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Colunista

Tribuna Online

Qual a melhor atitude dos anunciantes diante da crise do Coronavírus?

| 02/04/2020, 14:46 14:46 h | Atualizado em 02/04/2020, 15:10

Apenas 8% dos consumidores acham que as marcas deveriam parar de anunciar

O CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão) compartilhou uma pesquisa feita pela Kantar com 25 mil consumidores em 30 países ao redor do mundo, que revela uma série de dados positivos sobre as marcas e sua publicidade. O trabalho foi realizado na esteira de muitos cancelamentos de campanhas feitos pelas marcas, alguns com toda a lógica, diante da virtual impossibilidade de prosseguir operando, outros mais motivados pela perplexidade do que por razões racionais.
Talvez a principal constatação foi a de que apenas 8% dos consumidores acredita que as marcas devem parar de anunciar devido a pandemia do Coronavírus, inclusive porque acreditam que a publicidade tem "obrigações" como a de suportar a mídia neste período difícil.
Entre outras posições, a pesquisa relata que 78% dos consumidores acredita que as marcas devem ajudá-los em suas vidas diárias e a mesma quantidade espera que elas cuidem de seus colaboradores nesse período; 75% dizem que as marcas devem informar as pessoas sobre o que estão fazendo na crise; e 74% acha que as empresas não devem "explorar" a situação.
Além disso, mais de 50% também acredita que as marcas devem anunciar como sempre fizeram, enquanto 50% pensa que as empresas devem falar sobre sua própria marca de maneira mais leve que o habitual. Surpreendentemente apenas 30% gostaria de ver suas marcas oferecendo descontos e promoções.
A pesquisa é bem ampla e mensurou diversas atitudes. E como uma de suas autoras, Jane Ostler, destaca: "se as marcas ficam fora do ar por mais de seis meses, isso pode destruir sua saúde agora e depois."
Ela também recomenda aos anunciantes que "mantenham a calma. Tudo isso vai passar e estaremos em uma situação em que as coisas começam a se recuperar. Tenha, portanto, essa visão de longo prazo junto com a de curto prazo”.
Entre as marcas que estão fazendo a coisa certa, os consumidores lembraram da Ford, que trocou sua publicidade regular por mensagens informando que vai postergar o pagamento das prestações de seus carros; a Louis Vuitton, que está fabricando álcool gel; a Guiness, que cancelou sua tradicional parada de St., Patrick, que faz há 260 anos; e a Nike, que além de garantir a venda de seus produtos por e-commerce, assegurou que manterá seus quadros de pessoal das lojas fechadas e liberou o acesso a seu app que ajuda a fazer exercícios.

Mercedes-Benz muda marca por causa do coronavírus

Em meio a pandemia do novo Coronavírus, toda atitude de conscientização sobre a doença pode ser muito bem-vinda. A Mercedes-Benz lançou uma campanha de apoio ao combate ao vírus e mudou temporariamente o logotipo padrão da empresa. Com isso, a tradicional estrela de três pontas aparece agora distante do aro que a envolve. A mudança vai ao encontro da principal medida de prevenção defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é o distanciamento social entre as pessoas para se evitar o contágio.

Imagem ilustrativa da imagem Qual a melhor atitude dos anunciantes diante da crise do Coronavírus?

Coca-Cola suspende publicidade de todas suas marcas

A Coca-Cola Company informou pelas suas redes sociais, na última segunda-feira, 30, que suspendeu toda a sua publicidade de suas marcas no país, em meio à crise do novo coronavírus (Covid-19). Segundo a peça, a empresa irá contribuir com bebidas e itens necessários aos trabalhadores da saúde, e focará em mensagens de prevenção e na saúde de funcionários e parceiros. A empresa afirma também que doará, junto a seus parceiros e à The Coca-Cola Foundation, US$ 120 milhões no combate à doença, nas comunidades afetadas globalmente.

Adam Levine estrela campanha de fones sem fio e in-ear da Shure

A Shure, empresa líder em fabricação de equipamentos de áudio, com mais de 90 anos de atuação, se uniu a Adam Levine para lançar oficialmente os fones sem fio com cancelamento de ruído Aonic 50 e os fones in-ear sem fio com isolamento acústico Aonic 215. A multinacional trabalha com Adam Levine e o grupo Maroon 5 há mais de uma década utilizando microfones com fio, monitores in-ear e microfones digitais sem fio em apresentações ao vivo e trabalhos em estúdio de gravação. A próxima evolução dessa parceria se estende a fones voltados a consumidores, que passam a ter acesso ao mesmo áudio Shure de alta qualidade em que tantos artistas como Levine confiam para gravar e apresentar suas músicas ao vivo.
O lançamento inclui uma campanha de marketing multiplataforma estrelando Levine como a cara da nova linha Aonic, ilustrando a tradição da empresa de apoiar artistas que confiam nos equipamentos Shure no palco e no estúdio.
Desenvolvida pela agência VaynerMedia e pela VaynerProduction, a campanha se concentra em vídeos que exibem o sucesso "Memories", do Maroon 5, remixado por Dillion Francis. O slogan "For Those Who Make Music And Everyone Who Moves to It" (Para Quem é Músico e para Todos que Amam Música, em tradução livre) destaca a conexão que os artistas estabelecem com seus fãs por meio da música que fazem. Assista aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=wmu8ihooGRE&feature=youtu.be

Ação a favor do isolamento social conta com mais de dois mil influenciadores

Com a grande repercussão em torno do coronavírus e as formas de reduzir o aumento de casos da doença, muitas fake news e dúvidas surgem na internet. Por isso, grandes marcas criaram o movimento #DistanciaSalva para disseminar informações e orientações sobre a prevenção ao vírus e estimular o distanciamento social nesse período. A Squid, empresa especializada em marketing de influência, mobilizou mais de dois mil influenciadores para ajudar a compartilhar o que estão fazendo durante a quarentena e a importância de ficar em casa para não propagar a doença.
"Os influenciadores têm um papel importante nesse momento: eles passam confiança para os seus seguidores, são ouvidos e respeitados dentro de suas comunidades. A gente está impressionado com o volume de conteúdos produzidos pelos creators, mostrando que a epidemia está engajando mais as pessoas a se cuidar e mostrar que podemos passar por este período complicado juntos", diz Isabela Ventura, CEO da Squid.
A ação é uma das maiores já realizadas pela empresa e conta com mais de 7 mil conteúdos criados que impactaram mais de 8 milhões e 700 mil pessoas.

Documentário brasileiro sobre menstruação conquista o Emmy Kids

Na última terça-feira, 31 de março, por meio de transmissão via streaming, foram revelados os vencedores do 8º International Emmy Kids Awards, versão voltada para produções infantis e infanto-juvenis da famosa premiação mundial. O documentário brasileiro “Nosso Sangue, Nosso Corpo”, que trata dos estigmas da menstruação pela perspectiva de meninas da Geração Z, venceu na categoria factual. Lançado em 2018, o projeto de branded content foi apresentado por SEMPRE LIVRE® em parceria com a FOX e MyMama. O filme busca reforçar o posicionamento da marca feminina e naturalizar a conversa sobre menstruação. O projeto tem como objetivo criar um diálogo sobre o tema com garotas da Geração Z, por meio de personagens que abordam também outros assuntos do universo feminino como sexualidade, crenças e família.

Projeto Diversão em Cena ArcelorMittal terá espetáculos online

A partir do próximo domingo, dia 5, o Projeto Diversão em Cena ArcelorMittal irá realizar uma edição especial virtual do projeto para as crianças e toda a família poder assistir de casa. Serão promovidos espetáculos online como ‘prévia’ do lançamento do projeto, em data a ser definida, por meio de livestreams nos perfis do Diversão em Cena no Instagram e no Facebook @diversaoemcena - é só seguir a página e acompanhar as novidades. As exibições serão semanais – todo domingo, às 16 horas – e a programação de abril contará com espetáculos interativos em formato de Contação de Histórias.

Construtora oferece visita virtual

A construtora Argo oferece a visualização de imagens, vídeos e também um tour digital em 3D para conhecer os empreendimentos que estão prontos para morar. O diretor-presidente da construtora Valtair Torezani conta que, dessa forma, é possível manter o atendimento e proporcionar essa experiência aos clientes, sem que eles precisem sair de casa. Basta acessar o site da Argo, clicar na seção “Empreendimentos”, escolher aquele que deseja visitar”.

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