X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Quando pais podem deixar filhos sozinhos


Após o caso de negligência envolvendo uma menina de 1 ano e 9 meses em Vila Velha, que foi deixada em casa sozinha nos quatro dias de Carnaval, a lei de abandono de incapaz entrou novamente nas discussões entre pais e especialistas.

O defensor público titular da Defensoria de Infância de Viana, Renzo Gama, explicou que o abandono de incapaz é um crime grave. No entanto, cada caso é avaliado de forma individual.

“Crianças e adolescentes devem ser tratados como prioridade absoluta, mas, ao mesmo tempo, não se pode criar uma redoma na educação e formação desse indivíduo”, explicou.

Ele dá como exemplo a possibilidade de deixar os filhos em casa sozinhos, desde que a criança tenha idade para entender o certo e errado, como é o caso de crianças a partir, normalmente, dos 10 anos.

“Não existe uma determinação etária, porque depende de diversas variáveis, como o desenvolvimento da criança, a aptidão física. Se há algum transtorno comportamental ou problema de saúde, não se deve deixar sozinho em hipótese alguma”, observou.

A psicóloga Thamy Carvalho destacou que, em casos de abandono de incapaz, o desenvolvimento da criança pode ser prejudicado. Porém, existe a necessidade de os pais e a família estimularem, também, a independência da criança, para que isso não gere problemas durante a vida adulta.

“O ideal é a criança nunca ficar sozinha, mas isso não é uma realidade para a maioria da população, que não pode arcar com babás ou não tem apoio de parentes. No contexto geral, crianças são dependentes, mas isso vai diminuindo com o tempo. Tudo irá depender de como a família cuida, atribui funções e responsabilidades, e até como tecnologias, como o celular e câmeras de segurança, serão aplicados naquele ambiente”, explicou a psicóloga.

Abandono de incapaz, conforme previsto no artigo 133 do Código Penal, consiste em abandonar uma pessoa que está sob cuidado (seja menores de idade ou idosos), guarda ou vigilância. A pena varia de seis meses a três anos de reclusão.

Mãe foi autuada em flagrante por abandono

A mãe da menina de 1 ano e 9 meses – que foi deixada sozinha em casa por aproximadamente quatro dias, em Cidade da Barra, Vila Velha, – pode pegar até quatro anos de cadeia. Ela teria saído para curtir o Carnaval. 

Imagem ilustrativa da imagem Quando pais podem deixar filhos sozinhos
Advogado Flávio Fabiano cita que há agravantes em casos de abandono |  Foto: Rodrigo Gavini - 25/6/2018

Por meio de nota, a Polícia Civil afirmou que a mãe foi autuada em “flagrante por abandono de incapaz e por expor a perigo de vida e saúde, privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis”. Ela foi encaminhada para o Centro de Triagem de Viana.

Segundo o advogado criminalista Flávio Fabiano, o tempo de prisão pode variar de acordo com os agravantes.

“O tempo que a mãe vai ficar presa depende do estado que a criança se encontra. Ela pode estar desnutrida e, se isso gerar alguma lesão física na criança, ou agravar o quadro dela, a mulher pode pegar até 4 anos de reclusão. Se houver uma piora, por se tratar de uma criança que demandaria uma medicação específica ou, se gerar a morte, a pena aumenta para até 12 anos”, disse o advogado.

De acordo com Alessandra Santana, do Conselho Tutelar de Vila Velha, a menina que havia sido deixada sozinha está internada no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). Os médicos constataram que a criança estava em estado grave de desidratação, desnutrição e maus-tratos.


Saiba Mais 


Lei de Abandono de Incapaz

  • O abandono de incapaz está previsto no artigo 133, lei 2848/40, do Código Penal Brasileiro.

  • Possui pena de seis meses a três anos de reclusão.

  • A lei pode ser aplicada em casos onde o abandono resulta em lesão corporal de lesão grave ou morte, exposição ou abandono de recém-nascido ou idosos.

  • Cada caso é analisado pelo Conselho Tutelar, que determina se houve crime de abandono ou não.

Fonte: Especialistas consultados e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: