X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Estado deve registrar frio intenso com temperatura de 5ºC a partir de quarta

Frio intenso chega ao Estado na próxima semana


 

Imagem ilustrativa da imagem Estado deve registrar frio intenso com temperatura de 5ºC a partir de quarta
Frio intenso chega ao Estado |  Foto: Arquivo/AT

Depois de muito tempo, o capixaba precisou tirar o casaco do armário no início desta semana por conta da queda da temperatura mínima nas cidades do Espírito Santo. Para a próxima semana, a tendência é que esse item do vestuário continue a ser utilizado no dia a dia dos moradores do Estado e que a mínima chegue a 5ºC em algumas cidades.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que a massa de ar de origem polar, que se desloca pelo País após a passagem de uma frente fria, causando um frio intenso por onde passa, deve avançar sobre o Espírito Santo entre terça-feira (17) e quarta-feira (18). Isso deve derrubar as temperaturas mínimas no Estado.

“O mês de maio é o segundo mês de transição entre o Verão, quente e úmido, e o Inverno, frio e seco, que é quando a frequência de incursões de massas de ar de origem polar no território brasileiro aumenta e algumas dessas massas podem alcançar o Espírito Santo. Com as proximidades do Inverno, que oficialmente tem início no dia 21 de junho, as ocorrências de ar frio vão passar a ser mais comuns”, explicou o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

Segundo o instituto, a partir da próxima quarta-feira (18), a temperatura mínima na região Serrana pode ficar entre 5°C e 7°C, enquanto que a máxima não deve passar de 27°C. Com base nessa previsão, indicadores apontam para um risco de geada fraca na região serrana, no amanhecer da próxima quinta-feira (19).

Nas demais regiões do Espírito Santo, na quarta-feira (18), as mínimas variam entre 12°C e 16°C, enquanto que as temperaturas máximas podem oscilar entre 19°C e 23°C. Em Vitória, os termômetros marcam entre 15°C e 26°C.

“Para a próxima semana, podemos esperar temperaturas mínimas mais baixas em função da incursão do ar polar. Na quinta-feira (19), é prevista uma queda acentuada das temperaturas mínimas, em função da forte perda de calor noturno, após a diminuição da nebulosidade, que se forma na ocasião da passagem da frente fria”, destacou o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

As temperaturas devem voltar a subir, a partir da próxima sexta-feira (20). 

Fim de semana

O fim de semana no Espírito Santo deve ser de chuva por conta da passagem de uma frente fria pelo Estado. As tendências iniciais apontam que as temperaturas máximas fiquem abaixo dos 30°C.

Na região Serrana, a mínima registrada deve ser de 10°C. Nas demais regiões, termômetros marcam mínima de 15°C.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: