Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Repensar a segurança digital deve ser prioridade em 2021

| 03/01/2021, 16:53 16:53 h | Atualizado em 03/01/2021, 16:56

O ano de 2020 terminou como um divisor de águas também na área da tecnologia da informação. Em meio aos riscos da Covid-19 mudamos de hábitos em busca de segurança relacionada a nossa saúde e, consequentemente, devido ao aumento da exposição ao ambiente digital, aos poucos, as pessoas também começaram a se preocupar com a sua segurança online.

A pandemia mudou a forma como muitos de nós vivíamos e trabalhávamos e algumas dessas mudanças tendem a ser permanentes. Listaremos, a seguir, as principais tendências previstas pelo Instituto Gartner para esse novo ano, relacionadas aos nossos hábitos e à tecnologia da informação, em um cenário pós-pandemia.

Mudança nos hábitos de consumo

Nenhum outro segmento cresceu tanto, no mundo dos negócios, como o comércio eletrônico, alavancado pelo isolamento social, que levou até aquelas pessoas com mais resistência em realizar compras pela Internet, a ter a primeira experiência com compras online.

Consolidação do trabalho remoto

Uma pesquisa do Gartner confirma que, em 2019, 78% dos seus funcionários trabalhavam, na maior parte, no local de trabalho da organização. 

Em 2020, com o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, esse número mudou, drasticamente, para 70% dos funcionários em trabalho remoto. As empresas aprovaram a experiência e um modelo de trabalho híbrido deve se consolidar a partir de 2021.

Expansão dos serviços em nuvem

Com a convergência digital em curso, o investimento em computação na nuvem (cloud computing), redes e mobilidade tende a crescer.

Segundo as previsões para 2021, da Forrester, 30% das companhias pretendem não apenas acelerar essa migração, como também expandi-la. O usuário doméstico também acompanhará essa tendência.

Aumento dos ataques cibernéticos

Com praticamente tudo migrando para o mundo digital, os cibercriminosos se aproveitam dessa convergência digital e intensificam ações visando roubo de dados, credenciais de acesso e senhas online. Devem praticar ataques de ransomware para criptografar dados e exigir resgate pelas informações capturadas, sequestro de perfis de redes sociais e espionagem empresarial, que crescerão em 2021.

A dependência da internet, vivenciada pelo mundo globalizado, leva à busca pela cultura da segurança digital. As ameaças sempre estarão soltas, nesse mundo em que não há limites na conexão entre pessoas, seja para o bem ou para o mal.

Portanto, é preciso conhecer os riscos, as armadilhas e as metodologias dos criminosos do ambiente online, para só assim nos mantermos conectados com um bom nível de segurança.

A melhor forma de se proteger no mundo digital é manter o estado de alerta, tal como já fazemos nas ruas de nossas cidades. Enfim, neste ano de 2021, mais do que nunca, devemos priorizar também a segurança digital.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: