X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tribunal pede suspensão de compra de uniformes escolares de cidade capixaba

O TC-ES determinou a suspensão do pregão após entender que a exigência da Prefeitura da Serra restringia a competitividade


Imagem ilustrativa da imagem Tribunal pede suspensão de compra de uniformes escolares de cidade capixaba
Tribunal de Contas do Estado: processo aponta irregularidade na exigência de tecido pouco usual em uniformes FOTO: Tati Beling - Ales |  Foto: Tati Beling/Ales - 18/01/2017

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) determinou a suspensão de uma licitação da Prefeitura da Serra que previa a compra de uniformes escolares para a rede municipal de educação.

A decisão foi tomada após o tribunal entender que a exigência da prefeitura por um tecido específico para a confecção dos uniformes, o urdume, estaria restringindo a competitividade e direcionando a licitação para determinado fornecedor.

Segundo o órgão, o processo trata de uma representação apresentada pela empresa Futura Comércio de Materiais Educacionais Ltda.

A empresa, interessada em participar do pregão eletrônico, alegou possíveis irregularidades contidas no procedimento licitatório da prefeitura. O valor estimado da contratação era de R$ 44.575.000, com previsão de abertura da licitação no dia 14 de junho deste ano.

O TC-ES relata que, de acordo com o representante, o urdume não seria um tecido comum na fabricação de uniformes escolares, por conta de seu processo têxtil ser “peculiar” e utilizado por poucas tecelagens.

O relatório técnico, ao verificar esta irregularidade, entendeu que a prefeitura “não conseguiu desconstituir a crítica que reclama a possível restrição à competição em razão da natureza da exigência de característica ‘não usual’ no mercado, para fornecimento de kit de uniforme escolar”. 

Segundo o TC-ES, a prefeitura apenas afirma que a competição está garantida, bastando a consulta em portais de compras online pela internet, sem contudo, exemplificar possíveis interessados.

A área técnica também apresentou jurisprudência de situação  idêntica em procedimento licitatório realizado pela  Prefeitura de Campo Grande (MS), que foi objeto de denúncia junto ao Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS).

Procurada, a Prefeitura da Serra informou que já prestou os devidos esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Estado.

“Ao todo, 28 empresas de todo o Brasil participaram do pregão eletrônico, garantindo assim a ampla concorrência no processo. O material em urdume foi adotado por ser mais resistente, garantindo maior durabilidade e evitando a precoce substituição”, diz a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: