X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Justiça Federal determina que eleição na Assembleia ocorra em fevereiro


Imagem ilustrativa da imagem Justiça Federal determina que eleição na Assembleia ocorra em fevereiro
Prédio da Assembleia Legislativa: corte de parte dos salários seria para ajudar no combate à pandemia do vírus |  Foto: Kadidja Fernandes — 17/12/2016

A Justiça Federal determinou, na noite de quarta-feira (8), a anulação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia e a realização do pleito em 1º de fevereiro de 2021.

A decisão foi favorável à ação civil pública proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) em dezembro de 2019.

Na sentença, o juiz da 3ª Vara Federal Cível de Vitória, Aylton Bonomo Júnior, afirmou que “a eleição ocorrerá com base nas regras anteriores, sem os efeitos da Emenda Constitucional 113/2019”.

A emenda foi usada como base para a eleição feita em novembro de 2019, com 14 meses de antecedência. Porém, foi considerada inconstitucional pelo magistrado, que explicou que o pleito “baseou-se em contrariedade aos princípios e regras constitucionais, que devem ser observados obrigatoriamente pelo processo legislativo, sob pena de revisão pelo Poder Judiciário”.

Entenda o caso
No dia 27 novembro do ano passado, após a publicação da Emenda Constitucional nº 113/2019, foram convocadas eleições para a Mesa Diretora da Casa concedendo um prazo de apenas cinco minutos para a formação das chapas concorrentes. O atual presidente, deputado Erick Musso (Republicanos), foi reeleito por seus pares em meio a um bate-boca dos deputados.

O processo foi alvo de diversas críticas e ações judiciais. Sete dias depois, no dia 4 de dezembro, Erick Musso recuou e desistiu da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2023.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: