Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Rotina saudável após o feriado

| 19/02/2021, 08:51 08:51 h | Atualizado em 19/02/2021, 08:55

O Carnaval se foi e muita gente aproveitou para “enfiar o pé na jaca”! Mesmo com o isolamento social, muitas pessoas aproveitaram os dias de folga para recarregar as energias, curtir a família e, claro, provar drinques novos e saborear comidinhas maravilhosas.

No entanto, para algumas pessoas, a grande dificuldade está em retomar a rotina saudável de alimentação e atividade física, mesmo com a presença de sinais que incomodam e dificultam a realização das atividades do dia a dia como, dor de cabeça, enjoo, tontura, boca seca, sonolência e desidratação.

Para ajudar a fugir destes incômodos e a retomar a rotina, confira as dicas da Nutri. Anote na lista os alimentos não podem faltar no carrinho de compras:

– Fontes de carboidratos, ótimos para restabelecer os níveis de açúcar no sangue, dão energia, auxiliam na produção de hormônios do bem-estar e sono reparador: batata, inhame, aipim, arroz integral, macarrão integral, aveia.

– Alimentos que ajudam no funcionamento do fígado e estimulam a desintoxicação: repolho, alho, couve, cebola, folhas de mostarda e brotos. 

– Consumir frutas ricas em água também ajuda a hidratar o corpo: abacaxi, melancia, melão, limão e morangos. 

Vamos colocar em prática:

Suco revigorante
Ingredientes: 1 rodela de abacaxi, 100ml de água de coco, 100ml de chá de erva-doce,1 folha de couve, suco de um limão, 1 colher de sopa de semente de chia, hortelã a gosto.

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador. Ingerir logo em seguida sem adoçar e sem coar.

E se a digestão estiver dificultada? Experimente acrescentar um pouco de gengibre ao preparo. A raiz apoia as forças de defesa do organismo, bem desgastados pelo excesso de álcool, gorduras ruins e carboidratos refinados.

Mas, lembre-se. Sucos detox não substituem refeições, sendo ideais para saciar a fome e hidratar o corpo quando adotados como lanches saudáveis. Por isso, se tiver um pouquinho mais de tempo monte uma salada variada e colorida. Anote:

Salada detox
Ingredientes: mix de folhas (alface-roxa, alface-crespa, couve), brócolis, couve-flor, tomate-cereja, atum (400g), azeite, orégano, pimenta, cebola roxa (a gosto), manga rosa picada em cubos (1 unidade).

Modo de preparo: higienizar os ingredientes. Picar. Juntar todos em uma travessa, misturar e temperar a gosto.

A alimentação deve ser com ingredientes leves e ricos em fibras, sempre respeitando os sinais do organismo de fome e saciedade. O consumo de água deve ser aumentado, já que o corpo está desidratado.

O ideal é beber de 30 a 50 ml por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg deve ingerir entre 1.800 a 3.000 ml de água por dia. A atividade física não pode ser negligenciada.

Observação: chás são bons aliados da boa saúde, principalmente os chás digestivos, plantas e ervas que vão trabalhar amenizando os incômodos da distensão abdominal, gases, refluxo e má digestão. É o caso de carqueja, boldo, erva-doce, dente-de-leão, gengibre, hortelã e funcho.

Anotado? E bora para mais uma semana com a energia lá em cima!
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: