Olinda dá novo voto de confiança a Lupércio: Mirella vence as eleições do 2º turno
Com apoio de Raquel Lyra, prefeito elege sucessora depois de vencer duas eleições consecutivas
Escute essa reportagem
A eleição de Olinda, terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, foi decidida neste domingo no voto a voto. Mirella Almeida (PSD), nome apoiado pelo atual prefeito, o professor Lupércio (PSD), e pela governadora Raquel Lyra (PSDB), venceu a disputa acirrada contra Vinicius Castello (PT) nos minutos finais. Ela conquistou 51,3% dos votos contra 48,7% do adversário.
Com esse resultado, a gestão de Lupércio recebeu mais um voto de confiança dos eleitores e eleitoras. Importante registrar que Lupércio venceu duas eleições na cidade Patrimônio da Humanidade e elegeu a sucessora. Como o mandato de Mirella terminará em 2028, o grupo de Lupércio permanecerá no poder pelo menos por 12 anos.
Terceira mulher a se eleger como prefeita de Olinda, Mirella também recebeu o apoio decisivo da governadora Raquel Lyra (PSDB), que se envolveu na campanha e mostrou força na articulação política, disputando diretamente com João Campos (PSB), que foi o padrinho de Vinicius Castello. Raquel quebrou tabus. E como disse Mirella, "venceu lá e lô", referindo-se a Olinda e a Paulista.
A vitória ao lado de Raquel
Depois de comemorar a vitória com Ramos, Raquel Lyra também esteve ao lado de Mirella. “A vontade do povo foi feita e decidiu ter uma mulher arretada à frente da prefeitura, uma mulher que tem história, que sabe o que quer e que está junto com o povo. Mirela, eu estou muito orgulhosa de estar aqui neste dia”, disse Raquel.
Chorando, Mirella declarou: “Obrigada por tudo. A minha gratidão ao povo de Olinda, a cada um de vocês, a todos vocês que estiveram ao nosso lado nessa trajetória. A decisão foi feita, o povo escolheu a Mirella”.
Ataques que ajudaram a mudar o jogo
Durante a disputa eleitoral, Mirella insistiu que o adversário não tinha experiência e que tinha mudado de nome e, o que não o tornava confiável. O grupo da então candidata também acusou o petista de fazer postagens impróprias nas redes sociais e ter falado mal de João Campos.
Vinicius não conseguiu convencer nos argumentos contrários, mesmo tendo vencido com vantagem no 1º turno. Seu nome foi bastante vinculado "ao atraso", numa alusão a Luciana Santos e Renildo Calheiros, ambos do PCdoB e ex-prefeitos da cidade.
Perfil da prefeita eleita
Mirella Fernanda Bezerra de Almeida, mais conhecida como Mirella Almeida, foi a segunda candidata mais votada no primeiro turno, com 62.289 votos. E virou o jogo no 2º turno ao lado de Raquel. "O que você não conseguir fazer, eu faço por você", chegou a dizer a governadora.
Natural do Recife e formada em Marketing, Mirella, que parece ter a autoestima nas alturas, foi criada no bairro de Rio Doce, em Olinda. Em entrevista à TV Tribuna/Band, comentou sobre a gestão do atual prefeito, Professor Lupércio (PSD), afirmando que ele “fez em oito anos um trabalho de 20 anos."
A candidata do PSD já ocupou cargos importantes nas administrações de Lupércio, entre eles o de secretária de Governo, Planejamento e Fazenda, além de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo.
Menina dos olhos
Entre as propostas para a cidade, prometeu ampliar o número de creches e criar um Centro de Qualificação e Capacitação para Mulheres.
“Esse centro, inclusive, eu costumo dizer que é a menina dos meus olhos nesse plano de governo, porque é uma situação, uma demanda existente, é fato e é real, e a gente precisa trabalhar políticas públicas para essa população como um todo. Não adianta só a gente trabalhar a criança atípica se a gente não tiver a noção de que essa criança cresce e vira um adolescente, vira um adulto, e a gente precisa dar oportunidade. E também acolher a família, que é um ponto fundamental,” declarou Mirella.
Comentários