

“Hoje vivemos um momento de recuperação de pessoas com a doença no Estado. Crianças, adolescentes e adultos já estão aptos a tomar as doses de reforço. Se não fizermos isso, nesse momento de recuperação, há o risco de uma nova expansão da pandemia no final do ano”, afirma.

Segundo a gerente da Secretaria de Saúde da Serra, Márcia Rosário, a cobertura vacinal desses públicos ainda está baixo.

Márcia destaca que, hoje, a melhor opção diante do cenário de pandemia é a vacinação de crianças e adolescentes.   

“A prevenção é sempre melhor do que a doença, porque a vacina aumenta o nível de anticorpos e, mesmo com a infecção, ela vem muito mais fraca do que se não houvesse imunização”, explica a secretária. 

Todos os municípios da Grande Vitória já possuem imunizantes disponíveis para todas as idades autorizadas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

A zeladora Maria Flávia Ribeiro, de 46 anos, agendou e já tomou sua primeira dose de reforço na Igreja Evangélica Batista de Vitória (IEBV), em Jardim da Penha. 

Além dela, o filho Davi Lucas Ribeiro Coelho, de 15 anos, também está com as duas doses em dia, segundo a mãe. 

“Ainda não consegui agendar a primeira dose de reforço do Lucas por causa do trabalho. Em breve, ele também estará totalmente imunizado”, avisa.

“A vacinação é como um pacto social”

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00121111_01/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00121111_01.jpg%3Fxid%3D368932&xid=368932 600w, Marina Valadares, de 33 anos, já levou seu filho, Guto Valadares de Lacerda, de 3 anos, para vacinar.
 

Esquema vacinal completo! A  responsável de faturamento e atendimento ao cliente Marina Valadares, de 33 anos, já levou seu filho, Guto Valadares de Lacerda, de 3 anos, para vacinar. 

“Estávamos apenas esperando o calendário com a faixa etária dele abrir para vacinar”, diz a mãe.

Para Marina, a vacinação é um pacto social que contribui para  o fim da pandemia. 

“Confiamos na vacina para a redução do número de mortes e internações de casos graves. Por isso, a vacinação é importante  como um pacto social para sairmos de vez dessa pandemia”, diz. 

Para ela, a vacinação é a forma mais segura de conter o novo coronavírus e proteger sua família.

Números

- Mais de 120 mil crianças e adolescentes estão sem a segunda dose de vacina no Espírito Santo.

- Desse número, 66.432 são crianças de 5 a 11 anos.

- 54.377 são adolescentes de 12 a 17 anos.

- Hoje todas as faixas etárias já podem tomar as doses de reforço contra a covid.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.

Uso de medicamento para covid-19

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, atualizou o cenário de enfrentamento à covid-19 no Estado em novo pronunciamento público. 

Entre as novidades está o uso do remédio baricitinibe para tratamento de casos graves da doença nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) da Grande Vitória.

“Vamos dar um passo nesta semana. Acabei de aprovar uma portaria que disciplina o protocolo de disponibilização desse medicamento para rede pré-hospitalar na Grande Vitória”, informou.

Segundo Nésio, a iniciativa faz parte de um projeto-piloto que será testado em pacientes com indicação de internação hospitalar. 

“As UPAS e PAs da Grande Vitória viverão um projeto-piloto nesta semana, de disponibilidade do baricitinibe para uso em pacientes  com indicação de internação  que reúnam  critérios de prescrição do medicamento e que possam usar o remédio antes mesmo da internação na rede hospitalar”, salientou o secretário. 

Ele ressaltou que,  em caso de sucesso do protocolo, a medida será expandida para todos os hospitais do Espírito Santo. 

O secretário também comentou sobre a expectativa da aquisição do antiviral Paxlovid pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Nésio, a expectativa é que os números de internações e óbitos sejam reduzidos a partir do esquema vacinal em dia, combinado com a utilização dos dois medicamentos. 

ONDE TOMAR VACINA 

Oportunidades com e sem agendamento

Vitória

Com agendamento

- Estão abertas vagas  pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Serra

Com agendamento

- As vagas são abertas às segundas e quintas-feiras, às 18 horas, pelo site da prefeitura. 

Sem agendamento

- De segunda a sexta, das 8h às 18 horas,  no pátio do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro.

- Sábados, das 9h as 17h, e, aos domingos, das 10h as 17h,   no  Shopping Montserrat,  Colina de Laranjeiras.

Vila Velha

Sem agendamento

- De segunda a sexta-feira  no Maanaim de Boa Vista, das 9h às 15h. 

- Hoje, equipes  estarão na Glória (Rua Santa Rosa), das 9h às 15h. 

- Há vacinação noturna,  das 17h às 20h,  hoje, na Quadra da MUG (Glória) e, amanhã, na Escola Alecrim.

Com agendamento

- Vagas são abertas  às sextas. Ainda assim, há vagas disponíveis. 

Cariacica

Com agendamento

- Vagas estão abertas  no site vacinaeconfia.es.gov.br.

Sem agendamento

- No Shopping Moxuara, das 10h às 18h (senhas até as 17h). Para pessoas a partir dos 6 anos.

Guarapari

Com agendamento

- No site da prefeitura.

Fonte: Prefeituras consultadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: