Serra é a primeira cidade inteligente do ES
Avenida Eldes Scherrer de Souza reúne tecnologia, segurança e inovação na mobilidade urbana da Serra
Está na Serra a primeira avenida inteligente do Espírito Santo. Inaugurada no primeiro semestre deste ano, a Eldes Scherrer de Souza conta com tecnologia, inovação e segurança, um projeto inédito no Espírito Santo.
Semáforos e iluminação inteligentes, sensores de fluxo de veículos e pontos de ônibus com carregador de celular são alguns dos recursos implantados para reduzir o tempo de trânsito e aumentar a segurança viária e comodidade de passageiros e motoristas.
Também foram implantadas botoeiras inteligentes, capazes de aumentar o tempo de travessia para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo maior segurança aos pedestres.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, destacou que a entrega da avenida inteligente Eldes Scherrer Souza representa um avanço na mobilidade urbana da Serra e do Espírito Santo.
“Temos uma avenida equipada com soluções modernas que fazem diferença na rotina de quem atravessa a região todos os dias”, afirma.
O projeto faz parte do Planejamento Estratégico da Serra e soma esforços conjuntos das secretarias de Obras, de Serviços, de Defesa Social e de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Especialista em Tecnologia, Renzo Colnago comenta que ambientes seguros tendem a ser ambientes mais amigáveis ao desenvolvimento de negócios.
“Certamente, o videomonitoramento e o sensoriamento eletrônico remoto, que converge para centrais de comando e controle, são aliados da segurança pública, uma vez que não só existe o sentimento de segurança próximos a esses equipamentos, mas também existe a estratégia de defesa social do município como um todo”.
Saiba mais
Semáforos inteligentes
Melhoram a visibilidade da sinalização semafórica, ajudando a prevenir acidentes e atropelamentos causados pelo desrespeito às regras de trânsito. Os sistemas luminosos auxiliares funcionam como uma reprodução ampliada da sinalização padrão.
Sensores de fluxo de veículos
O sistema utiliza câmeras de vídeo e outros sensores para detectar o fluxo de veículos, permitindo ajustar automaticamente os tempos do ciclo semafórico.
Faixas de pedestres iluminadas
As faixas de pedestres receberam iluminação especial para melhorar a visibilidade e garantir mais segurança durante a travessia, especialmente à noite.
Botoeiras inteligentes
Os semáforos contam com botoeiras inteligentes, que ajustam automaticamente o tempo de travessia, oferecendo mais segurança sem prejudicar o fluxo do trânsito.
Pontos com energia limpa
Os pontos de ônibus foram equipados com carregadores de celular alimentados por energia fotovoltaica.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários