Morre ex-presidente do Tribunal de Contas Mariazinha Vellozo Lucas

Informação foi confirmada pelo filho, o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo

Weslei Radavelli | 22/11/2021, 09:38 09:38 h | Atualizado em 22/11/2021, 13:20

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/100000/372x236/inline_00106787_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F100000%2Finline_00106787_00.jpg%3Fxid%3D262342&xid=262342 600w, Mariazinha Vellozo Lucas, no plenário da Ales
 

Morreu na madrugada desta segunda-feira (22), aos 90 anos, a ex-presidente do Tribunal de Contas e ex-deputada estadual Maria José Vellozo Lucas. A informação da morte de Mariazinha Vellozo Lucas, como era conhecida, foi divulgada pelo filho o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo.

Ex-funcionária do antigo IAPI e ex-secretária-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Mariazinha foi conselheira do Tribunal de Contas do Estado entre os anos de 1979 e 2001, período em que chegou a ocupar a presidência.

Em 2003, foi eleita deputada estadual, onde exerceu por um mandato até 2007.

A causa da morte não foi divulgada.

De acordo com Luiz Paulo, a cerimônia de cremação será realizada no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, em horário a ser confirmado.

O governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou a morte de Mariazinha e decretou luto oficial, assim como a Prefeitura de Vitória e o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE). Confira:

Registro com muito pesar o falecimento de Mariazinha Velloso Lucas. Uma mulher forte e destemida que fez a diferença por onde passou, seja nas funções públicas, seja na política, onde exerceu uma paixão. À família e amigos, minha solidariedade. Por ela, decretei luto no ES.

— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) November 22, 2021

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, decretou luto oficial de três dias no município a partir desta segunda-feira (22) por conta do falecimento de Mariazinha.

"Manifestamos com imensa tristeza nosso pesar e respeito aos familiares e amigos, em especial ao amigo Luiz Paulo Vellozo Lucas e seu irmão, Sérgio Vellozo Lucas, a quem enviamos nossas condolências, e desejamos que encontrem conforto para a sua dor. Aproveitamos para registrar também nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho que realizou em sua vida pública pelos moradores do Espírito Santo”, disse o prefeito.

Mariazinha teve uma trajetória de vida pública marcada por extrema dedicação e respeito, tendo como marca o debate do protagonismo feminino. Foi ex-presidente do Tribunal de Contas do ES, ex-deputada estadual e ex-secretária chefe da Casa Civil.

Além de lamentar a morte da conselheira, o Tribunal de Contas relembrou a trajetória de Mariazinha na Corte:

Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento da conselheira aposentada e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Maria José Vellozo Lucas, ocorrido nesta segunda-feira (22). A Corte decretou luto oficial de três dias, com o hasteamento de bandeiras a meio mastro, em sinal de pesar.

Mariazinha, como era conhecida, foi conselheira do TCE-ES entre os anos de 1979 e 2001. Ela ocupou a presidência da Corte por oito anos: em 1984, 1985 e de 1995 a 2001. Foi a segunda mulher a ocupar o cargo, e era a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal.

O presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, lamentou o falecimento e lembrou o legado de Mariazinha.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento da conselheira Mariazinha, um dos importantes nomes marcados na história de nossa instituição, e que nos deu grande contribuição. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo. Deixou marcas de coragem, autenticidade e vanguardismo em sua exitosa trajetória. Meus sentimentos à família e aos amigos. Descanse em paz”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Erick Musso, emitiu nota de pesar pela morte da ex-deputada. "Com pesar recebi a notícia do falecimento de Mariazinha Vellozo Lucas. Importante figura política do ES, ex-conselheira do TC e ex-deputada estadual, sempre desempenhou com competência suas funções públicas. Meus sentimentos e minhas orações aos amigos e familiares nesse momento".

Veja abaixo mais manifestações políticas sobre a morte de Mariazinha Vellozo Lucas:

O Espírito Santo se despede de uma referência feminina na política. Mariazinha Vellozo Lucas construiu admirável trajetória como deputada estadual, secretária-chefe da Casa Civil e presidente do Tribunal de Contas do Estado. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) November 22, 2021

Faleceu Mariazinha Vellozo Lucas, uma mulher muito inteligente, corajosa e digna. Ela deixa um legado significante para o estado do Espírito Santo. Condolências aos filhos Luiz Paulo e Sérgio Velozo Lucas.

— Neucimar Fraga Dep. Federal (@FragaDep) November 22, 2021

Semana começando com a triste notícia do falecimento da querida Mariazinha Vellozo Lucas. Deixou sua história escrita na história do ES como ex-deputada e ex-conselheira do TCE. Meus sentimentos ao amigo e ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas e todos os familiares e amigos. pic.twitter.com/UQmMYpoui3

— Marcelo Santos (@marcelodeputado) November 22, 2021

O Espírito Santo amanheceu de luto com a notícia do falecimento de Mariazinha Vellozo Lucas, uma pessoa de grande importância na história do nosso estado. Quero desejar força para todos os familiares, em especial, ao meu amigo Luiz Paulo.

— Felipe Rigoni (@rigoni_felipe) November 22, 2021

SUGERIMOS PARA VOCÊ: