X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Novembro com mais chuva e calor até 3 graus acima da média no ES

Mês já começou com chuva e, segundo meteorologistas, tempo se mantém chuvoso e quente até o final de novembro


Ouvir

Escute essa reportagem

É bom garantir o guarda-chuva na bolsa durante este mês! Novembro começou chuvoso em todo o Espírito Santo e a previsão é que o mês siga assim, com temperaturas até 3 graus acima da média.

Segundo a Climatempo, já choveu 87 milímetros em Vitória neste mês, até ontem, o que representa 46% da média normal para novembro. São esperados, em média, 189 mm na capital este mês.

Normalmente, novembro é mais chuvoso, conforme explica Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, já que a primavera marca a transição entre o período seco e as chuvas de verão.

Mas as chuvas começaram ainda na segunda quinzena de outubro, devido à Oscilação Madden-Julian – onda atmosférica que atravessa o globo trazendo umidade e favorecendo chuvas nas regiões por onde passa.

“Essa oscilação passou a impactar diretamente o clima do Brasil. Ou seja, mandando mais chuva para as regiões Centro-Oeste e Sudeste. A oscilação potencializou, principalmente, essas instabilidades que se formam no interior do continente e se deslocam para a região Sudeste, pegando todo o Espírito Santo”, explicou.

Essa oscilação, aliada às frentes frias, trouxe ainda mais instabilidade ao Estado, de acordo com o especialista, o que deve permanecer durante todo o mês.

“Devemos ter um novembro com chuva dentro do que é esperado para o mês, um pouco acima é em torno de 10 a 30 milímetros acima do que é esperado”.

Em relação à temperatura, na faixa Centro-Sul do Espírito Santo, região que engloba a capital, a média das temperaturas, segundo Guilherme, deve ficar entre 31ºC e 33ºC, podendo chegar a 35ºC.

Já na faixa Norte do Estado, região que faz divisa com sul da Bahia, os termômetros devem marcar entre 33ºC e 35ºC, podendo chegar à marca de 37ºC.

“Para novembro, vamos continuar com o clima quente e abafado. Justamente porque a gente tem, querendo ou não, essa cobertura de nebulosidade presente por muitos dias. Então, a circulação dos ventos deixa o tempo quente e meio abafado. Isso ocorre porque, nesta época do ano, temos mais incidência de radiação solar. O dia já é maior, o que contribui para a subida das temperaturas”.

Para hoje, de acordo com o Incaper, na Grande Vitória é esperado sol entre nuvens e chuva passageira, com a temperatura mínima de 21°C e máxima de 29°C.

Chance para aumentar nível de reservatórios

Depois de um período marcado por seca, tanto no outono quanto no inverno, as chuvas do final de outubro e deste mês já mudaram as vazões dos rios que abastecem a Grande Vitória.

No rio Santa Maria da Vitória, a vazão média mensal recente está em 41.098 litros por segundo (l/s), conforme apontou o boletim da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) ontem. Comparada com setembro, quando a vazão chegou 3.816 l/s, o aumento da vazão foi maior do que 10.

No rio Jucu, o aumento também foi expressivo (36.655 l/s), chegando quase a ser cinco vezes maior do que foi apresentado em setembro, quando a vazão chegou a 7.682 l/s.

A previsão de chuva para os próximos dias, segundo o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges, tende a aumentar ainda mais os níveis dos reservatórios.

“Essa chuva, mesmo que forte, tem vindo há muitos dias e tem se prolongado. Isso vai favorecendo a recuperação do solo. As chuvas da primavera ajudando na recuperação dos reservatórios, quando chegar o verão, pode ter mais chuva ainda que vai ajudar a manter os níveis dos reservatórios”.

Em setembro, como medida para evitar o desperdício de água e reduzir o consumo devido ao período de estiagem, foi publicada, no Diário Oficial, a resolução nº 003/2024, que trouxe restrições, como proibição de irrigação de gramados e jardins; umectação de vias públicas e outras fontes de emissão de poeiras, exceto quando a fonte for o reúso de águas residuais tratadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: