X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Em 24 horas, ocorrências policiais caem mais de 80% nas eleições de Pernambuco

Um dos casos graves foi a prisão de uma dupla, em Pesqueira, flagrada por drone comprando votos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Em 24 horas, ocorrências policiais caem mais de 80% nas eleições de Pernambuco
As principais ocorrências relatadas até o momento envolvem crimes eleitorais, como boca de urna, corrupção eleitoral, e desobediência às instruções da Justiça Eleitoral, além de episódios de ameaças, rixas e lesão corporal devido a conflitos políticos |  Foto: Divulgação

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco divulgou um balanço parcial do 1º turno das Eleições 2024, apontando uma expressiva redução nas ocorrências policiais registradas no estado.

Entre a meia-noite e o meio-dia deste domingo (6), foram contabilizadas apenas 30 ocorrências, um número significativamente menor em comparação às 222 registradas no dia da eleição municipal anterior.

Segundo o governo estadual, a queda de 86,5% é vista como resultado do reforço na segurança e do trabalho integrado das operativas da SDS, como parte da Operação Eleições 2024.

As principais ocorrências relatadas até o momento envolvem crimes eleitorais, como boca de urna, corrupção eleitoral, e desobediência às instruções da Justiça Eleitoral, além de episódios de ameaças, rixas e lesão corporal devido a conflitos políticos.

“Este domingo de eleições é a conclusão de um grande esforço operacional de todos os atores envolvidos, com mais de 10 mil agentes presentes nos municípios pernambucanos apenas no dia de hoje, assegurando o direito ao amplo exercício da democracia”, destacou o secretário da SDS, Alessandro Carvalho.

Dupla presa em Pesqueira por compra de votos

Entre os casos mais graves, a principal ocorrência foi registrada no município de Pesqueira, no Agreste pernambucano. Dois indivíduos foram flagrados comprando votos por meio de monitoramento de drone, operado pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Caruaru. Os suspeitos foram imediatamente detidos pela Polícia Militar de Pernambuco e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Pesqueira, onde foi aberto um inquérito para investigar o crime.

A ação em Pesqueira destaca o papel fundamental das tecnologias de vigilância empregadas pela SDS para garantir a segurança e a legalidade do processo eleitoral.

Veja mais

Até o momento, apenas 150 urnas eletrônicas precisam ser trocadas no estado

Monitoramento e ação integrada

Durante todo o "Dia D" das eleições, o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), localizado no bairro de Santo Antônio, no Recife, esteve em plena operação, contando com a presença de autoridades da SDS e representantes de órgãos parceiros. Além do monitoramento feito na capital, as ações de segurança também foram acompanhadas pelos Centros de Comando de Caruaru, no Agreste, e de Serra Talhada, no Sertão, garantindo a cobertura em tempo real de todas as regiões do estado.

A Operação Eleições 2024, considerada um dos maiores eventos do calendário da SDS, envolveu mais de 10 mil agentes de segurança mobilizados em todo o estado, com o objetivo de assegurar a tranquilidade no processo eleitoral e o exercício pleno da democracia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: