Queda de cabelo: o que comer?

Em especifico, a queda de cabelo, pode estar relacionada a diversas causas e dentre elas está à deficiência de alguns nutrientes e por isso indivíduos que não se alimentam de forma adequada, principalmente com uma dieta pobre em proteína, têm grande probabilidade de ter queda de cabelo.

Por isso, para resolver este problema é importante consumir alimentos ricos em zinco, como abacate, frango e peixe, além dos aminoácidos biotina, lisina, cisteína e prolina, que podem ser encontrados em ovos e frango. O beta-caroteno também deve ser priorizado e está presente em vegetais alaranjados, como a cenoura, e nas folhas de cor verde escura.

As vitaminas do complexo B ajudam na formação de colágeno e queratina, essenciais para ter pele, cabelo e unhas bonitas. Elas estão presentes em grãos, nozes, legumes e cereais integrais. As frutas cítricas também devem fazer parte da dieta, já que a vitamina C participa da produção do colágeno.

Ah! Não se esqueça da água. Na dose certa, dois litros por dia, ela mantém os fios hidratados. Afinal, cerca de um quarto do nosso cabelo é composto por água. Além disso, ela é a responsável por levar os nutrientes que ingerimos até o bulbo capilar.

Confere aí uma receitinha deliciosa de vitamina da nutri para deixar seus fios mais fortes.

Ingredientes:
Uma unidade de iogurte natural integral
Duas colheres de sopa rasas de farelo de aveia
Três castanhas do pará
Um quarto de abacate
Meio mamão sem semente
Gelatina sem sabor dissolvida em 180 ml de água
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.
Depois da parte boa, vem a má notícia: entre os maiores vilões do cabelo bonito e saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (massa e pão branco) e o álcool.

Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares.

E fica a dica: se você é daquelas que investem em bons cosméticos e naquele cabeleireiro descolado, não abra mão deles. Mas, lhes garanto: de nada adianta ir ao melhor salão ou comprar os produtos mais high tech se você não cuidar da saúde do couro cabeludo nem fornecer os nutrientes que os fios precisam para crescerem fortes e bonitos. Por isso, alimente-se de forma saudável!


últimas dessa coluna


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …


Colorau: vilão ou mocinho?

Entre todos os temperos, o colorau se destaca por sua coloração intensa, ainda que seja considerado um tempero de sabor fraco para boa parte dos paladares. Seu uso não é muito comum de forma primária …


Vaca atolada na polenta

Polenta? Um alimento típico da cultura italiana, mas muito conhecido aqui no Brasil. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita e ainda recheada com uma variedade imensa de molhos. Antigamen…