X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Primeiro caça sueco é entregue ao Brasil


Imagem ilustrativa da imagem Primeiro caça sueco é entregue ao Brasil

O primeiro caça sueco, dos 36 comprados em 2013, foi entregue na manhã deste domingo (20) no porto de Navegantes, em Santa Catarina. A aeronave Gripen, feita pela fabricante Saab, foi trazida saiu de Norrkoping, Suécia, no último dia 27 de agosto.

O equipamento, batizado de de F-39 pela Força Aérea Brasileira (FAB), agora segue para São Paulo, onde será entregue o Centro de Ensaios em Voo do Gripen.

O caça passará por testes, realizando ensaios de voos pelo território brasileiro, até ser incorporado à frota da FAB oficialmente em 2021.

De acordo com o portal O Globo, a Saab informou que uma apresentação oficial deve ocorrer em Brasília no dia 23 de outubro, em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Em 2013, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, um acordo - no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas, equivalentes a R$ 23,7 bilhões na cotação do câmbio atual - foi firmado pelo Governo Federal junto a fabricante para a produção de 36 aeronaves com o objetivo de reequipar a frota da FAB.

Até 2024, os demais equipamentos devem ser produzidos e os primeiros devem ser entregues no final de 2021. Parte dos caças será fabricado em instalações em São Bernardo do Campo e Gavião Peixoto, em São Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: