X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Marinha alerta para formação de ciclone no Estado

| 21/01/2020 18:42 h | Atualizado em 21/01/2020, 19:30

Imagem ilustrativa da imagem Marinha alerta para formação de ciclone no Estado

A Marinha do Brasil alerta para a formação de um ciclone em alto mar, no Estado, a partir desta quinta-feira (23). De acordo com a Instituição, o fenômeno pode causar ventos de até 87 km/h em toda a extensão do alto-mar entre o Norte de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia. 

"A formação do ciclone está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência* sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26ºC e 27ºC. E a provável área de formação do fenômeno será em alto-mar, entre o Norte do estado do Rio de Janeiro e o Sul do estado do Espírito Santo", diz o aviso.

*Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS): uma faixa de nebulosidade persistente que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia associada a uma zona de convergência na baixa troposfera e é orientada no sentido noroeste-sudeste, ficando bem caracterizada no verão. Segundo especialistas, ela é responsável por períodos de enchentes na região Sudeste do Brasil.

Confira a previsão para esta quarta-feira (22):

A formação Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantem a instabilidade do tempo em todo o Estado, nesta quarta-feira (22), diz o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Pancadas de chuva, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas, a partir da tarde em todas as regiões.

O Instituto afirma que algumas regiões podem esperar temporais. Confira a previsão: 

Imagem ilustrativa da imagem Marinha alerta para formação de ciclone no Estado
Na Grande Vitória, o sol aparece entre muitas nuvens. Previsão de até 70 milímetros de chuva, à partir da tarde, com risco de temporais em alguns pontos. As temperaturas continuam a cair. A mínima é de 21°C e máxima de 27°C.

A Região Norte também pode esperar um dia com sol entre nuvens e cerca de 60 milímetros de chuva, ao longo do dia. A temperatura mínima é de 20°C e máxima de 27°C.

Os municípios da Região Noroeste também podem esperar sol entre nuvens e chance de chover até 60 milímetros ao longo do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 20°C e máxima de 26°C.

Região Nordeste também terá uma quarta-feira (22) nublada, e pode chover até 60 milímetros. A temperatura mínima é de 21°C e máxima de 27°C

Região Sul o dia é de sol entre nuvens. A expectativa é que chova até 15 milímetros, com trovoadas ao longo do dia. Nas áreas mais baixas, a temperatura mínima é de 20°C e máxima de 26°C e nas áreas altas, a mínima é de 17°C e máxima de 25°C.

Sol entre nuvens nuvens, também, na Região Serrana. São esperados cerca de 70 milímetros de chuva, com trovoadas, a partir da tarde. Nas áreas baixas, a temperatura mínima é de 21°C e máxima de 25°C. Nas áreas altas, a mínima é de 17°C e máxima de 24°C.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS